A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos

2 O que é o Estado? É o representante da sociedade, tendo como função principal assegurar o bem comum para todos visando, desse modo, a organização geral da sociedade. Professor Ulisses Mauro Lima

3 ... estágio inicial da evolução política da humanidade. Bandos... historiaula.wordpress.com Neste estágio a organização era mínima, prevalecendo a lei do mais forte sobre o mais fraco.

4 ... representaram o segundo estágio de evolução política da humanidade. Tribos... Neste estágio a organização ocorre a partir de referências de parentesco, sexo e idade. historiaula.wordpress.com

5 Tanto nos bandos quanto nas organizações do tipo tribal, os indivíduos não se reconheciam como comunidades organizadas. Desse forma, não existiam meios eficientes de controle sobre o agir dos outros. Assim, a medida que os indivíduos não agiam em função do coletivo eram freqüentes as desuniões, destruição e morte.

6 Neste contexto de evolução da humanidade é que surgem as primeiras noções do que mais tarde passaria a ser conhecido co Estado. A necessidade de sobrevivência obrigou aos homens se organizarem de modo mais eficiente visando regular as condutas sociais garantindo a sua própria convivência.

7 Vários significados da palavra Estado: 1. Condição Civil – Solteiro, casado, viúvo, desquitado, etc; 2. Unidade da Federação – Alagoas, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, etc; 3. Associação às Emoções – Agitado, Calma, Choque, Ansiedade, etc; 4. Jurídico-político – Estado corresponde a noção de poder. Etimologia... A palavra Estado deriva do termo latino status, cujo significado é estar firme, aparecendo pela primeira vez na obra O Príncipe – 1513, do filósofo e político italiano Nicolau Maquiavel. historiaula.wordpress.com

8 No Leviathan Thomas Hobbes defende um contrato social e o governo de um soberano absoluto As origens do Estado Hobbes escreveu que o caos, situações identificadas como um estado de natureza só poderia ser evitado por um governo central forte.

9 A possibilidade de perder os direitos que cada individuo acreditava possuir conduziu a coletividade a transferir alguns dos seus direitos para uma força acima da vontade individual de cada homem.. Estado absolutista Desse modo, surge o Estado, criado pelos indivíduos para regular suas condutas em sociedade associado ao fim da luta de todos contra todos, mediante um pacto entre eles.

10 No estado de natureza......de acordo com Hobbes, cada individuo guardava e defendia somente seus próprios interesses sem maiores preocupações com a coletividade. A “Guerra de todos contra todos”, segundo Hobbes era fruto da fragilidade das instituições onde prevalecia a lei do mais forte.

11 O Estado liberal O liberalismo, enquanto filosofia política representa a defesa dos princípios de liberdade individual referente aos aspectos econômico, político, religioso e intelectual. A defesa do direito de propriedade e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. Os princípios liberais foram elaborado por pensadores ingleses e franceses entre os séculos XVII e XVIII.

12 O Contrato Social Jean-Jacques Rousseau Em O Contrato Social, Rousseau enfatizava a necessidade do Pacto Social entre os indivíduos visando atender a necessidade de sobrevivência deles. A realização do contrato entre os indivíduos, implica que cada um deles renuncie a sua própria vontade, em nome de uma vontade mais geral.

13 FIM Até a próxima aula!!! Professor Ulisses Mauro Lima Até a próxima aula!!! Professor Ulisses Mauro Lima


Carregar ppt "Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google