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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico 2010-2012
Estratégia S7 Study Abril de 2010 1

2 DISCLAIMER Esse relatório foi produzido pela Carlomagno Co. como parte do projeto planejamento estratégico para uso exclusivo da gestão da S7. A totalidade ou parte desse documento só poderá ser reproduzida ou compartilhada com autorização da empresa.

3 Sobre a Carlomagno Consulting
A Carlomagno Consulting é uma firma de consultoria especializada em estratégia empresarial. Assessora a alta-gestão de empresas de diferentes portes e setores a obterem e sustentarem desempenho superior. Sobre este projeto A Carlomagno Consulting assessora a S7 na Gestão da Estratégia. Esta apresentação contém a estratégia 2010. Sobre as informações As informações que basearam o presente relatório são, a princípio, fidedignas, e com boa fé, mas não garantimos que todas informações são precisas, imparciais, completas ou corretas. As informações e opiniões referem-se a presente data, não podendo ser analisadas isoladamente ou consideradas como conceito final sobre os assuntos abordados. Declarações feitas a respeito de expectativa de desempenho não constituem  garantia de que as mesmas serão atingidas. É recomendada avaliação criteriosa antes de qualquer decisão.

4 Sobre a Equipe Coordenadora do Projeto
MSc. Maximiliano Selistre Carlomagno Quem é: Diretor da Carlomagno Consulting; consultor de empresas especializado em estratégia empresarial; experiência em projetos com setores como TI, Comunicação, ONGs, Varejo, Instituições Financeiras, Prestação de Serviços entre outros; professor de graduação e MBA em administração do IBGEN; graduado em administração de empresas pela ULBRA; mestre em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia Empresarial pela MAN/PUCRS. MSc. Felipe Ost Scherer Quem é: Diretor da Carlomagno Consulting; consultor de empresas especializado em estratégia empresarial; experiência em projetos com setores como TI, Comunicação, ONGs, Varejo, Instituições Financeiras, Prestação de Serviços entre outros; professor de graduação e MBA em administração do IBGEN; graduado em engenharia civil pela UFRGS; mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. 4

5 Sobre a Equipe do Projeto
Caroline Fante Quem é: Analista da Carlomagno Consulting; com experiência em projetos com setores como Varejo, Instituições Financeiras, Prestação de Serviços; acadêmica da ESPM-RS. Mariana Wink Quem é: Analista da Carlomagno Consulting com experiência em projetos com setores como Varejo, Instituições Financeiras, Prestação de Serviços; acadêmica da ESPM-RS. Lucianne do Canto 5

6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO NORTEADORES ESTRATÉGICOS S7 STUDY
CURVA DE ESTRATÉGIA S7 STUDY MAPA ESTRATÉGICO S7 STUDY PROJETOS ESTRATÉGICOS PROJEX - PLANOS DE AÇÃO S7 STUDY ORGANOGRAMA FUNCIONOGRAMA MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE GLOSSÁRIO

7 1- NORTEADORES ESTRATÉGICOS S7 STUDY
NEGÓCIO: “Realização de Sonhos através de Cursos e Experiências de vida no exterior” MISSÃO: Oferecer cursos no exterior para pessoas que querem crescer e ter novas experiências de vida, de forma especializada, via web, nos destinos em que atua. VISÃO: Ser a empresa referência nos destinos em que atua, reconhecida por sua qualidade de atendimento e atuação via web.

8 1- NORTEADORES ESTRATÉGICOS S7 STUDY
VALORES: Honestidade acima de todas as coisas: Empresa na qual as ações de todos são pautados por conduta ética, as promessas são cumpridas, os erros reconhecidos e as relações internas transparentes. Profissionalismo como base para o desempenho: Empresa na qual as pessoas buscam o conhecimento e domínio dos assuntos com cuidado e capricho aos detalhes. Excelência no Relacionamento com os Clientes: Empresa na qual todos tem responsabilidade de agilidade e eficiência no relacionamento com os clientes: Parceiros de Verdade: Empresa que seleciona e disponibiliza a seus clientes, parceiros confiáveis e que compartilham nossos valores. Clima interno motivador: Empresa que busca a melhoria de suas operações a partir de um ambiente interno informal, desafiador e focado na realização dos sonhos de seus colaboradores. Lucro como garantia de sustentabilidade: Empresa na qual a busca de resultados econômico financeiros é pré-condição para sua competitividade e viabilidade do sonho de todos envolvidos.

