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Qualidade e Cuidados Saúde Pieter Bruegel o velho “A Torre de Babel” 1563.

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2 Qualidade e Cuidados Saúde Pieter Bruegel o velho “A Torre de Babel” 1563

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4 QUALIDADE Definições Atributos Determinantes Sistemas Indicadores

5 QUALIDADE ? n Conjunto das características de uma entidade que lhe conferem aptidão para satisfazer necessidades explicitas ou implícitas. NP EN ISO 8402 1997 n ENTIDADE o que pode ser descrito e considerado individualmente – actividade, processo, produto, organização, sistema, pessoa – ou qualquer uma das suas combinações

6 QUALIDADE ? A qualidade de um produto ou de um serviço é a sua aptidão para satisfazer as necessidades dos utilizadores. Associação Francesa de Normalização

7 QUALIDADE ? qualidade aptidão para o uso. Juran

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9 PlanDo CheckAct. GQ tempo Melhoria Continua da Qualidade Modelos de Conformidade Modelos de Excelência  Qualidade

10 Actual Qualidade dos Cuidados de Saúde Sociedade; Financiadores; Utentes Doentes; Profissionais de Saúde; Autoridades de Saúde; Grupos de Pressão; Poder judicial; Legislador Organizações Internacionais (…) Processos de reconhecimento externo da qualidade e/ou de modelos e sistemas de Gestão da Qualidade Acreditação e/ou Certificação (JCAHO;CCHSA;KFOA;ISO,…) Modelos de Excelência EFQM Qualidade esperada dos Cuidados de Saúde CQI Gestão do statu quo Indicadores Critérios Indicadores Critérios Indicadores Critérios Indicadores Critérios Indicadores Critérios

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12 Continuous quality development “High quality health care can be defined as care or a service wilth characteristics that meet specified requirements and, given the current state of knowledge and available resources, fulfil expectations for maximizing the benefits and minimazing the risks to the health and wellbeing of the patinet.” WHO Copenhagen 1993

13 OUTCOME esperado OUTCOME inesperado OUTCOME inesperado OUTCOME inesperado DOENTEDOENTE Enfermeiro OUTCOME inesperado Médico Farmacêutico DM in vitro medicamentos DM regulamentação OUTCOME inesperado equipamento protocolos instalações OUTCOME inesperado OUTCOME inesperado Saberes, competências OUTCOME inesperado Técnicos gestão ética praxis comunicação familiares

14 ATRIBUTOS DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE Acessibilidade Adequação Oportunidade Continuidade Efectividade Eficácia Eficiência Envolvimento do doente Equidade

15 ATRIBUTOS DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE Acessibilidade Ministério da Saúde interrompe tratamentos de fertilidade na MAC As visadas são mulheres que estão a fazer tratamento pela segunda vez este ano. Documento foi emitido pela tutela TVI24 11- 10- 2010 14: 19 As mulheres que estão a fazer tratamentos de infertilidade pela segunda vez este ano na Maternidade Alfredo da Costa (MAC) estão a ver o processo «brutalmente» interrompido por determinação da tutela. A notícia é avançada pela Lusa, que acrescenta ainda que os tratamentos estão a ser interrompidos mesmo àquelas mulheres que já receberam várias injecções hormonais. Dezenas de casais que não tiveram sucesso num primeiro tratamento para ter um filho estão agora impedidos de concretizar um segundo tratamento. A revolta tomou conta destes casais, que têm de esperar para 2011 para fazerem uma segunda tentativa. Em pior situação estão as mulheres que completam 40 anos em 2010. Por causa da idade, já não poderão ser admitidas em 2011. Para estas, a hipótese de um tratamento no sector público acabou. Para 2011, o SNS assumirá o pagamento até três ciclos de técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) de segunda linha. A norma em causa é da Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS), de 12 de Agosto, e determina que, para 2010, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) financia «um ciclo de tratamento de segunda linha, fertilização in vitro ou injeção intra-citoplasmática de espermatozóide para cada caso/casal». http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fertilidade-mac-tratamento-in-vitro-infertilidade-tvi24/1198097-4071.htmlhttp://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fertilidade-mac-tratamento-in-vitro-infertilidade-tvi24/1198097-4071.html acedido 12-10-2010

