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A FENOMENOLOGIA E A SEMIÓTICA Prof. Msc. Ludovico Omar Bernardi

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Apresentação em tema: "A FENOMENOLOGIA E A SEMIÓTICA Prof. Msc. Ludovico Omar Bernardi"— Transcrição da apresentação:

1 A FENOMENOLOGIA E A SEMIÓTICA Prof. Msc. Ludovico Omar Bernardi

2 O SIGNO, a forma mais simples da terceiridade 1 – É um primeiro (algo que se apresenta à mente); 2 – Está ligando a um segundo (aquilo que o signo indica, se refere ou representa); 3 – A um terceiro (o efeito que o signo irá provocar em um possível intérprete).

3 ALGUMAS DEFINIÇÕES DETALHADAS SIGNO (qualquer coisa, de qualquer espécie) Representa uma outra coisa OBJETO DO SIGNO Produz um EFEITO INTERPRETATIVO em uma mente real ou potencial, efeito este que é chamado de INTERPRETANTE DO SIGNO

4 ALGUNS EXEMPLOS UM GRITO Devido a propriedades ou qualidades que lhe são próprias ele representa algo (um grito não é um murmúrio) que não é o próprio grito, isto é, indica que aquele que grita está, naquele exato momento, em apuros ou sofre alguma dor ou regozija-se na alegria (essas diferenças dependem da qualidade específica do grito).

5 GRITO Representa uma outra coisa EFEITO INTERPRETATIVO: Correr para ajudar, ignorar, gritar junto, etc. INTERPRETANTE APURO, SOFRIMENTO OU ALEGRIA TERÍA-SE ENTÃO: SIGNO OBJETO DO SIGNO

6 Tanto quanto o próprio signo, o objeto do signo também pode ser qualquer coisa de qualquer espécie. Essa coisa qualquer está na posição de objeto porque é representada pelo signo. O que define signo, objeto e interpretante, portanto, é a posição lógica que cada um desses três elementos ocupa no processo representativo.

7 Escrevo um para minha irmã. MAIS ALGUNS EXEMPLOS Representa uma outra coisa EFEITO INTERPRETATIVO: consiste no efeito que a mensagem produz em minha irmã. Ao fim e ao cabo, é um mediador entre aquilo que desejo transmitir a minha irmã e o efeito que esse desejo nela produz através da carta. INTERPRETANTE O QUE DESEJO LHE TRANSMITIR SIGNO OBJETO DO SIGNO

8 LÓGICA TRIÁDICA DE PEIRCE A definição peirceana do signo inclui três categorias: 1 – A da significação; 2 – A da objetivação; 3 – A da interpretação

9 Da relação do signo consigo mesmo, isto é, da natureza do seu fundamento, ou daquilo que lhe dá capacidade para funcionar como tal, que pode ser sua qualidade, sua existência concreta ou seu caráter de lei, advém uma teoria das potencialidades e limites da significação. DA SIGNIFICAÇÃO

10 DA OBJETIVAÇÃO Da relação do fundamento com o objeto, ou seja, com aquilo que determina o signo e que é, ao mesmo tempo, aquilo que o signo representa e ao qual se aplica, e que pode ser tomado em sentido genérico como o contexto do signo, extrai-se uma teoria da objetivação, que estuda todos os problemas relativos à denotação, à realidade e referência, ao documento e ficção, à mentira e decepção.

11 DA INTERPRETAÇÃO Da relação do fundamento com o interpretante, deriva-se uma teoria da interpretação, com as implicações quanto aos seus efeitos sobre o intérprete, individual ou coletivo.

12 EM RESUMO: Daí termos interpretações de primeira categoria (meros sentimentos e emoções), de segunda categoria (percepções, ações e reações) e de terceira categoria (discursos e pensamentos abstratos), que tornam muito próximos o sentir, o reagir, o experimentar e o pensar.

13 Cada tipo de signo serve para trazer à mente objetos de espécies diferentes daqueles revelados por um outro tipo de signo. (Lúcia Santaella) As classes de signos revelam de que espécie um signo deve ser para ser capaz de representar a espécie de objeto que ele representa. (Lúcia Santaella)

14 ANALISANDO ALGUMAS PEÇAS

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20 PRÊMIO ANJ DA COMUNICAÇÃO

21 "Vidas Cks - Graciliano Ramos. Não espere os livros virem assim para você ler um. Quem lê aprende mais". Anunciante: Grupo Unificado Anúncio: Graciliano Ramos Agência: Martins + Andrade Criativos: Gerson Lattuada, Gustavo Spanholi, Roberto Menuzzi, Daniel Lemos e Sandro Pinto Mídias: Beatriz Matte e Vanessa Bussolin de Freitas Veiculação: Jornal O Sul (RS), em 4/11/2005 Coordenação: Jornal Zero Hora (RS) Coordenadores: Renato Mesquita, Andrezza Moreira, Maira Franz e Carolina Morsch PRÊMIO ANJ DA COMUNICAÇÃO

22 Catchup picante parmalat

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29 "Seu nascimento marca um nova era. Feliz 20º aniversário".

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