9 Elementos centrais de produto, serviço e entrega
2- CURVA DE ESTRATÉGIA S7 STUDY STB/CI Information Planet S7 5 4 Nível Relativo 3 2 1 Suporte lá fora Especialização Web Amplitude de Mix Loja Amplitude Destinos Variedade de cursos Marketing Offline Presença Física Fatores de Competição Elementos centrais de produto, serviço e entrega Adaptado de Kim e Mauborgne (2002) 9

10 Elementos centrais de produto, serviço e entrega
2- CURVA DE ESTRATÉGIA S7 STUDY Conhecedora dos destinos que opera Com tudo pela Web Muito mais cursos nos destinos do que os concorrentes 5 4 Presença física nos principais mercados de atuação Nível Relativo Todo suporte local durante a viagem 3 Com foco nos cursos e mix reduzido 3 destinos 2 1 Sem lojas para venda Marca pouco desenvolvida fora da Web Suporte lá fora Especialização Web Amplitude de Mix Loja Amplitude Destinos Variedade de cursos Marketing Offline Presença Física S7 Fatores de Competição Elementos centrais de produto, serviço e entrega

11 2- CURVA DE ESTRATÉGIA S7 STUDY
Fatores de Competição Os principais elementos de produto, oferta e serviços ofertados pelas empresas do setor sobre os quais estão desenhadas as Curvas de Estratégia. Suporte lá fora – nível de apoio nos países de destino do intercambio. Especialização – domínio do local e atendimento. Web - atuação via internet. Amplitude de mix – número de produtos comercializados. Loja: disponibilidade de lojas de rua para atendimento e venda. Amplitude de destinos – número de destinos para intercambio. Variedade de cursos – número de escolas e cursos nos destinos. Marketing offline – nível de atuação da comunicação em propaganda, publicidade e demais ve;iculos alem da web. Presença física - escritórios de apoio no Brasil para atendimento e venda.

12 3- MAPA ESTRATÉGICO S7 STUDY
Ser a empresa referência nos destinos em que atua, reconhecida por sua qualidade de atendimento e atuação via web. F1 – Ampliar significativamente a receita F2 – Incrementar a lucratividade F3 – Reduzir custos operacionais Financeira Satisfação de Clientes Consumo de Clientes Volume de Leads C4 – Consolidar a satisfação dos clientes C5 – Ampliar o consumo dos clientes atuais C6 – Aumentar o volume de leads Clientes Conversão de Leads Back Office P12 – Fomentar consumo de turismo do entorno P7 - Melhorar a conversão de leads a distância P8 - Melhorar a conversão de leads P9 – Otimizar suporte de back office comercial P10 – Otimizar suporte de back office Adm/Financ. Processos P11 – Rentabilizar suporte no exterior TI Recursos Humanos A13 – Consolidar uso do Salesforce A14 – Ampliar volume de visitantes absolutos nos sites A15 – Prover treinamento aos SAs A16 – Fomentar uma cultura de alta performance A17 – Controlar o turn over Pessoas e Tecnologia

13 4- PROJETOS ESTRATÉGICOS
Novos Destinos Produtos Complementares Otimização Operacional 2010 2011 2012

14 5- PROJEX - PLANOS DE AÇÃO S7 STUDY

15 6- ORGANOGRAMA Modelo 1 - versão 003 - 08/04/2010. Gestão Corporativa
Comitê de Gestão Gestão Executiva Diretoria de Negócios Diretoria de Operações Diretoria Infra Estrutura Comercial Escritórios nos Destinos MKT ADM Formalização Relac. com Escolas Financeiro RH Websites/ Salesforce DP Gestão Operacional

16 7- FUNCIONOGRAMA Área Atividades Comitê de Gestão Comercial
Modelo 1 - versão /04/2010. Área Atividades Comitê de Gestão Prover o direcionamento estratégico do negócio Deliberar sobre os resultados econômico financeiro Acompanhar mudanças no cenário de mercado ADM/ FINANC/DP Administração de pessoal (folha de pagamento) Contas a pagar e receber Tesouraria Processamento de operações Baixas e lançamentos contábeis Manutenção, compras e contratos Questões jurídicos e quebra de contratos Gerar as informações econômico financeiras Consolidar e disponibilizar as informações gerenciais para tomada de decisão Realizar o planejamento e controle orçamentário Administrar o fluxo de caixa Relacionamento com bancos Comercial Gestão da atuação comercial dos escritórios Controle, recebimento e distribuição de leads Atendimento de clientes, orçamento, negociação e conversão de leads Alimentação de salesforce, visto, passagem, cursos, recepção de documentos e pagamentos de clientes Follow up e pós venda Back Office Comercial Registro de lançamentos Elaboração de voucher, emissão de seguro e VTM

