A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins

2 Introdução à Engenharia de Software Introdução Introdução Definição Definição Histórico Histórico Conceitos Conceitos Concepção Concepção Projeto Projeto Arquitetura Arquitetura Topologia Topologia

3 Conceitos Algumas definições importantes fazem parte do contexto da Engenharia de Software. Algumas definições importantes fazem parte do contexto da Engenharia de Software. Veremos estas definições de uma forma genérica e no momento oportuno falaremos das mesmas com mais detalhes. Veremos estas definições de uma forma genérica e no momento oportuno falaremos das mesmas com mais detalhes. São elas: concepção, projeto, arquitetura e topologia. São elas: concepção, projeto, arquitetura e topologia.

4 Conceitos – Concepção  É a fase inicial de qualquer processo de desenvolvimento de Software.  Nesta fase faz-se o levantamento de informações como:  Os riscos do negócio;  Os riscos de requisitos que precisam ser tratados prioritariamente.

5 Conceitos – Concepção  Algumas das atividades desta fase são:  Formular escopo para o projeto – contexto, requisitos e restrições importantes;  Planejar e preparar um caso de negócio - avaliar alternativas para o gerenciamento de riscos, organização da equipe, plano de projeto (rota);

6 Conceitos – Concepção  Algumas das atividades desta fase são:  Definir uma possível arquitetura – para que seja possível estimar custos, programação e recursos.  Preparar ambiente para o projeto – avaliar o projeto e a organização, selecionar ferramentas, decidir que partes do projeto devem ser melhoradas.

7 Conceitos – Projeto  Dicionário Aurélio: “plano,intento, empreendimento, esboço geral.”  O desenvolvimento de um projeto sempre resultará num produto.  Gerenciamento de Projetos: tema em alta atualmente.

8 Conceitos – Projeto Gerenciamento de Projetos: um projeto é uma atividade com três características: Gerenciamento de Projetos: um projeto é uma atividade com três características: Apresenta resultados específicos; Apresenta resultados específicos; Tem datas de início e término; Tem datas de início e término; Apresenta orçamentos de recursos definidos. Apresenta orçamentos de recursos definidos.

9 Conceitos – Projeto: Características É um esforço temporário e único; É um esforço temporário e único; A equipe planeja e executa o projeto; A equipe planeja e executa o projeto; Enfrenta escopos que podem ser desconhecidos; Enfrenta escopos que podem ser desconhecidos; Utiliza equipe multidisciplinar; Utiliza equipe multidisciplinar; Termina com um resultado único e específico. Termina com um resultado único e específico. PESQUISAR CONCEITO

10 Conceitos – Projeto Características Os projetos podem ser grandes ou pequenos; Os projetos podem ser grandes ou pequenos; Planejados e acompanhados formal ou informalmente; Planejados e acompanhados formal ou informalmente; Definidos por um contrato legal ou por um acordo informal. Definidos por um contrato legal ou por um acordo informal. Podem envolver atividades que tenham sido realizadas muitas vezes anteriormente ou ter abordagens e tecnologias completamente novas. Podem envolver atividades que tenham sido realizadas muitas vezes anteriormente ou ter abordagens e tecnologias completamente novas.

11 Conceitos – Arquitetura  Arquitetura representa FORMA: será o esqueleto do sistema com poucos “músculos”. A arquitetura de um sistema pode ser definida como sendo: “Uma visão comum na qual todos os participantes concordem ou pelo menos aceitem.”

12 Conceitos - Arquitetura

13 Conceitos – Arquitetura A definição da arquitetura de um sistema lida com: a organização do sistema; os elementos estruturais e interfaces entre si, e também o seu comportamento e composição em subsistemas maiores; o estilo arquitetural que guiará a organização dos elementos, interfaces, colaborações e composições.

14 Conceitos - Arquitetura A definição da Arquitetura de um sistema envolve também decisões sobre uso, funcionalidade, performance, reuso, compreensibilidade, estética, robustez,restrições econômicas e tecnológicas.

15 Conceitos - Arquitetura A arquitetura é necessária para: Entendimento do sistema; Organização do desenvolvimento; Estímulo ao reuso; Evolução do sistema.

16 Conceitos - Topologia Está vinculado à forma com que será definido o sistema como um todo. Ex.: topologia de rede. Está vinculado à forma com que será definido o sistema como um todo. Ex.: topologia de rede. Topologia de Rede: é o formato referente a disposição dos computadores na rede de modo a melhor organizá-los fisicamente e logicamente usando o espaço disponível. Topologia de Rede: é o formato referente a disposição dos computadores na rede de modo a melhor organizá-los fisicamente e logicamente usando o espaço disponível.

17 Atividades: Leitura de textos: Leitura de textos: pág. 04 a 13 – Xerox (Eng. de Software – Pressman) – Software /Mitos do Software. pág. 04 a 13 – Xerox (Eng. de Software – Pressman) – Software /Mitos do Software. Pág. 12 a 15 – Xerox (Eng. De Software – Sommerville) – Responsabilidade Social e Ética. Pág. 12 a 15 – Xerox (Eng. De Software – Sommerville) – Responsabilidade Social e Ética. www.aw.com/sommerville_br www.aw.com/sommerville_br www.aw.com/sommerville_br


Carregar ppt "Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google