A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Formação e Vivência da Juventude Dimensões da Formação Integral, Etapas do Processo de Educação na Fé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Formação e Vivência da Juventude Dimensões da Formação Integral, Etapas do Processo de Educação na Fé"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Formação e Vivência da Juventude Dimensões da Formação Integral, Etapas do Processo de Educação na Fé

2 Relações e Dimensões COMIGO MESMO Dimensão personalização (Quem sou eu?) COM OS OUTROS Dimensão de Socialização (Quem é o outro?) COM A SOCIEDADE Dimensão Política/social (Qual é a minha relação com a sociedade?) COM DEUS Dimensão evangelização (Qual o sentido da vida?) COM A AÇÃO Dimensão de capacitação técnica (Habilidades de liderança e como ser agente de mudança?)

3 ...linha do tempo...

4 ETAPAS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO NA FÉ – p. 35

5 DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INTEGRAL

6

7 Plano de Evangelização CNBB Tempo da dimensão psico-afetiva – processo da personalização Tempo da dimensão psicosocial – processo de integração Tempo da dimensão mística – processo teológico-espiritual Tempo da dimensão política - processo de participação – conscientização Tempo da dimensão técnica – processo de capacitação-metodologia

8 ALGUMAS NOTAS e comentários SOBRE CIDADES BÍBLICAS Vanildes Gonçalves e Rezende Bruno - CAJU Lugares bíblicos – lugares inspiradores... Observar o sentido e significado desse lugar, suas características e possíveis influências na formação e construção de grupos e pessoas. Destacamos o Grupo de Jovens como lugar e espaço na construção das identidades. Um significado Bíblico das 5 dimensões a partir do simbolismo e sentido de algumas cidades bíblicas:

9 PERSONALIZAÇÃO - NAZARÉ Em hebraico, subst. Feminino: Nazaré = Notseret aquela que guarda Notser = guarda a presença de Deus em Israel. Aquela que guarda. Jesus foi guardado por Deus e dado ao seu povo escolhido. Pequena aldeia na Galiléia, na Palestina, mencionada no novo testamento. Foi em Nazaré que Maria recebeu a anunciação e Jesus passou sua infância e juventude (Lc 1,26; 2, ss. Sendo por isso chamado profeta de Nazaré da Galiléia (Mt 21,11). Alguns habitantes de Nazaré recusaram sua pregação e quiseram até eliminá-lo (Lc 4,16-30). Jesus passa por meio deles e segue seu caminho (v. 30) Lugar de rompimentos – Jesus deixa Nazaré, depois do batismo e passa a morar em Cafarnaum. Lugar do início da vida pública de Jesus na Galiléia (Lc 4, ). A pregação do Reino. Lugar de Jesus ir ao encontro dos seus. Presença na Sinagoga da cidade Em Nazaré Jesus se faz a Tora ambulante. Lugar do nascimento do movimento de Jesus. Cidade predileta dos primeiros cristãos.

10 INTEGRAÇÃO – BETÂNIA Lugar da acolhida, descanso, do prazer e do cuidado. Lugar da amizade cúmplice e fiel. Lugar da escuta e da fala - diálogo Lugar da unção, do perfume Lugar de chorar pelo amigo Lugar de ressurreição Casa da amizade. Lugar da amizade, aconchego e conforto, de construir relacionamentos. Estabelecer vínculos. Gestos de cuidado Jesus quando está em Jerusalém vai sempre dormir em Betânia... lugar do grupo de amigos: Marta, Maria e Lázaro. Casa da confiança. Lugar de cumplicidade.

