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1 Introdução ao Marketing Internacional Manuel Portugal Ferreira.

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Apresentação em tema: "1 Introdução ao Marketing Internacional Manuel Portugal Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução ao Marketing Internacional Manuel Portugal Ferreira

2 2 Hoje Breve apresentação de: Bibliografia Programa Métodos de avaliação Introdução ao marketing internacional Vários conceitos introdutórios O que é (e não é) o marketing internacional Porque o marketing internacional é importante Orientações da gestão Manuel Portugal Ferreira

3 3 Bibliografia obrigatória Obrigatório Marketing Global Marketing Global Warren J. Keegan Pearson/Prentice Hall Vários livros/manuais de conteúdo idêntico Vários livros/manuais de conteúdo idêntico mas poucos com tradução em português Marketing internacional, Ed. Sílabo Marketing internacional, Ed. Sílabo Cap. 21 – Mercator (mkt intl) Cap. 21 – Mercator (mkt intl) Manuel Portugal Ferreira

4 4 IMPORTANTE Com excepção de alguns pontos específicos eu NÃO vou disponibilizar sebentas ou acetatos. Vou seguir o livro indicado Manuel Portugal Ferreira

5 5 Comprar o Livro Procurar nas livrarias da cidade: Arquivo, Bertrand, Americana,... Procurar nas livrarias da cidade: Arquivo, Bertrand, Americana,... Contactar Sra. Ana Luz Contactar Sra. Ana Luz desconto de 20% preço de livros adoptados. Indicar o nome do Professor e escola. Permite pagamentos em 3 prestações (custo aproximado 50) Manuel Portugal Ferreira

6 6 Avaliação Contínua: Contínua: 1 frequência 1 frequência 1 trabalho obrigatório (5%) – grupo de 2 – de apresentação na aula 1 trabalho obrigatório (5%) – grupo de 2 – de apresentação na aula 1 trabalho facultativo (25%) – grupo de 2 – recomendo começar já. 1 trabalho facultativo (25%) – grupo de 2 – recomendo começar já. Final: Final: Exame (100%) Exame (100%) Conta o trabalho Conta o trabalho Manuel Portugal Ferreira

7 7 Trabalho (5%) Em grupos de 2 (10/15 minutos) Em grupos de 2 (10/15 minutos) Apresentar um país Apresentar um país Localização Localização População População Sistema político Sistema político Sistema legal Sistema legal Actividade económica Actividade económica Fluxos de investimento estrangeiro Fluxos de investimento estrangeiro Fluxos comerciais Fluxos comerciais Aparentes vantagens competitivas Aparentes vantagens competitivas Etc. Etc. SLIDES para os colegas (envio por ?) SLIDES para os colegas (envio por ?) Manuel Portugal Ferreira

8 8 Programa (1) Introdução (globalização, marketing global,...) Introdução (globalização, marketing global,...) Dimensões ambientais Dimensões ambientais Ambiente económico Ambiente económico Ambiente cultural Ambiente cultural Ambiente político-legal Ambiente político-legal Outros aspectos ambientais Outros aspectos ambientais Analisar e aproveitar oportunidades Analisar e aproveitar oportunidades Clientes globais Clientes globais Informação e pesquisa Informação e pesquisa Segmentação, posicionamento e selecção do mercado alvo Segmentação, posicionamento e selecção do mercado alvo Manuel Portugal Ferreira

9 9 Programa (2) Estratégias de entrada nos mercados externos Estratégias de entrada nos mercados externos Análise de mercados Análise de mercados Exportação, licenciamento, parceirias, IDE Exportação, licenciamento, parceirias, IDE Análise da indústria e factores competitivos Análise da indústria e factores competitivos 4 Ps do marketing internacional 4 Ps do marketing internacional Produto Produto Preço Preço Distribuição (canais de distribuição) Distribuição (canais de distribuição) Promoção Promoção Análise prospectiva. O futuro do marketing internacional. Análise prospectiva. O futuro do marketing internacional. Manuel Portugal Ferreira

10 10 É Importante Acompanhar o que se Passa no Mundo Leitura de jornais/revistas Leitura de jornais/revistas Nacionais e internacionais Nacionais e internacionais Time Time Fortune Fortune NewsWeek NewsWeek Financial Times (eleito o melhor jornal do mundo) Financial Times (eleito o melhor jornal do mundo) Académicos (JIBS, MIR, JIM, outros de Gestão) Académicos (JIBS, MIR, JIM, outros de Gestão) Acompanhar as notícias Acompanhar as notícias CNN CNN EuroNews EuroNews RTP, Canal 2, SIC noticias,..., por exemplo RTP, Canal 2, SIC noticias,..., por exemplo Manuel Portugal Ferreira

