A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc. Fragmento de Muratori A primeira lista de livros da Igreja primitiva que se tem notícia é o “Fragmento de Muratori”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc. Fragmento de Muratori A primeira lista de livros da Igreja primitiva que se tem notícia é o “Fragmento de Muratori”"— Transcrição da apresentação:

1 FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc

2 Fragmento de Muratori A primeira lista de livros da Igreja primitiva que se tem notícia é o “Fragmento de Muratori” ou “Cânon de Muratori”. Trata-se de um manuscrito do séc. VIII, cópia do original, descoberto pelo sacerdote italiano Ludovico Antonio Muratori no séc. XVIII. Ludovico manuseava um livro em uma biblioteca de Milão quando por acaso encontrou um fragmento antigo escrito em latim. A lista encontra-se incompleta por ser apenas um fragmento, mas pode-se ter uma idéia de como a Igreja primitiva, apesar de perseguida, era organizada.

3 Fragmento de Muratori A primeira lista de livros da Igreja primitiva que se tem notícia é o “Fragmento de Muratori” ou “Cânon de Muratori”. Trata-se de um manuscrito do séc. VIII, cópia do original, descoberto pelo sacerdote italiano Ludovico Antonio Muratori no séc. XVIII. Ludovico manuseava um livro em uma biblioteca de Milão quando por acaso encontrou um fragmento antigo escrito em latim. A lista encontra-se incompleta por ser apenas um fragmento, mas pode-se ter uma idéia de como a Igreja primitiva, apesar de perseguida, era organizada. "Quanto às epístolas de Paulo, por causa do lugar ou pela ocasião em que foram escritas elas mesmas o dizem àqueles que querem entender: em primeiro lugar, a dos Coríntios, proibindo a heresia do cisma; depois, a dos Gálatas, que trata da circuncisão; aos Romanos escreveu mais extensamente, demonstrando que as Escrituras têm como princípio o próprio Cristo. Não precisamos discutir sobre cada uma delas, já que o mesmo bem-aventurado apóstolo Paulo escreveu somente a sete igrejas, como fizera o seu predecessor João, nesta ordem: a primeira, aos Coríntios; a segunda, aos Efésios; a terceira, aos Filipenses; a quarta, aos Colossenses; a quinta, aos Gálatas; a sexta, aos Tessalonicenses; e a sétima, aos Romanos. E, ainda que escreva duas vezes aos Coríntios e aos Tessalonicenses, para sua correção, reconhece-se que existe apenas uma Igreja difundida por toda a terra, pois da mesma forma João, no Apocalipse, ainda que escreva a sete igrejas, está falando para todas."

4 Fragmento de Muratori "Além disso, são tidas como sagradas uma epístola a Filemon, uma a Tito e duas a Timóteo; ainda que sejam filhas de um afeto e amor pessoal, servem à honra da Igreja católica e à ordenação da disciplina eclesiástica. Correm também uma carta aos Laodicenses e outra aos Alexandrinos, atribuídas a Paulo, mas que servem para favorecer a heresia de Marcião, e muitos outros escritos que não podem ser recebidos pela Igreja católica porque não convém misturar o fel com o mel."

5 Fragmento de Muratori "Além disso, são tidas como sagradas uma epístola a Filemon, uma a Tito e duas a Timóteo; ainda que sejam filhas de um afeto e amor pessoal, servem à honra da Igreja católica e à ordenação da disciplina eclesiástica. Correm também uma carta aos Laodicenses e outra aos Alexandrinos, atribuídas a Paulo, mas que servem para favorecer a heresia de Marcião, e muitos outros escritos que não podem ser recebidos pela Igreja católica porque não convém misturar o fel com o mel." "Entre os escritos católicos, se contam uma epístola de Judas e duas do referido João, além da Sabedoria escrita por amigos de Salomão em honra do mesmo. Quanto aos apocalipses, recebemos dois: o de João e o de Pedro; mas, quanto a este último, alguns dos nossos não querem que seja lido na Igreja."

6 Fragmento de Muratori Essa lista foi escrita com a finalidade de conter o avanço de doutrinas estranhas ao cristianismo em forma de manuscritos que já vinham desde a época apostólica, conforme nos advertia Sº Paulo. “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,” I Timóteo 4, 1

7 Fragmento de Muratori Essa lista foi escrita com a finalidade de conter o avanço de doutrinas estranhas ao cristianismo em forma de manuscritos que já vinham desde a época apostólica, conforme nos advertia Sº Paulo. “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,” I Timóteo 4, 1 Os bispos da Igreja Católica estabeleceram os livros desta lista como sendo os únicos permitidos para a Liturgia da Leitura nas Celebrações Eucarísticas, que já aconteciam desde a era apostólica. “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite.” Atos 20, 7

8 Fragmento de Muratori Essa lista foi escrita com a finalidade de conter o avanço de doutrinas estranhas ao cristianismo em forma de manuscritos que já vinham desde a época apostólica, conforme nos advertia Sº Paulo. “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,” I Timóteo 4, 1 Os bispos da Igreja Católica estabeleceram os livros desta lista como sendo os únicos permitidos para a Liturgia da Leitura nas Celebrações Eucarísticas, que já aconteciam desde a era apostólica. “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite.” Atos 20, 7 O Fragmento de Muratori nos dá o período em que foi escrito, tendo como referência o Papa Pio, que foi o décimo sucessor de Pedro e presidiu a Igreja Católica de 140 à 155 dC.. "Recentemente, em nossos dias, Hermas escreveu em Roma "O Pastor", sendo que o seu irmão, Pio, ocupa a cátedra de bispo da Igreja de Roma. É, então, conveniente que seja lido, ainda que não publicamente ao povo da Igreja, nem aos Profetas - cujo número já está completo - nem aos Apóstolos - por ter terminado o seu tempo. De Arsênio, Valentino e Melcíades não recebemos absolutamente nada; estes também escreveram um novo livro de Salmos para Marcião, juntamente com Basíledes da Ásia..."


Carregar ppt "FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc. Fragmento de Muratori A primeira lista de livros da Igreja primitiva que se tem notícia é o “Fragmento de Muratori”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google