11 TEOLÓGICA – SAMARIA Uma das poucas cidades construída pelos israelitas, lugar bem escolhido do ponto de vista estratégico, econômico e urbanístico. Judeus e Samaritanos cultivam uma inimizade desde o tempo de Neemias. No tempo de Jesus os judeus não se comunicavam com os samaritanos, incomodavam os peregrinos judeus que iam a Jerusalém (Lc 9, ) Jesus fala dos samaritanos em tom mais benévolo (Lc 10,33ss 17,16; Jo 4, 4-48). Lugar do diálogo com a mulher samaritana. É conhecida a parábola do bom samaritano (Lc 10,30-37), na qual Jesus ensina que o amor do próximo abrange todos os homens e mulheres, mesmo os maiores inimigos. Lugar da diversidade, de diferentes povos, de migração e de passagem. Lugar do poço de Jacó (do grande patriarca) que está nessa região e não em Jerusalém. Lugar de outro poder religioso. Onde o diálogo religioso é conflituoso. Do chamado a ir para a luz. Aqui Deus se revela. A revelação se dá em todos os lugares, para todas as culturas e povos. Lugar da troca de saberes Jesus e a mulher samaritana, com a diversidade, com grupos marginalizados. Lugar do respeito ao diferente. A quem Deus vai? A quem iremos nós? Para quem? Para que? Espaço de abertura e acolhida. O marginalizado revela Deus Cuidador e amoroso. Um Lugar que é negado pelos judeus, ali Deus é revelado.

12 CONSCIENTIZAÇÃO - JERUSALÉM Cidade santa. Hoje centro religioso e espiritual das religiões judaica, cristã e islâmica. Lugar da perseguição e provação, do poder, da dor e de confronto. Lugar onde não brilhou a estrela dos Magos, mas brilha a Cruz. Como residência de soberanos, é dela que Iahweh exercerá seu domínio sobre todos os povos. A cidade passará por sofrimentos purificadores. Isaías atesta que Deus purificará e julgará a sua cidade (1,21-25). Mas nenhum inimigo poderá aniquilá-la. Jesus sobe a cidade santa para consumar seu sacrifício (Mc 10,32). Entra nela triunfalmente e age como profeta purificando o templo (11,1-19) e é crucificado fora dela (15,20). Lugar da maturação – Tomada de consciência - do lugar onde se está, de conhecer a realidade e poder confrontá-la, das conseqüências das ações e falas Lugar do enfrentamento com as autoridades. Aqui não se nega os conflitos, mas os enfrenta não parando neles, mas sempre buscando a luz. Lugar da dor, das tramas, das traições, da descoberta das verdades. Lugar de dar a vida por uma causa. Assumir as conseqüências do projeto assumido.

13 CAPACITAÇÃO TÉCNICA - EMAÚS Lugar de caminhar junto, escutar, repreender, dialogar, ensinar, comer- celebrar e desaparecer. Lugar da experiência da amizade divina. Jesus a presença sempre permanente, um amigo sempre presente. Lugar das coisas tão simples e tão natural como o cair da noite. Fazer com – um caminho juntos. Um Caminho que tem início, meio e fim. Não tem o fim em si mesmo, mas, é um fim que não é de uma realidade finita, mas um fim aberto... que jamais fecha... por isso é pedagógico e dinâmico. Um Caminho que impele para: Prepara, liberta do medo, pois, é construído na escuta atenta, faz o coração arder, contagia, tem identidade e mística. A experiência encoraja. Um caminho que prepara dentro de uma realidade concreta... Aqui se faz a preparação do discipulado dentro de um tempo real, que convida para entrar na casa, para comer, celebrar-festejar. Deus se revela nesse Caminho. Num processo de troca. Numa experiência onde Deus caminha junto. Lugar e experiência do discipulado encontrar forças para voltar ao lugar do conflito e do poder. Vai para Jerusalém para ser sinal... Ide por todo o mundo. Experiência que ensina ao/a líder e ao grupo a hora de desaparecer... de deixar o outro/a ser sujeito e protagonista. O Caminho é infinito... e de muitas possibilidades, mas, corre o risco de findar senão for possível o tempo de desaparecer...


Carregar ppt "Escola de Formação e Vivência da Juventude Dimensões da Formação Integral, Etapas do Processo de Educação na Fé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google