17 7- FUNCIONOGRAMA Área Atividades Marketing Escritórios nos Destinos
Recepção e suporte aos clientes Venda de produtos complementares (renovações) Recepção de feedback dos clientes Ações de marketing e relacionamento com clientes no destino Websites/ Salesforce Otimização dos sites - Google Atualização de informações dos sites Configuração, atualização, parametrização e controle do Salesforce Desenvolvimento de novos sites Marketing Gestão da comunicação (palestra, rádio, assessoria de imprensa, redes sociais) Gestão da arquitetura de marcas Desenvolvimento de produtos Implementação de melhorias comerciais nos sites Rel. com Escolas Obtenção de patrocínios Atualização de informações sobre os produtos/escolas/cidades Negociação de comissões e condições especiais Fomento do relacionamento com os fornecedores (RP) Encaminhamento do feedback de clientes sobre as escolas Desenvolvimento de novas parcerias RH Recrutamento, seleção e desligamento Avaliação de desempenho e remuneração Treinamento e desenvolvimento

18 → Aprofundamento, refinamento ou mudança da estratégia
8- MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE Processo de Estratégia Estrutura Revisão Estratégica Análise do Desempenho • Grupo, Portifolio, Mapa Estratégico O Que fazer? Análise de Cenário • Economia, política, mercado, tecnologia e concorrência → Aprofundamento, refinamento ou mudança da estratégia Analise Interna Recursos e Capacidades Informações internas e externas. • Acionistas e Diretores Preparação de material prévio • Apresentação aos acionistas Refinamento do Posicionamento Novo Desdobramento

19 → Ajuste de indicadores, objetivos e planos
8- MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE Processo de Estratégia Estrutura Análise Semestral de Desempenho Foco na implementação O Que fazer? Indicadores Avaliação de causa Ajuste e Proposição → Ajuste de indicadores, objetivos e planos Planos de Ação Eficicência Eficácia Informações de mercado e do desempenho interno. • Acionistas • Diretores Executivos • Preparação prévia • Geração de decisões e ações.

20 8- MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE
RGEs - Reuniões de Gestão Estratégica Mensais Reuniões de monitoramento dos objetivos, indicadores, metas e planos de ação mediadas por consultoria especializada Consolidação de informações necessárias. 20

21 → Desempenho da Implementação (objetivos e planos estratégicos Grupo)
8- MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE Processo de Estratégia Estrutura Acompanhamento e Implementação O Que fazer? RGE’s - Reuniões de Gestão Estratégica Resultado Financeiro • Vendas/DRE → Desempenho da Implementação (objetivos e planos estratégicos Grupo) Objetivos Estratégicos -Indicadores -metas Reuniões Mensais de 3hs • Acionistas • Diretores Executivos • Consultoria Especializada Projetos Estratégicos - planos de ação Cobinações e geração de Ata

22 8- MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE
RGOs - Reuniões de Gestão Operacionais Mensais Reuniões de monitoramento dos objetivos, indicadores, metas e planos de ação Consolidação de informações necessárias. 22

23 8- MECÂNICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E CONTROLE
Processo de Estratégia Estrutura Acompanhamento e Implementação O Que fazer? RGO’s - Reuniões de Gestão Operacionall Resultado Financeiro • Vendas/DRE → Desempenho da Implementação (objetivos e planos operacionais Unidades) Objetivos Unidade -Indicadores -metas Reuniões Mensais de 3hs • Diretores Executivo • Gerentes Projetos Operacionais - planos de ação Cobinações e geração de Ata

24 GLOSSÁRIO Norteadores Estratégicos Negócio (área de atuação) Visão (senso de direção), Missão (propósito) e Valores (crenças e personalidade Esferas de Influencia O relacionamento e função de cada negócio no Portfólio Corporativo do Grupo Curva de Estratégia As ênfases da oferta da empresa em função dos principais fatores de competição do setor Mapa Estratégico Desdobramento da estratégia a partir de um conjunto de objetivos com indicador e meta definido Objetivos Estratégicos As principais intenções de médio e longo prazo da empresa com indicador e meta (quantificação do objetivo) Projetos Estratégicos As principais iniciativas a serem realizadas para atingir os objetivos Planos de Ação Estratégicos As principais partes dos projetos estratégicos com prazo e responsável definido. Orçamento Estratégico Conjunto de investimentos dos projetos estratégicos Mecânica de Gestão Método de implementação e mudança da estratégia para gerar valor para o acionista. Objetivos de Unidades Desdobramento dos objetivos estratégicos para diferentes áreas/unidades (intenção, indicador e meta) Planos Operacionais Desdobramento das ações estratégicas em ações de cada área/unidade.


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