A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
24/10 Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17

2 Capítulo 17: Um só rei para Portugal e Espanha: como ficou o Brasil?

3 UNIÃO IBÉRICA: 1580 – 1640 Período em que POR e ESP foram governados pelos mesmos reis. POR foi dominada pela ESP. D. Sebastião (POR) morre em 1578 sem deixar sucessores. D. Henrique, seu tio já idoso assume o trono e falece em 1580, também sem sucessores. Felipe II, rei da ESP invade o país e impõe governo conjunto. Possessões portuguesas passam a ser da ESP.

4

5 Consequências Acordo com nobreza portuguesa determina manutenção de órgãos administrativos portugueses nas colônias. Tratado de Tordesilhas começa a ser ultrapassado. Inimigos da ESP na Europa invadem o BRA em represália ao governo espanhol. HOL, um dos inimigos da ESP é impedida de fazer comércio em qualquer possessão espanhola. Comércio do açúcar no BRA que tinha participação holandesa é atingido. Holandeses invadem o BRA tentando romper o bloqueio espanhol ao comércio de açúcar. Os franceses apoiados pelos Potiguaras tentaram invadir o litoral nordestino, foram expulsos do Maranhão. Fundaram São Luís. 300 portugueses enviados para ocupar o território. A região do Amazonas foi invadida por ingleses e holandeses que foram em busca das drogas do sertão. Região passou a ser ocupada por missionários. Sem negócio sobre o açúcar= Invasões holandesas

6 Invasões holandesas

7 Companhia das Índias Ocidentais
Tentativa de romper o bloqueio econômico imposto pelo governo espanhol ao comércio do açúcar. 1624 – Invasão da BA (fracasso). Criação da Companhia das Índias Ocidentais – empresa holandesa responsável por viabilizar recursos para invadir novamente o Brasil. – Invasão de PE (maior centro mundial de produção açucareira).

8

9

10

11

12 Fim da União Ibérica – 1640 Insurreição Pernambucana:
Sem Nassau, a relação entre senhores de engenhos e a Companhia das Índias Ocidentais ficaram difíceis. Latifundiários revoltaram-se em 1645 Sangrenta Esgotados, sem reforço, foram expulsos em 1654 63 toneladas de ouro pagas de indenização para não sofrer ataque. Concorrência nas Antilhas Rebelião D. João IV Reorganização da marinha, exército e finanças. Empréstimo – Inglaterra – dependência financeira. Nassau demitido dos cargos por conta de gastos exacerbados. Aliança Portugal e Holanda : permitia a permanência – apoio em caso de guerra.

13 Em busca de gente e de ouro
São Vicente A produção do açúcar diminuiu drasticamente. Começaram a agricultura de subsistência. Foram para mata. Caçavam índios. Atacavam as missões.

14 Eram ajudados por indígenas e mamelucos.

15 Combateu tribos indígenas e o Quilombo dos Palmares
Sertanismo de contrato Bandeirante Domingos Jorge Velho Combateu tribos indígenas e o Quilombo dos Palmares Em 1639, o Papa Urbano VII Decidiu excomungar da Igreja quem capturasse ou vendesse indígenas. Não serviu para impedir os bandeirantes. Após a expulsão dos holandeses dos pontos de compra dos nativos na África, o indígena foi menos perseguido.

16 TAREFA P. 249 - DOC P. 251 - Atividades 1,2 e 3
P. 255 – DOC 1 e 2


Carregar ppt "Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google