A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins OBJETIVOS : Reconhecer aspectos da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação no Ensino Superior Identificar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins OBJETIVOS : Reconhecer aspectos da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação no Ensino Superior Identificar."— Transcrição da apresentação:

1 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins OBJETIVOS : Reconhecer aspectos da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação no Ensino Superior Identificar princípios que contribuem para uma avaliação mais eficaz; Decidir acerca da modalidade de avaliação mais adequada com base nos objetivos pretendidos;

2 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins É um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. ( Luckesi, 1978).

3 Avaliação na escola, ainda hoje, está voltada para confirmar o fracasso, sem identificar causa e sanar defasagem do aluno. PEDAGOGIA DO EXAME Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

4 apontamentos sobre a pedagogia de exame Atenção nas Provas Os Pais estão voltados para a promoção Atenção na Promoção O sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames Se os alunos estão indo bem nas provas e obtêm boas notas, o mais vai... Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

5 Não informa como cada aluno opera a sua aprendizagem ou constrói os conhecimentos. Apenas identifica seus erros e acertos, sem buscar compreendê-los e trabalhá-los. OS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL:. Prova escrita ou oral após termino do programa ; Notação ou apreciação qualitativa (levada ao conhecimento dos pais); Faz-se uma síntese através de uma média; Obtenção ou não de um certificado

6 DIAGNÓSTICA FORMATIVA SOMATIVA Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins A função diagnóstica, atualmente, detecta o nível geral de conhecimento dos alunos, as suas dificuldades e as medidas necessárias para supri-las.

7 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins “Ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar. É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo. Talvez, então, seria melhor falar em observação formativa do que avaliação”. Philippe Perrenoud Ocorre durante o processo ensino-aprendizagem

8 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins Ocorre no final de uma unidade de ensino, período ou programa: Fornece informações quanto ao rendimento do aluno em termos parciais ou finais. O ensinar sem o aprender não tem sentido

9 SÃO MEIOS USADOS PARA OPERACIONALIZAR A AVALIAÇÃO Avaliação Diagnóstica Na Avaliação Diagnóstica pode-se utilizar o pré-teste, o teste diagnóstico, a ficha de observação. Na Avaliação Formativa ou de Processo Na Avaliação Formativa ou de Processo, temos: as observações, os exercícios, os questionários,as dinâmicas, as pesquisas etc. Na Avaliação Somativa ou de Produto Final Final usa-se, em geral, testes objetivos e os subjetivos. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

10 É necessário considerar: Habilidades e competências relacionadas ao processo de aprendizagem está relacionada a desenvolvimento: MOTOR COGNITIVO AFETIVO SOCIAL “ O que avaliar “Para que avaliar “ “Como avaliar “ “ O que e “ Para Que “ avaliar Deve-se ter como base: - objetivos do curso / disciplina - conteúdos programáticos : programas / planos Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

11 Propósitos e objetivos da avaliação - tipo de instrumento - medida Relação : professor x aluno Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

12

13 QUESTÃO: Indique as frações correspondentes: RESPOSTA DO ALUNO: a) 2/8 b) 2/4 c) 1/2 CORREÇÃO DO PROFESSOR: a) 6/8 b) 2/4 c) 1/2 Questão que deveria ser elaborada: Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

14

15

16 DO ERRO COMO FONTE DE CASTIGO..... NO PASSADO EM NOSSA PRÁTICA ESCOLAR, CASTIGAVA-SE FISICAMENTE E HOJE ? Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

17 Vocês vão ver o que é que eu vou fazer com vocês no dia da prova... Se forem bem, neste trabalho, acrescento um ponto na nota para todos os alunos ; se forem mal... Gozação com um aluno que não foi bem; A ridicularização de um erro; A ameaça de reprovação... Teste relâmpago... Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

18

19 COMPREENSÃO BUSCA PARTICIPATIVA Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

20 Tomas Edison Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

21 Ocorrendo o insucesso ou o erro,aprendamos a retirar deles os melhores e os mais significativos benefícios, mas não façamos dele uma trilha necessária de nossas vidas. Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados. Cipriano C. Luckesi Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

22 Avaliar com amor é crer na capacidade do educando, é estar sempre disposto a dar- lhe outra oportunidade...” Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

23 O ato amoroso de avaliar tem a característica de não julgar. A avaliação da aprendizagem escolar como ato amoroso,na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre toda sua experiência de vida. Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

24 Cuidados necessários com a prática da avaliação escolar: Quanto a correção: Não fazer um espalhafato com cores berrantes. Quanto a devolução dos resultados: Devolver os instrumentos de avaliação de aprendizagem aos educandos. 1)Propiciar a auto compreensão: onde educando e educador sejam aliados na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem; 2)Motivar o crescimento através do reconhecimento de onde está e pela visualização de possibilidades ( evitar comentários desabonadores na hora de devolver as avaliações); Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins

25 PROFESSOR SOFRE !!!

26 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins PROFESSOR SOFRE !!!

27 Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins PROFESSOR SOFRE !!!


Carregar ppt "Didática do Ensino Superior – Nazilda Lins OBJETIVOS : Reconhecer aspectos da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação no Ensino Superior Identificar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google