A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELICANO TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL ELABORADA POR: ROSÁRIA PEREIRA DOS ANJOS ALMEIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELICANO TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL ELABORADA POR: ROSÁRIA PEREIRA DOS ANJOS ALMEIDA."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELICANO TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL ELABORADA POR: ROSÁRIA PEREIRA DOS ANJOS ALMEIDA

2 TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO: 1 SEMANA GRUPO: MATERNAL I

3 1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO DIDÁTICA Será apresentada uma sequência didática para ser desenvolvida com os alunos da educação infantil envolvendo os alunos do grupo do maternal I, onde trabalharemos produção de texto relacionado a parlendas e músicas. As crianças farão a leitura textual do gênero mesmo sem saber ler convencionalmente. A música deverá ser inserida no conteúdo a ser aplicado. Os conteúdos a serem aplicados terá como objetivo o desenvolvimento da oralidade na promoção de uma maior socialização. O produto final será um livrão de parlendas.

4 Permitiremos que as crianças participem na rodinha de uma conversa informal baseada nos conhecimentos prévios de cada um, em uma abordagem bem sucinta o que eles entendem a respeito do folclore: (músicas e parlendas). Na proposta de algumas intervenções por parte do professor a respeito de outras parlendas. Será proposto neste momento o manuseio de gravuras das parlendas mais conhecidas pelas crianças como: Lá na rua 24, serra, serra, serrador, um dois, feijão com arroz, etc. 2 ª ETAPA: CONHECIMENTOS PRÉVIOS

5 3 ª ETAPA: INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO As crianças ficarão sentados próximo ao professor, de modo que todos possam fazer a leitura da seguinte parlenda, em cartaz com letra de impresa maiúscula. “Fui na lata de biscoito e tirei 1, tirei 2. tirei 3, tirei 4, tirei 5. tirei 6, tirei 7, tirei 8, tirei 9, tirei 10”. Inicialmente faremos a leitura da parlenda escrita em um cartaz ilustrado, identificando os números de 1 a 10. Leitura apontada. Repetir a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos. le

6 As crianças permanecerão sentadas para comer os biscoitos que eles próprios tiraram da lata, conforme a música. Para uma melhor fixação dos números de 1 a 10, os alunos irão fazer a contagem oral utilizando-se dos biscoitos. Utilizando-se de uma lata cheia de biscoitos, cantaremos a música relacionada a parlenda com dramatizações. A medida que a música vai sendo cantada retiraremos os biscoitos correspondentes ao número referente a quantidade cantada. Depois fazer a exploração oral da parlenda com questões de compreensões.

7 4 ª ETAPA: DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES A partir desta contagem de forma interativa, será registrado todas as dificuldades que as crianças encontraram no processo de aprendizagem, para que possamos fazer as intervenções necessárias. Será proporcionado às crianças um momento de fazer o desenho da parlenda, ou seja, da lata e dos biscoitos.

8 5 ª ETAPA: PRODUCAO TEXTUAL As crianças irão ler e escrever mesmo que não saibam de maneira convencional. Será desenvolvida uma atividade onde a escrita terá o professor como escriba. Fazer o cartaz com algumas palavras da parlenda que possam ser substituídas por desenhos. Na produção textual as crianças produzirão uma parlenda. Na construção serão realizadas várias intervenções, como : com que letra começa a palavra BISCOITO? Tem alguém da sala que o nome inicia com essa letra? Quem? Quantas vezes abrimos a boca para falarmos essa palavra? Quantas letras tem na palavra BISCOITO?

9 6 ª ETAPA: DIAGNÓSTICO Na produção textual será feito o diagnóstico dos alunos que estão com dificuldades na oralidade. Dessa forma, será introduzida atividades envolvendo a música, na contribuição de maior aprendizado das crianças. Portanto, foram selecionados dois vídeos para a ampliaçao desse vocabulario. http://www.youtube.com/watch?v=PuQPMnQfkZ8 http://www.youtube.com/watch?v=yJYMDwnmVLQ http://www.youtube.com/watch?v=yJYMDwnmVLQ Ótimo!

10 7 ª ETAPA: PRODUTO FINAL Como fase final o professor irá fazer a releitura da parlenda, fazendo a distinção das letras que compõem as palavras lata e biscoito, usando as letras dos nomes dos alunos. Essa distinção terá o professor como escriba, relacionando-as com as letras do alfabeto. O professor fará também a leitura dos números que contem na letra da parlenda, relacionado-os com os números fixados na parede da sala. Aponte cada desenho e peça que os alunos digam o nome do desenho. Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.

11 8 ª ETAPA: AVALIAÇÃO As crianças serão avaliadas conforme o seu interesse e participação. Também será proposto aos pais dos alunos, a escrita de uma parlenda. Todas as parlendas deverão serem ilustradas pelas crianças e brincadas com os pais. Contribuindo para a inserção da família no processo educacional, promovendo um aprendizado de grande relevância para seus filhos.

12 CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO - CEFOPE CURSISTA: ROSÁRIA PEREIRA DOS ANJOS ALMEIDA Anápolis, junho 2013.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELICANO TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL ELABORADA POR: ROSÁRIA PEREIRA DOS ANJOS ALMEIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google