A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por diferentes caminhos, Apple e Microsoft se apropriaram amplamente dos resultados obtidos no PARC. Jobs ali contrataria diversos técnicos e fez uma visita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por diferentes caminhos, Apple e Microsoft se apropriaram amplamente dos resultados obtidos no PARC. Jobs ali contrataria diversos técnicos e fez uma visita."— Transcrição da apresentação:

1 Por diferentes caminhos, Apple e Microsoft se apropriaram amplamente dos resultados obtidos no PARC. Jobs ali contrataria diversos técnicos e fez uma visita histórica ao laboratório com uma equipe em 1979.

2 Paul Allen contratou, entre outros, Charles Simony que participou do desenvolvimento do processador de texto do PARC (denominado Bravo). Na Microsoft dirigiu o desenvolvimento do Word e do Excel que viriam a se transformar no pacote Office e foi o Arquiteto Chefe da Microsoft durante muitos anos.

3 A percepção da importância do software como elemento autônomo e fundamental nos processos relacionado a Tecnologia da Informação foi se estabelecendo gradualmente no decorrer da década de 1980 graças ao enorme crescimento na venda dos microcomputadores pessoais, da interligação dos mesmos em redes locais e de um setor produtor de pacotes de software.

4 De fundamental importância foi o estabelecimento de um padrão aberto (não proprietário) de hardware iniciado com o lançamento do PC (Personal Computer) da IBM em agosto de 1981. Este produto foi a resposta que a IBM conseguiu dar a um mercado de computadores pessoais que crescia aceleradamente à margem de sua capacidade de atende-lô com sua linha de equipamentos de grande porte.

5 Pela primeira vez, a IBM concebeu um produto a partir de partes e peças disponíveis no mercado, entre as quais o microprocessador fornecido pela Intel e o Sistema Operacional DOS (Disk Operating System ou Sistema Operacional de Disco) contratado junto à Microsoft.

6 O fato de o IBM-PC ter sido um padrão aberto e que qualquer empresa que quisesse concorrer neste mercado podia encontrar fornecedores de peças e software foi decisivo para o crescimento do setor. Isso fomentou um processo no qual a potência dos equipamentos aumentava rapidamente ao mesmo tempo em que os preços caiam significativamente.

7 A percepção inicial de que os microcomputadores eram pouco mais que brinquedos começou a desaparecer com a chegada do VisiCalc ( a primeira planilha eletrônica). As planilhas eletrônicas e mais o endosso dado pela IBM à tecnologia dos PCs ampliou a velocidade de entrada dos microcomputadores no mundo corporativo.

8 A Microsoft cresceu em proporção direta às vendas de PCs. Transformando-se numa empresa multibilionária vendendo principalmente software: Sistemas operacionais em BASIC para diversos projetos iniciais (como o referido Altair e depois para a Apple entre outras) e depois, o DOS para IBM- PC.

9 Graças ao contrato com a IBM para o desenvolvimento do Sistema Operacional DOS, a Microsoft tornou-se a empresa dominante em software para PCs. Licenciou para a IBM, o IBM-PC DOS, que era essencialmente o mesmo produto que foi licenciado para os demais fabricantes de PCs sob o nome de MS-DOS.

10 Graças ao domínio, ao prestigio e ao poder conferido pelas relações assim adquiridas, a Microsoft manteve um acesso inigualado aos softwares para PCs que já vinham instalados nos computadores vendidos pelos fabricantes.

11 Assim, a Microsoft gradualmente impôs a supremacia do Word, sobre os demais processadores de texto, do Excel sobre as planilhas eletrônicas concorrentes e foi constituindo um vasto portfólio de produtos até tornar-se a maior empresa do mundo em critério de recitas de vendas de software e a presença dominante nos desktops no universo dos PCs em todo o mundo.

12 A despeito da predominância da Microsoft a existência de padrões abertos permitiu o surgimento de um vasto mercado no qual muitas outras empresas dedicadas ao desenvolvimento de software prosperaram e em diversos momentos tornaram a liderança de algum segmento até que tiveram de sofrer consequência dessa ousadia.

13 A lista de disputas travadas ferozmente pela Microsoft contra aqueles que ameaçaram sua liderança é longa e ela foi acusada de grande variedade de condutas não éticas e ilegais. Um dos casos mais notáveis envolveu a imposição do Internet Explorer aos fabricantes, em uma de muitas medidas para desbancar o então dominante Netscape (que se transformou posteriormente no Mozila Firefox).

14 Trabalho Avaliativo Faça um resumo de todas as versões de Sistemas Operacionais e aplicativos que a Microsoft e lançou e comercializou até os dias atuais.


Carregar ppt "Por diferentes caminhos, Apple e Microsoft se apropriaram amplamente dos resultados obtidos no PARC. Jobs ali contrataria diversos técnicos e fez uma visita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google