16 ATRIBUTOS DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE Adequação

17 ATRIBUTOS DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE Oportunidade “Listas de espera para cirurgia disponíveis na Internet A partir de hoje, as pessoas inscritas para cirurgias podem saber na Internet qual a posição que ocupam na lista de espera do Serviço Nacional de Saúde. Esta informação é oficial e foi divulgada, ontem, pelo Ministério da Saúde. O Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia permite ao utente do inscrito para cirurgia no Serviço Nacional de Saúde ficar a saber a posição que ocupa na lista, bem como o tempo que falta para que a operação seja realizada. Se está em lista de espera para uma cirurgia deve registar-se no Portal da Saúde para ter acesso a um nome de utilizador e palavra-passe. Sendo que o nome de utilizador é o seu número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Acha que muita gente vai aceder a esta lista? Será que grande parte dos utentes em lista de espera para cirurgia sabe utilizar a Internet?” Exame informatica http://aeiou.exameinformatica.pt/listas-de-espera-para-cirurgia-disponiveis-na-internet=f1004441http://aeiou.exameinformatica.pt/listas-de-espera-para-cirurgia-disponiveis-na-internet=f1004441 acedido em 12-10-2010

18 ATRIBUTOS DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE Equidade

19 Efectividade Os resultados ou consequências de determinado procedimento ou tecnologia médica quando aplicados na prática. A efectividade dum programa de saúde distingue-se da sua eficácia pelo facto de fazer referência a situações reais, enquanto segundo termo se aplica apenas aos resultados obtidos em condições ideais.

20 DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE ? NIVEIS DE PRECEPÇÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE DOS CLINICOS E OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS DOENTES DOS FAMILIARES DA SOCIEDADE

21 CUSTOS QUALIDADEÉTICACUSTOS QUALIDADEÉTICA QUALIDADE, ÉTICA, CUSTOS FINANCIADORES ORDEM dos MÉDICOS

22 ÉTICA ORGANIZACIONAL CONTEXTO PESSOAS PODERES PROCESSOS

23 QUALIDADE Autoridades de Saúde Social Organizacional Profissional Individual ÉTICA Autoridades de Saúde Social Organizacional Profissional Individual Níveis da Qualidade e da Ética da Prestação e Gestão de Cuidados de Saúde ORDEM DOS MÉDICOS

24 CONTINUUM FARMACOTERAPÊUTICO EFICÁCIA SEGURANÇA CUSTO ADEQUAÇÃO O PREPARADO CERTO PARA O DOENTE CERTO A VIA CERTA A ALTURA CERTA

25 Vitreous DetachmentVitreous Detachment 1 guideline Conjunctival DiseasesConjunctival Diseases 9 guidelines Corneal Diseases 7 guidelines Eye Abnormalities 1 guideline Eye Infections 5 guidelines Eye Manifestations 1 guideline Eye Neoplasms 2 guidelines Eyelid Diseases 2 guidelines Lacrimal Apparatus Diseases 3 guidelines Lens Diseases 1 guideline Ocular Hypertension 6 guidelines Ocular Motility Disorders 8 guidelines Orbital Diseases 2 guidelines Pupil Disorders 2 guidelines Refractive Errors 9 guidelines Retinal Diseases11 guidelines Vision Disorders 11 guidelines Corneal Diseases Eye Abnormalities Eye Infections Eye Manifestations Eye Neoplasms Eyelid Diseases Lacrimal Apparatus Diseases Lens Diseases Ocular Hypertension Ocular Motility Disorders Orbital Diseases Pupil Disorders Refractive Errors Retinal Diseases Vision Disorders in National Guideline Clearinghouse™ (NGC) 02/2005

26 Ophtalmologie Prise en charge diagnostique et thérapeutique du carcinome basocellulaire de l'adulte (Mars 2004) Assessment of surgical management of cataract in adults (May 2000) Correction des troubles de la réfraction par laser Excimer : photokératectomie réfractive et LASIK(Avril 2000) Correction of refractive disorders by excimer laser : photorefractive keratectomy and lasik (April 2000) Dépistage précoce des troubles de la fonction visuelle chez l'enfant pour prévenir l'amblyopie (Octobre 2002) Early vision screening in children to prevent amblyopia (October 2002) Évaluation du traitement chirurgical de la cataracte de l'adulte (Février 2000) Implants oculaires Thèmes traités dans le tome 1 - Recommandations et Références Médicales 1995 - Tome 1, La sclérose en plaques Conférence de consensus - 7 et 8 juin 2001) Laser en ophtalmologie Thèmes traités dans le tome 1 - Recommandations et Références Médicales 1995 - Tome 1, Le laser Excimer en ophtalmologie (Octobre 1992 - épuisé) Les greffes de cornée (Septembre 1996) Recommandations et Références Médicales 1995 - Tome 1 (Janvier 1995) Traitements de la dégénérescence maculaire liée à l'âge (Septembre 2001) Treatment of age-related macular degeneration (September 2001) in l'Agence nationale d'accréditation et d'évaluation en santé (Anaes) 02/2005Agence nationale d'accréditation et d'évaluation en santé