11 11 Para Desenvolver Competências Nesta Área Ver outras disciplinas e conteúdos Ver outras disciplinas e conteúdos Sociologia Sociologia História História Ciência políticas Ciência políticas Antropologia Antropologia Mesmo o futebol (soccer), baseball,... Mesmo o futebol (soccer), baseball,... O entendimento dos países e povos vem também por outras vias. Discovery channel, National Geographic, Canal de História, etc, etc. O entendimento dos países e povos vem também por outras vias. Discovery channel, National Geographic, Canal de História, etc, etc. Compreender o mundo! Compreender o mundo! Manuel Portugal Ferreira

12 12 Introdução O que é o Marketing Internacional? O que é o Marketing Internacional? Como é que o marketing internacional é diferente do marketing doméstico? Como é que o marketing internacional é diferente do marketing doméstico? Manuel Portugal Ferreira

13 13 O Que é o Marketing International? O processo de planear e conduzir operações entre fronteiras nacionias para criar trocas que satisfaçam os objectivos dos individuos e das organizações. O processo de planear e conduzir operações entre fronteiras nacionias para criar trocas que satisfaçam os objectivos dos individuos e das organizações. Questões Deveria adquirir os fornecimentos do mercado doméstico ou no estrangeiro? Deveria adquirir os fornecimentos do mercado doméstico ou no estrangeiro? Que ajustamentos no marketing serão necessários? Que ajustamentos no marketing serão necessários? Que ameaças da competição global devo esperar? Que ameaças da competição global devo esperar? Como posso tornar essas ameaças em oportunidades? Como posso tornar essas ameaças em oportunidades? Quais são as minhas alternativas estratégicas globais? Quais são as minhas alternativas estratégicas globais? Manuel Portugal Ferreira

14 14 Importância do Comércio Mundial O marketing internacional é importante porque o comércio internacional continua a crescer. O comércio mundial aumentou de $200 biliões para mais de $7 triliões nas últimas 3 décadas O comércio mundial aumentou de $200 biliões para mais de $7 triliões nas últimas 3 décadas A Cortina de Ferro desapareceu e o capitalismo substituiu as anteriores doutrinas económicas A Cortina de Ferro desapareceu e o capitalismo substituiu as anteriores doutrinas económicas As empresas investem à escala mundial As empresas investem à escala mundial Cada vez mais difícil definir de onde os produtos vêm Cada vez mais difícil definir de onde os produtos vêm Novos blocos comerciais estão a emergiu Novos blocos comerciais estão a emergiu Manuel Portugal Ferreira

15 15 Introdução Marketing Marketing Processo de planear e executar a concepção da política de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam os objectivos dos indivíduos e das organizações (não só empresas privadas) Processo de planear e executar a concepção da política de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam os objectivos dos indivíduos e das organizações (não só empresas privadas) Marketing Internacional Foca os recursos da empresa nas oportunidades e ameaças internacionais (globais?) A principal diferença é a abrangência das actividades porque o marketing internacional está direccionado para os mercados fora do mercado doméstico da organização O ambiente Manuel Portugal Ferreira

16 16 Razões para o Marketing Internacional Crescimento Crescimento Acesso a novos mercados Acesso a novos mercados Acesso a recursos Acesso a recursos Sobrevivência Sobrevivência Contra competidores com custos mais baixos (devido ao acesso a recursos) Contra competidores com custos mais baixos (devido ao acesso a recursos) Manuel Portugal Ferreira

17 17 Marketing? (conhecimentos assumidos) Uma das áreas funcionais, que é distinta de outras áreas como finanças, rec. humanos e operações Uma das áreas funcionais, que é distinta de outras áreas como finanças, rec. humanos e operações Os Instrumentos fundamentais no marketing são o produto, preço, distribuição e promoção Os Instrumentos fundamentais no marketing são o produto, preço, distribuição e promoção Marketing é uma actividade que inclui a cadeia de valor da empresa Marketing é uma actividade que inclui a cadeia de valor da empresa A tendência actual é envolver os marketers em todas as decisões value-related – chama-se a isso boundaryless marketing A tendência actual é envolver os marketers em todas as decisões value-related – chama-se a isso boundaryless marketing Manuel Portugal Ferreira

18 18 Boundaryless Marketing O objectivo é eliminar as barreiras de comunicação entre o marketing e as outras áreas funcionais da organização Implementado adequadamente garante que uma orientação de marketing está presente em todas as actividades de criação de valor No fundo, organizações voltadas para o cliente Boundaryless=sem fronteiras Manuel Portugal Ferreira Todos os trabalhadores, em todos os níveis e em todos os departamentos podem estar envolvidos no marketing.

