A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Cultura e das Artes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Cultura e das Artes"— Transcrição da apresentação:

1 História da Cultura e das Artes
A obra de Gustave Eiffel

2

3 Gustave Eiffel Nasce em Dijon (França) em 1832; Completa o curso
de engenharia química na Escola Central de Artes e Manufaturas em Paris (1855).

4 O ferro e o vidro passaram a ser utilizados em grande quantidade devido ao aumento da sua produção com a Revolução Industrial no final do século XVIII; O ferro forjado e o vidro são materiais utilizados em pontes que exigiam grandes amplitudes (vãos) e também em fábricas; Sem apoios internos, as pontes tinham maior resistência ao fogo e a cargas pesadas.

5 Ponte D. Maria Pia, Porto, 1877 vão

6 Ponte D. Maria Pia Ponte ferroviária que ligava o Porto a Lisboa;
Deve o seu nome a D. Maria de Sabóia, mulher do rei D. Luís; Para a construção da ponte foi realizado um concurso em que a empresa de Gustave Eiffel saiu vencedora; O projeto foi inovador no sentido em que foi construída uma ponte ligando as duas margens do rio Douro que tinham um declive acentuado; O arco parabólico suportava o peso de um tabuleiro horizontal que unia a partir dos pontos mais altos do declive de cada margem do rio Douro.

7 Ponte D. Maria Pia

8 Que outras pontes foram projetadas por Gustave Eiffel?

9 Ponte Eiffel, Viana do Castelo

10 Ponte Praia do Ribatejo, Constância, 1888

11 Torre Eiffel É uma estrutura metálica assente em três plataformas;
Foi concebida para a Exposição Universal de Paris em 1889, tendo como fim a sua desmontagem após o evento; O edifício possui atualmente um restaurante e um cinema acessível por elevadores instalados nos pilares da estrutura; Nas fachadas dos quatro pilares da Torre Eiffel, estão inscritos os nomes de 72 cientistas, que Gustave Eiffel quis homenagear.

12 Fases da construção da Torre Eiffel

13 A estátua da Liberdade (1885)

14 Estátua da Liberdade (1885)
O monumento começou a ser construído em França, em 1875, pelo escultor Frédéric-Auguste Bartholdi, com fundos franceses. Intervieram depois no projeto Viollet-le-Duc e Gustave Eiffel. A estátua foi desmontada em peças e foi transportada de barco até Nova Iorque onde foi instalada junto ao porto desta cidade. A estátua possui um elevador no seu interior para transportar os visitantes até à coroa da estátua, da autoria do arquiteto norte-americano Richard Morris Hunt em 1886. A estátua simboliza a amizade entre a França e os EUA, pelo apoio prestado pelos primeiros durante a guerra da independência contra a Inglaterra. No livro está escrita a data de independência dos EUA – 4 de Julho de 1776.

15

16

17 Viveu em Portugal entre 1875 e 1877 para acompanhar a construção da Ponte Maria Pia e outras que construiu na época. Teve casa em Barcelos. No final da sua vida dedicou-se ao estudo da meteorologia e da aerodinâmica; Morreu em Paris com 91 anos no dia 27 de dezembro de 1923.


Carregar ppt "História da Cultura e das Artes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google