27 INDICADORES Pertinência das instruções ao doente e familiares no momento da alta Queixas dos médicos Pontualidade nos processos de admissão Registos extraviados / perdidos / incompletos Percentagem de avaliação qualitativa de histórias clínicas Cancelamentos não programados e programados Cancelamento a pedido do doente Reintervenção não programada Auditorias aos processos de higienização Temperatura dos alimentos

28 Suicidou-se no hospital Um homem de 72 anos suicidou-se atirando-se de uma das varandas do primeiro andar do Hospital […] supostamente porque não queria ser amputado numa perna. O septuagenário, natural de […], contraiu gangrena na perna e a cirurgia para a amputação estava marcada para hoje. Ontem, ao início da tarde, depois da visita do anestesista, o paciente dirigiu-se à varanda do bloco de cirurgia de imediato. […], director clínico do serviço de cirurgia, refere que o “paciente nunca revelou tendências suicidas, apesar de já se ter recusado anteriormente à operação”. Com uma histórica clínica complicada, o doente desde Março de 1998 já tinha sido internado 38 vezes, segundo o médico. Jornal “Público”, 23 de Janeiro de 2001 CASOS SENTINELA [An unexpected occurrence involving death or serious physical or psychological injury, or the risk thereof. Serious injury specifically includes loss of limb or function. The phrase, "or the risk thereof" includes any process variation for which a recurrence would carry a significant chance of a serious adverse outcome. Such events are called "sentinel" because they signal the need for immediate investigation and response.] JCAHO 2000 JAN. 1995 -23 de JAN. 2002 (n=1.541) Type of Sentinel Event # % Patient suicide25816.7% Op/post-op complication18612.1% Medication error17811.6% Wrong-site surgery16911.0% Delay in treatment 79 5.1% Patient fall 78 5.1% Pt. death/injury in restraints 76 4.9% Assault/rape/homicide 65 4.2% Transfusion error 43 2.8% Perinatal death/loss of function 38 2.5% Patient Elopement 34 2.2% Fire 29 1.9% Ventilator death/injury 24 1.6% Anesthesia-related event 24 1.6% Med equipment-related 24 1.6% Infant abduction/wrong family 23 1.5% Maternal death 20 1.3% Death assoc. w/transfer 14 0.9% Other less frequent types179 11.6%

29 CASOS SENTINELA [An unexpected occurrence involving death or serious physical or psychological injury, or the risk thereof. Serious injury specifically includes loss of limb or function. The phrase, "or the risk thereof" includes any process variation for which a recurrence would carry a significant chance of a serious adverse outcome. Such events are called "sentinel" because they signal the need for immediate investigation and response.] JCAHO 2000 JAN. 1995 -23 de JAN. 2002 (n=1.541) Type of Sentinel Event # % Patient suicide25816.7% Op/post-op complication18612.1% Medication error17811.6% Wrong-site surgery16911.0% Delay in treatment 79 5.1% Patient fall 78 5.1% Pt. death/injury in restraints 76 4.9% Assault/rape/homicide 65 4.2% Transfusion error 43 2.8% Perinatal death/loss of function 38 2.5% Patient Elopement 34 2.2% Fire 29 1.9% Ventilator death/injury 24 1.6% Anesthesia-related event 24 1.6% Med equipment-related 24 1.6% Infant abduction/wrong family 23 1.5% Maternal death 20 1.3% Death assoc. w/transfer 14 0.9% Other less frequent types179 11.6% January 1995 - October 4, 2000 (n=1.002) Type of Sentinel Event # % Patient suicide 19119.1% Medication error 12812.8% Op/post-op complication 12012.0% Wrong-site surgery 909.0% Delay in treatment 525.2% Patient fall 505.0% Assault/rape/homicide434.3% Pt. death/injury in restraints414.1% Patient elopement 323.2% Transfusion error 222.2% Perinatal death/loss of function 222.2% Infant abduction/wrong family 191.9% Fire 191.9% Ventilator death/injury161.6% Maternal death151.5% Med equipment-related 141.4% Death assoc. w/ transfer 111.1% Utility system failure101.0% Other less frequent types 10710.7%

