A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorema Fundamental da Trigonometria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorema Fundamental da Trigonometria"— Transcrição da apresentação:

1 Teorema Fundamental da Trigonometria

2 Demonstração ... cos sen 1 -1 sen θ θ cos θ

3 Continuação... sen 1 1 sen θ -1 cos cos θ -1

4 Continuação... )θ 1 sen θ cos θ
Utilizando o teorema de Pitágoras h2 = c2 + c2, temos : C M P Q D

5 Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo
Cateto Adjacente Cateto Oposto Hipotenusa

6 Continuação ... Seno de θ Cosseno de θ Tangente de θ Cossecante de θ
Cotangente de θ Secante de θ Cossecante de θ Tangente de θ Cosseno de θ Seno de θ Relação no Triângulo Retângulo Ente Trigonométrico

7 Na Circunferência Trigonométrica
sen tg tg θ sen θ cos cos θ

8 Continuação ... cossec θ cotg cotg θ secante θ

9 Arcos Notáveis sen tg cos 90° 180° 270° 0°/360° 120° 240° 300° 60°
tg 90° 180° 270° 0°/360° 120° 240° 300° 60° 135° 225° 315° 45° 30° 150° 210° 330°

10 Tabela de Entes Trigonométricos ...

11 Exercícios Resolvidos

12 Que tal fazermos um teste para verificação do que foi apresentado?
Observem a figura ao lado 1) Em relação ao ângulo a, podemos dizer que o sen a vale: a) b/c b) a/c c) c/b d) c/a e) a/b

13 2) Em relação ao ângulo a, podemos dizer que a tg a vale:
a) b/a b) b/c c) c/b d) a/b e) a/c

14 3) Em relação ao ângulo a, podemos dizer que tg a .cotg a vale:
a) 1/a b) 1/c c) 1/b d) 0 e) 1

15 sen2 q + cos2 q = 1 portanto 4) Se a = 3b, podemos dizer então, que
sen2 a + cos2 a vale: a) b2 / a2 b) 9c2 / b2 c) 0 d) 1 e) (c2 + b2) / 9a2 Pelo teorema fundamental da trigonometria, temos que: sen2 q + cos2 q = 1 portanto

16 5) Em relação ao ângulo a, podemos dizer que sec2a - 1 vale:
a) tg2a b) cotg2a c) - 1 d) 0 e) 1

17 6) Em relação ao ângulo a, podemos dizer que cossec2a - 1 vale:
a) tg2a b) cotg2a c) - 1 d) 0 e) 1

18 Seja um triângulo ABC qualquer
Lei dos Senos Seja um triângulo ABC qualquer ) ( A B C a c b temos :

19 Seja um triângulo ABC qualquer
Lei dos Cossenos Seja um triângulo ABC qualquer ) ( A B C a c b temos :

20 Continuação ... Curiosidade : Quando um dos ângulos do triângulo é reto, por exemplo, Â= 90°, temos : Sabe-se que cos 90° = 0, logo ... Temos, portanto ... Teorema de Pitágoras

21 Gráficos das funções trigonométricas
y x sen x 1 -1 540° 720° 450° 630° 360° 270° 180° -180° -90° 90°

22 • Continuação ... y cos x 1 x -1 0° 540° 720° 450° 630° 360° 270° 180°
-180° -90° 90°

23 Continuação ... y x tg x 360° -90° 90° 180° 270° 450° 540° 630°

24 • • • • • • • • • • • Continuação ... cossec x y 1 x -1 0° 540° 720°
450° 630° 360° 270° 180° -180° -90° 90°

25 • Continuação ... y sec x 1 x -1 0° 540° 720° 450° 630° 360° 270° 180°
-180° -90° 90°

26 Continuação ... y x cotg x 360° 90° 180° 270° 450° 540° 630° 720°

27 • Integração por Substituição trigonométrica
Demonstrando o Caso I ... C M P Q D

28 Trigonometria Algumas Aplicações

29 O exemplo clássico da Sombra
Parte Prática O exemplo clássico da Sombra Para que possamos medir (aproximadamente) a altura de um prédio, sem a necessidade de subir ao terraço, ou utilizar equipamentos sofisticados, seria necessário somente 2 elementos. São eles: uma distância um ângulo Observe a seguir . . .

30 Conhecendo a distância d que vale 50 metros e o ângulo a que vale 30°, podemos dizer então que:
temos que: portanto:

31 A inclinação de uma rampa
Exemplo 1 A inclinação de uma rampa

32 Uma rampa com inclinação constante, (como a que existe em Brasília) tem 6 metros de altura na sua parte mais elevada. Um engenheiro começou a subir, e nota que após ter caminhado 16,4 metros sobre a rampa está a 2,0 metros de altura em relação ao solo. Será que este engenheiro somente com esses dados e uma calculadora científica conseguiria determinar o comprimento total dessa rampa e sua inclinação em relação ao solo?

33 Como poderíamos resolver essa situação?
Como sugestão, faremos um “desenho” do que representa essa situação. Observemos: Comprimento total da rampa 6 metros 16,4 metros 2 metros q solo

34 Observemos o triângulo retângulo em destaque . . .
Temos em relação ao ângulo q: hip = 16,4 metros c.o. = 2 metros 16,4 metros hip c.o. q 2 metros c.a.

35 Como: hip = 16,4 metros c.o. = 2 metros 16,4 metros hip c.o. q
c.a. Obs.: quando dizemos que arcsen a = 1/2 , podemos transformar essa igualdade em uma pergunta: “qual é o arco, cujo seno vale 1/2?”, a resposta seria dizer que a = 30°.

36 Em nosso exercício, chegamos a conclusão que:
sen q = 0, , logo podemos encontrar o ângulo q, com o auxílio da calculadora que normalmente utiliza as funções ASIN ou SIN-1, então, devemos digitar 0, e a opção acima de sua calculadora. Se o processo foi realizado corretamente, deverá ser encontrado o valor 7, , que iremos considerar como aproximadamente 7°. Encontramos assim, a inclinação da rampa!

37 Um alpinista muito ágil, percorre um trajeto passando pelos pontos A e B. Não se sabe ao certo o que ocorreu, mas ele conseguiu com o material apropriado chegar a conclusão das medidas abaixo mencionadas. Quando chega até a árvore ele percebe que o único caminho que o levará até o ponto C é escalando-a. (a altura da árvore é representada por h - despreze a largura do tronco) Se sua velocidade média é de 0,2 m/s, quantos minutos ele demorou para sair do ponto A e chegar ao ponto C? ( )

38 Solução: Resumidamente, temos o triângulo ao lado que representa nosso desafio.

39 Igualando o h das equações ( I ) e (II)
Como

40 Agora com o valor das medidas temos condição de determinar quanto ele percorreu do ponto A até o ponto C, observe: v = 0,2 m/s De A até C ele percorreu = 64 metros 30 metros


Carregar ppt "Teorema Fundamental da Trigonometria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google