19 19 Objectivo do Marketing Ultrapassar a competição na tarefa de criar valor percebido pelo e para o cliente Ultrapassar a competição na tarefa de criar valor percebido pelo e para o cliente A linha orientadora é sempre a equação de valor: A linha orientadora é sempre a equação de valor: Valor = Benefícos/Preço (dinheiro, tempo, esforço, etc.) Manuel Portugal Ferreira

20 20 Vantagem Competitiva Sucesso sobre os competidores, através da criação de valor (mais valor que os concorrentes) Sucesso sobre os competidores, através da criação de valor (mais valor que os concorrentes) Atingida através da integração e alavancagem das operações em todo o mundo Atingida através da integração e alavancagem das operações em todo o mundo Manuel Portugal Ferreira

21 21 Globalização Globalization is the inexorable integration of markets, nation-states, and technologies to a degree never witnessed before - in a way that is enabling individuals, corporations, and nation-states to reach around the world farther, faster, deeper and cheaper than ever before, and in a way that is enabling the world to reach into individuals, corporations, and nation-states farther, faster, deeper, and cheaper than ever before. Globalization is the inexorable integration of markets, nation-states, and technologies to a degree never witnessed before - in a way that is enabling individuals, corporations, and nation-states to reach around the world farther, faster, deeper and cheaper than ever before, and in a way that is enabling the world to reach into individuals, corporations, and nation-states farther, faster, deeper, and cheaper than ever before. Thomas Friedman Thomas Friedman Recomendo a leitura de: O mundo é plano de Thomas Friedman Manuel Portugal Ferreira

22 22 Indústrias Globais Uma indústria é global se a Uma indústria é global se a posição de uma empresa na indústria posição de uma empresa na indústria de um país é interdependente com de um país é interdependente com a sua posição na indústria de outro país. a sua posição na indústria de outro país. Indicadores de globalização: Indicadores de globalização: Rácio do comércio internacional sobre a produção (output ou PIB) mundial Rácio do comércio internacional sobre a produção (output ou PIB) mundial Rácio do investimento internacional sobre o investimento total mundial Rácio do investimento internacional sobre o investimento total mundial Proporção do rendimento da indústria gerado por empresas que competem em regiões chave do mundo (tipicamente a TRÍADE) Proporção do rendimento da indústria gerado por empresas que competem em regiões chave do mundo (tipicamente a TRÍADE) Manuel Portugal Ferreira

23 23 A questão é que actualmente poucos negócios/actividades são domésticas. A questão é que actualmente poucos negócios/actividades são domésticas. A morte A morte Energia Energia Água Água Bens consumo Bens consumo Bens duradouros Bens duradouros São todas pelo menos internacionais Manuel Portugal Ferreira

24 24 Marketing Internacional: O que é (e não é) Marketing doméstico Estratégia para o mercado alvo Estratégia para o mercado alvo Desenvolvimento do Marketing mix Desenvolvimento do Marketing mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Promoção Promoção Marketing internacional Participação no mercado mundial Participação no mercado mundial Marketing mix Marketing mix Produto: adapt. vs. stand. Produto: adapt. vs. stand. Preço: adapt. vs. stand. Preço: adapt. vs. stand. Promoção: adapt. vs. stand. Promoção: adapt. vs. stand. Distribuição: adapt. vs. stand. Distribuição: adapt. vs. stand. Concentração das actividades de marketing Concentração das actividades de marketing Coordenação das actividades de marketing Coordenação das actividades de marketing Integração actv. de marketing Integração actv. de marketing Manuel Portugal Ferreira

25 25 Marketing Internacional: O que é (e não é) Uma das tarefas fundamentais no marketing internacional é aprender a reconhecer até que ponto os planos e programas de marketing podem ser padronizados em todo o mundo, ou carecem de adaptação. As práticas de marketing variam de país para país porque os países e as pessoas são diferentes. Estas diferenças significam que o que resultou num país não vai necessariamente resultar em outro país (i.é, pode ou não resultar). As preferências dos consumidores, competidores, canais de distribuição e media diferem de país para país. Manuel Portugal Ferreira

26 26 Marketing Internacional: O que é (e não é) Marketing internacional não significa ter negócios nos mais de 200 países do mundo Marketing internacional não significa ter negócios nos mais de 200 países do mundo Marketing internacional significa alargar os horizontes para perspectivar o mundo no seu todo, para detectar oportunidades e ameaças Marketing internacional significa alargar os horizontes para perspectivar o mundo no seu todo, para detectar oportunidades e ameaças Manuel Portugal Ferreira