30 The view of patient safety based on celebrated cases. A Tale of Two Stories: Contrasting Views of Patient Safety Report from a Workshop on Assembling the Scientific Basis for Progres on Patient Safety National Health Care Safety Council of the National Patient Safety Foundation at the AMA

31 Distribuição por grosso Produção Armazenagem Farmácia Hospitalar Farmácia Comunitária Autorização previa Qualidade Segurança (P. Saúde e Doente) Eficácia Autorização previa Qualidade Segurança (Doente) Eficácia Vigilância no mercado dos dispositivos médicos e medicamentos Matérias Primas SISTEMAS e SUB-SISTEMAS de GESTÃO da QUALIDADE na SAÚDE Outros Canais de dispensa UTENTE Vigilância do exercício profissional (Ordens, Grupos de pressão, Poderes Públicos, Ass. de Consumidores, Poder Judicial Licenciamento de InstalaçõesLicenciamento de ProfissionaisLicenciamento de Produtos Prestação Profissional de Cuidados de Saúde “Licenciamento” de processos Enfermeiros Farmacêuticos Médicos (…) Armazenistas Clínicas Hospitais Laboratórios de A. Clínicas (…) Guia para o Bom Fabrico de Medicamentos Boas práticas de distribuição de medicamentos de uso humano e de medicamentos veterinários Recomendações Terapêuticas Práticas recomendadas Ensaios Clínicos (…) Anatomia Patológica. Anestesiologia. Angiologia /Cirurgia Vascular. Cardiologia. Cardiologia Pediátrica. Cirurgia Cardiotorácica. Cirurgia Geral. Cirurgia Maxilo Facial. Cirurgia Pediátrica. Cirurgia Plástica e Reconstrutiva. Dermatologia. Doenças Infecciosas. Endocrinologia. Estomatologia. Farmacologia Clínica. Gastrenterologia. Ginecologia/Obstetrícia. Hematologia. Imunoalergologia. Imunohemoterapia. Medicina Desportiva. Medicina Física e de Reabilitação. Medicina Geral e Familiar. Medicina Interna Medicina Nuclear. Medicina do Trabalho. Medicina Tropical. Nefrologia. Neurocirurgia. Neurologia. Neurorradiologia. Oftalmologia. Oncologia Médica. Ortopedia. Otorrinolaringologia. Patologia Clínica. Pediatria. Psiquiatria da Infância e Adolescência. Pneumologia. Psiquiatria. Radiodiagnóstico. Radioterapia. Reumatologia. Saúde Pública Urologia

32 GARANTIA DE QUALIDADE CQI/TQM FOCADO NO DOENTE FOCO NOS CLIENTES MONODISCIPLINAR MULTIDISCIPLINAR FOCO NO PRODUTO FOCO NO PROCESSO RETROSPECTIVO PROSPECTIVO ORIENTADO PARA OS PROBLEMAS PREVENTIVO INSPECÇÃO MELHORAMENTO

33 EVOLUÇÃO MODELOS DE EXCELÊNCIA EFQM - Europa - 1992 Deming - Japão - 1951 Malcolm Baldrige - EUA NÍVEL DE ENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES MODELOS DE CONFORMIDADE Certificação ISO serie 9000 - Internacional ESPECÍFICOS DA SAÚDE Acreditação King´s Fund - Reino Unido (44 NHS 54 Independentes) Acreditação Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations - EUA (14000 organizações prestadoras de cuidados de saúde)

34 European Foundation For Quality Management EFQM International Organization for Standardization ISO Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations JCAHO Canadian Council on Health Services Accreditation CCHSA King´s Fund Organisational Audit KFOA Agence Nationale d’Accréditation and d’Évaluation en Santé ANAES Sistemas de Qualidade Modelos de Excelência e Modelos de Conformidade

35 European Foundation for Quality Management EFQM Excellence Model People Results Leadership Policy & Strategy Processes

