A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo dos 5 Cês (Afastando Idéias Pessimistas em Relação ao Futuro)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo dos 5 Cês (Afastando Idéias Pessimistas em Relação ao Futuro)"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo dos 5 Cês (Afastando Idéias Pessimistas em Relação ao Futuro)
Selligman (2002)

2 Por que ser Otimista? Porque otimistas recuperam-se mais rapidamente de situações desfavoráveis; Porque otimistas embarcam mais facilmente nas ondas do sucesso.

3 Modelo dos 5 Cês Premissas do Modelo:
Reconheça as próprias idéias pessimistas quando elas surgem; Trate acusações como se fossem feitas a outra pessoa, pois assim encontrará menos dificuldades em revertê-las; Conteste para transformar sua reação de desânimo em disposição e bom humor.

4 Afastando Idéias Pessimistas em Relação ao Futuro
Modelo dos 5 Cês Contrariedade Crença Conseqüências Contestação Capacitação Afastando Idéias Pessimistas em Relação ao Futuro

5 Contrariedade Fique atento para quando se sentir contrariado;
Se acontecer, registre todos os detalhes do fato que gerou a contrariedade.

6 Crença Busque as idéias ou conclusões que lhe deixaram contrariado. O que você acha que vai acontecer? (crenças); As crenças costumam ter um tom de verdade definitiva.

7 Consequências Procure perceber e avaliar as consequências geradas por sua crença; Registre suas emoções, reações fisiológicas, comportamentos que teve ou fatos que podem vir a acontecer.

8 Contestação Distancie-se um pouco e analise os fatos de uma ótica mais externa; Siga o roteiro: Busque evidências reais de sua crença; Caso sua crença faça sentido, enumere e avalie alternativas; Seja mais realista e avalie as reais implicações de sua crença, evitando catastrofizações; Avalie também a utilidade de sua crença.

9 Capacitação Tire conclusões assertivas e aprenda com os acontecimentos; Modifique crenças e implante novos comportamentos.

10 Resultados É comum distorcer fatos e ter reações exageradas;
A maioria dos fatos não tem uma única causa; Costumamos nos apegar a pior das hipóteses; Mesmo diante de algo assustador, catastrofizar não ajuda!


Carregar ppt "Modelo dos 5 Cês (Afastando Idéias Pessimistas em Relação ao Futuro)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google