36 LIDERANÇA 10% EUROPEAN FOUNDATION FOR QUALITY MANAGEMENT MODELO DE EXCELÊNCIA CAPACIDADES 50% PROCESSO 14% GESTÃO DAS PESSOAS 9% POLÍTICAS ESTRATÉGIAS 8% PARCERIAS E RECURSOS 9% RESULTADOS PARA O PESSOAL 9% RESULTADOS PARA OS CLIENTES 20% RESULTADOS PARA A SOCIEDADE 6% INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM RESULTADOS 50% PRINCIPAIS RESULTADOS DE DESEMPENHO 15% 21 Abril 1999

37 ISO 9000:2000 and ISO 9004:2000 principles to improve organizations performance: Princípios de base da ISO 9000:2000 para a melhoria do desempenho das organizações: Principle 1 Customer focus Enfoque nos clientes (utentes, doentes, sociedade, profissionais,...) Principle 2 Leadership Liderança ( de topo, intermédia) Principle 3 Involvement of people Envolvimento das pessoas (profissionais, utentes, doentes, fornecedores, tutela,...) Principle 4 Process approach Abordagem por processos Principle 5 System approach to management Gestão por sistemas Principle 6 Continual improvement Melhoria continua Principle 7 Factual approach to decision making Tomada de decisões com base em evidências Principle 8 Mutually beneficial supplier relationships Parcerias com vista a criação de valor para todas as partes

38 4. QUALITY MANAGEMENT SYSTEM 4. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 4.1 GENERAL REQUIREMENTS 4.1 REQUISITOS GERAIS 4.2 GENERAL DOCUMENTATION REQUIREMENTS 4.2 REQUISITOS DA DOCUMENTAÇÃO 5. MANEGEMENT RESPONSABILITY 5. RESPONSABILIDADE DA GESTÃO 5.1 MANAGEMENT COMMITMENT 5.1 COMPROMETIMENTO DA GESTÃO 5.2 CUSTEMER FOCUS 5.2 FOCALIZAÇÃO NO CLIENTE 5.3 QUALITY POLICY 5.3 POLÍTICA DA QUALIDADE 5.4 PLANNING 5.4 PLANEAMENTO 5.5 ADMINISTRATION 5.5 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO 5.6 MANAGEMENT REVIEW 5.6 REVISÃO PELA GESTÃO 6. RESOURCE MANAGEMENT 6. GESTÃO DE RECURSOS 6.1 PROVISION OF RESOURCES 6.1 PROVISÃO DE RECURSOS 6.2 HUMAN RESOURCES 6.2 RECURSOS HUMANOS 6.3 FACILITIES 6.3 INFRAESTRUTURAS 6.4 WORK ENVIRONMENT 6.4 AMBIENTE DE TRABALHO 7. PRODUCT REALIZATION 7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO 7.1 PLANNING OF REALIZATION PROCESSES 7.1 PLANEAMENTO DA REALIZAÇÃO DO PRODUTO 7.2 CUSTOMER-RELATED PROCESSES 7.2 PROCESSOS RELACIONADOS COM O CLIENTE 7.3 DESIGN AND/OR DEVELOPMENT 7.3 CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO 7.4 PURCHASING 7.4 COMPRAS 7.5 PRODUCTION AND SERVICE OPERATIONS 7.5 PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DO SERVIÇO 7.6 CONTROL AND MEASURING AND MONITORING DEVICES 7.6 CONTROLO DOS DISPOSITIVOS DE MONITORIZAÇÃO E DE MEDIÇÃO 8. MEASUREMENT, ANALYSIS AND IMPROVEMENT 8. MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA 8.1 PLANNING 8.1 GENERALIDADES 8.2 MESUREMENT AND MONITORING 8.2 MONITORIZAÇÃO E MEDIÇÃO 8.3 CONTROL OF NONCONFORMITY 8.3 CONTROLO DO PRODUTO NÃO CONFORME 8.4 ANALYSIS OF DATA 8.4 ANÁLISE DE DADOS 8.5 IMPROVEMENT 8.5 MELHORIA NP EN ISO 9001:2000

39 4. QUALITY MANAGEMENT SYSTEM 4. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 5. MANAGEMENT RESPONSABILITY 5. RESPONSABILIDADE DA GESTÃO 6. RESOURCE MANAGEMENT 6. GESTÃO DE RECURSOS 7. PRODUCT AND/OR SERVICE REALIZATION 7. REALIZAÇÃO DO PRODUTO 8. MEASUREMENT, ANALYSIS AND IMPROVEMENT 8. MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA ISO 9001:2000 Quality Management Systems Sistemas de Gestão da Qualidade

40 CLIENTE SATISFAÇÃO MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE RESPONSABILIDADE DA GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS REALIZAÇÃO DO PRODUTO(s) MEDIÇÃO ANÁLISE MELHORIA PROCESSOS REQUISITOS PRODUTO NP EN ISO 9001 (2000) CLIENTE

41 Terminologia ISO série 9000 ACRETIDADOR Instituto Português da Qualidade (IPQ) Associação Portuguesa de Certificação (APCER) Bureau Veritas Quality International (BVQI) Lloyd´s Register Quality Assurance SGS International Certification Services Hospital Geral de S. António Hospital de S. André (…) ACREDITADOS CERTIFICADOS Reconhecer competência para certificar Reconhecer a conformidade com a norma

42 COM o QUE? ISO 9001 King`s Fund JCAHO (...) A SGS ICS está acreditada como organismo de certificação de sistemas da qualidade na saúde pelo Instituto Português da Qualidade com o certificado nº 98/OCF01

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44 Acreditação Licenciamento Certificação Resultados Método Processo Valores Avaliação Resultado Ênfase Financiamento Agendamento Frequência Técnica Adesão Âmbito Entidade Objectivo Reconhecimento Melhoria do desempalho Licenciamento, certificação Independente, sem fins lucrativos, Idónea Estado Pré definido Imposto Voluntária Obrigatória Avaliação Inspecção Pré-definida Aleatória Acordado com aviso prévio Sem aviso Requerente Impostos No que esta bem e onde pode fazer melhor No que se faz mal Atingir objectivos Atingir mínimo denominador Predefinida e conhecida Arbítrio Sistemas e processos Deficiências individuais Conformidade com normas Conformidade ao regulamento Educação, consultadoria Sanção, penalização, multa Recomendações para melhorias Citações Acreditação Licenciamento, certificação

45 QUEM PORQUÊ COMO QUANDO ONDE AUDITORIA PEER REVIEW EQUIPA AUDITORA DE ESPECIALISTAS ESPECIALISTAS NA ÁREA VERIFICAR A CONFORMIDADE DESENVOLVIMENTO DE CONSENSOS ANÁLISE COM BASE EM INDICADORES EXPLÍCITOS ANÁLISE COM BASE EM INDICADORES IMPÍCITOS CERTIFICAÇÕES ACREDITAÇÕES CQI CERTIFICAÇÕES ACREDITAÇÕES CQI IN LOCO

46 IndicadorIndicadores CritérioCritérios Norma Autoridade Regulamento Lex Inspecção Licenciamento Procedimentos ISO Reconhecimento Externo da Conformidade com a Norma JCAHO;CCHSA;KFOA,(…) AcreditaçãoCertificação

47 W HAT IS A CCREDITATION I NTENDED TO A CCOMPLISH Stimulate continuous improvement in patient care processes and outcomes Increase efficiency/Reduce costs Strengthen the public’s confidence Improve the management of health services Provide education on better/best practices

48 W HAT IS A CCREDITATION I NTENDED TO A CCOMPLISH Enhance staff recruitment, retention and satisfaction Improve or expand sources of payment for patient care Increase chances to enter networks and new provider arrangements Provide greater independence from government oversight

49 W HAT IS A CCREDITATION I NTENDED TO A CCOMPLISH Encourage public/private partnerships Build a quality measurement database Provide comparison with self, others and best practices

50 A CCREDITATION M EETS S TAKEHOLDERS N EEDS Maintain or improve quality Ensure public safety Establish entry level requirements Monitoring new settings Address national public health issues Recognize benchmark practices

51 A CCREDITATION M EANS That an organization is doing the right things well; Thereby significantly reducing the risk of harm in the delivery of care; and Optimizing the likelihood of good outcomes.

52 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente Manuais de Acreditação da JCAHO Comprehensive Accreditation Manual for Hospitals; (CAMH) Comprehensive Accreditation Manual for Ambulatory Health Care;(CAMAHC) Comprehensive Accreditation Manual for Behavioral Health Care;(CAMBHC) Comprehensive Accreditation Manual for Managed Behavioral Health Care;(CAMMBHC) Comprehensive Accreditation Manual for Long Term Care;(CAMLTC) Comprehensive Accreditation Manual for Long Term Care Pharmacies;(CAMLTCP) Comprehensive Accreditation Manual for Home Care;(CAMHC) Comprehensive Accreditation Manual for Health Care Networks;(CAMHCN) Accreditation Manual for Preferred Provider Organizations;(AMPPO) Comprehensive Accreditation Manual for Pathology and Clinical Laboratory Services.(CAMPCLS)

53 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente Standard TX.5.4 The patient is monitored during the postprocedure period. Intent of TX.5.4 The patient is monitored continuously throughout the postprocedure period. The following items are monitored: Physiological and mental status; Status of or findings related to pathological conditions, such as drainage from incisions; Intravenous fluids and drugs administered, including blood and blood components; Impairments and functional status; Pain intensity and quality (for example, pain character, frequency, location, duration) and responses to treatments; and Unusual events or postoperative complications and their management. Results of monitoring trigger key decisions, such as transfer to an alternative level of care due to a precipitous change in vital signs, or discharge. (Additional) Example of Implementation for TX.5.4 In a day surgery setting, discharge criteria are set, including pain, that determines if a patient is ready for discharge to home. The day surgery center also contacts the patient the following day. One of the assessment parameters asked of the patient, depending on the surgical procedure, includes changes in pain intensity, relief from prescribed medications, and ability to rest. Based on the results of the assessment, follow up is initiated per the day surgery protocols.

54 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente Examples of Evidence of Performance for TX.5.4 Interviews with clinical staff Medical records Scoring for TX.5.4 Is each patient monitored continuously during the postprocedure period for physiological and mental status? Is each patient monitored continuously during the postprocedure period for status of or findings related to pathological conditions, such as drainage from incisions? Is each patient monitored continuously during the postprocedure period for intravenous fluids and drugs administered, including blood and blood components? Is each patient monitored continuously during the postprocedure period for impairments and functional status? Is each patient monitored continuously during the postprocedure period for pain intensity and quality (for example, pain character, frequency, location, duration) and responses to treatments? Is each patient monitored for unusual events or postoperative complications and their management during the postprocedure period? Score 1 a. through f. 90% to 100% compliance Score 2 a. through f. 75% to 89% compliance Score 3 a. through f. 50% to 74% compliance Score 4 a. through f. 25% to 49% compliance Score 5 a. through f. Less than 25% compliance

55 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente Gestores: Canadian Healthcare AssociationCanadian Medical Association Royal College of Physicians & Surgeons of CanadaCanadian Nurses Association College of Family Physicians of CanadaCanadian College of Health Service Executives Consumer RepresentativesFederal Observer Provincial Observer Características: Independente; Organização não governamental; Sem fins lucrativos; Actividades: Elaboração de normas e acreditação na área da prestação de cuidados de Saúde no Canada Âmbito das actividades: acute care community health long term/continuing care regionalized health organizations mental health cancer treatment centres rehabilitation home care and regional health organizations Canadian Council on Health Services Accreditation CCHSA (1958)

56 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente King´s Fund Organisational Audit KFOA

57 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente Standard 23 Health Record Content 1 Criteria (…) Clinical Information 23.4.4regular and timely progress notes, observations and consultation reports made by all health professional Guidance The regulatory of progress note recording will be determined by the individual needs of the patient/user. The record must contain a note of all untoward and unexpected events and the action to manage them. 1 King´s Fund Organisational Audit, Core Standards for European Healthcare - Draft March 1998

58 Conselho Nacional da Qualidade Suzana Parente Standard 23 Health Record Content 1 Criteria (…) Surgery/Invasive Procedures 23.6 For patients/users undergoing surgery/invasive procedures, the following additional information is recorded in the record: (…) 23.6.3an operation note Guidance This should contain: the name and signature of the operating surgeon(s); the name of the consultant responsible; description of the findings; the diagnosis made and the procedure performed; details of tissue removed, altered or added; details and serial numbers of prostheses used (these may be ‘stick on’ labels); details of sutures used; details of blood transfusions; an accurate description of any difficulties encountered (including needle stick injuries) and how they were overcome; immediate postoperative instructions; and date and time. 1 King´s Fund Organisational Audit, Core Standards for European Healthcare - Draft March 1998

59 “Artigo 3.º Atribuições 1 – São atribuições do IQS: (…) b) Promover o desenvolvimento de metodologias de certificação da qualidade das unidades prestadoras de cuidados de saúde que permitam a sua acreditação;” REGULAMENTO DO INSTITUTO DA QUALIDADE EM SAÚDE, Portaria n.º 288/99 de 27 de Abril “2)Criar um programa nacional autónomo de monitorização e certificação da qualidade organizacional dos hospitais portugueses a partir do modelo do KFHOS; (…) Esta iniciativa vai desenvolver-se a nível nacional, numa primeira fase através da aplicação do Programa de Acreditação do KFHOS a oito hospitais piloto. Em paralelo, o IQS iniciará o processo de concepção e criação de infra-estruturas necessárias à construção de um sistema nacional de qualidade organizacional acreditado pelo KFHOS, no final do período de cinco anos de vigência do protocolo.” Instituto da Qualidade em Saúde, Despacho nº. 17 960/99 (2ª. Série) “ Artigo 22.º Divisão de Acreditação e Auditoria À Divisão de Acreditação e Auditoria compete: a) Propor a acreditação inicial e continuada das instituições e serviços prestadores dos cuidados de saúde, ainda que não integrados no sistema de saúde, promovendo a melhoria do nível da prestação de cuidados e fiscalizando o respectivo funcionamento;” Direcção-Geral da Saúde, Decreto-Lei n.º 122/97 de 20 de Maio

60 "[Acreditação] Forma de promover e assegurar a qualidade dos cuidados prestados por um estabelecimento de saúde, de adesão voluntária, pelo qual uma agência ou organização verifica o cumprimento de padrões pré-estabelecidos, reconhecendo esse facto através de um documento com um prazo de validade definido." “O Hospital Português” Direcção-Geral da Saúde 1998, pág.: 171 "[Acreditação] O reconhecimento formal e a confirmação da obtenção de um determinado padrão de qualidade obtido por uma unidade de saúde ou instituição, por exemplo um Centro de Saúde. É muitas vezes usada indistintamente como Certificação.” “MoniQuOr Monitorização da Qualidade Organizacional dos Centros de Saúde” Direcção- Geral da Saúde 1998, pág.: 119 "[Acreditação] (..) sistema de verificação externo para determinar a conformidade com um conjunto de padrões, consistindo, assim, num processo de avaliação dos recursos institucionais, de caráter voluntário, periódico e reservado, deve ser diferenciada de outros processos, tais como: Licenciamento Credenciamento Classificação Habilitação" Consórcio Brasileiro de Acreditação de Serviços de Saúde (CBA)

61 A programme for preventing and managing infection of professionals is drawn up, with input from occupational medicine specialists. SPI - Standard 7 SPI.7.a. Measures are taken to prevent accidents through exposure to blood or other biological fluids. SPI.7.b. There is a system for notifying, collecting details of and analysing such accidents, and for caring for those involved. SPI.7.c. All professionals are immunised against certain specific risks associated with working in a health care organisation. SPI.7.d. Measures are taken to prevent the risks of contamination which are associated with working in the medical profession. Where the health care organisation has found other ways of achieving the objective, it should state them. ACCREDITATION MANUAL FOR HEALTH CARE ORGANISATIONS February 1999 Agence Nationale d’Accréditation and d’Évaluation en Santé (ANAES)

62 FFR.6 Patient informed consent is obtained through a process defined by the organization and carried out by trained staff (...) Measurable Elements of PFR.6 1.The organization has a clearly defined process described in policies and procedures. 2.Designated staff are trained to implement the policies and procedures. 3.Patients give informed consent consistent with the policies and procedures. Joint Commission International Accreditation Standards for Medical Transport Organizations – January 2003

63 ELEMENTOS DE UM PROCESSO DE MUDANÇA COMPETÊNCIASVISÃOINCENTIVOSRECURSOSPLANO MUDANÇA COMPETÊNCIAS VISÃO INCENTIVOSRECURSOSPLANO COMPETÊNCIAS VISÃOINCENTIVOSRECURSOSPLANO COMPETÊNCIASVISÃO INCENTIVOS RECURSOSPLANO COMPETÊNCIASVISÃOINCENTIVOS RECURSOS PLANO COMPETÊNCIASVISÃOINCENTIVOSRECURSOS PLANO CONFUSÃO ANSIEDADE MUDANÇA GRADUAL FRUSTRAÇÃO FALSAS PARTIDAS SzP/RL 03

64 Pieter Bruegel o velho “A Torre de Babel” 1563


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