27 27 Padronização vs. Adaptação Globalização (padronização) Globalização (padronização) Desenvolver produtos padronizados (estandardizados) que serão comercializados em todo o mundo usando um marketing mix padronizado Desenvolver produtos padronizados (estandardizados) que serão comercializados em todo o mundo usando um marketing mix padronizado É a essência do mass marketing É a essência do mass marketing Localização global (global localization) (adaptação) Localização global (global localization) (adaptação) Misturar adaptação e padronização de modo a minimizar os custos enquanto se maximiza a satisfação Misturar adaptação e padronização de modo a minimizar os custos enquanto se maximiza a satisfação É a essência da segmentação É a essência da segmentação Expressa em think globally, act locally Expressa em think globally, act locally Manuel Portugal Ferreira

28 28 Marketing Internacional Padronizado Vantagens Reduz custos de marketing Reduz custos de marketing Facilita o controlo centralizado do marketing Facilita o controlo centralizado do marketing Eficiência na I&D Eficiência na I&D Economias de escala na produção Economias de escala na produção Reflecte a tendência para um mercado global (??) Reflecte a tendência para um mercado global (??) Desvantagens Ignora que os produtos são usados de formas diferentes Ignora diferenças nas leis locais Ignora diferenças nos comportamentos dos consumidores Impede iniciativas de marketing locais Ignora outras diferenças nos mercados locais Manuel Portugal Ferreira

29 29 Marketing Internacional Adaptado Vantagens Reflecte diferentes condições de uso dos produtos Reflecte diferentes condições de uso dos produtos Reconhece diferenças legais Reconhece diferenças legais Conta com comportamentos diferentes dos consumidores Conta com comportamentos diferentes dos consumidores Promove iniciativas de marketing locais Promove iniciativas de marketing locais Tem em consideração outras diferenças entre mercados Tem em consideração outras diferenças entre mercados Desvantagens Aumenta os custos de marketing Impede/dificulta a centralização do controlo do marketing Cria ineficiência na I&D Reduz economias de escala na produção Ignora as tendências para a criação de um mercado global mais uniformizado Manuel Portugal Ferreira

30 30 Padronização e Adaptação Vender o produto como é internacionalmente Vender o produto como é internacionalmente Ex.: as bolachas Oreo vendem em países Ex.: as bolachas Oreo vendem em países Modificar o produto para os diferentes países/regiões Modificar o produto para os diferentes países/regiões Ex.: Coca Cola – doçura, cafeina, etc Ex.: Coca Cola – doçura, cafeina, etc Desenhar novos produtos para os mercados externos Desenhar novos produtos para os mercados externos Ex.: McDonalds – arroz de frango (Singapura), McFiesta (Paraguai), McKroket (Holanda), Tarte de caril (Hong Kong) Ex.: McDonalds – arroz de frango (Singapura), McFiesta (Paraguai), McKroket (Holanda), Tarte de caril (Hong Kong) Incorporar todas as diferenças num produto direccionado para o mercado global Incorporar todas as diferenças num produto direccionado para o mercado global Manuel Portugal Ferreira

31 31 A Considerar na Padronização Desenvolvimento económico Desenvolvimento económico Ex: rendimento per capita simplificar o produto/produzir produto mais barato, reduzir tamanho da embalagem Ex: rendimento per capita simplificar o produto/produzir produto mais barato, reduzir tamanho da embalagem Clima e geografia Clima e geografia Ex.: calor, humidade. Distância, modos de transporte embalagem Ex.: calor, humidade. Distância, modos de transporte embalagem Cultura Cultura Ex.: diferentes preferências e gostos bens alimentares, cores Ex.: diferentes preferências e gostos bens alimentares, cores Legislação Legislação Ex.: poluição, segurança, rotulagem, marca design, embalagem, marca Ex.: poluição, segurança, rotulagem, marca design, embalagem, marca Língua Língua Ex: tradução das instruções, marca, rotulagem Ex: tradução das instruções, marca, rotulagem Literacia Literacia Ex.: design da embalagem e instruções Ex.: design da embalagem e instruções Manuel Portugal Ferreira

32 32 Manuel Portugal Ferreira

33 33 Opel Corsa Vendido em 80 países, manufacturado em 16 fábricas em 5 continentes Vendido em 80 países, manufacturado em 16 fábricas em 5 continentes Padronização Padronização Arquitectura e engenharia comuns Arquitectura e engenharia comuns Cerca de 40% das características do Corsa são padronizadas Cerca de 40% das características do Corsa são padronizadas Factores que influenciam Factores que influenciam Necessidade global por carros pequenos (excepto EUA) Necessidade global por carros pequenos (excepto EUA) Plataforma comum permitiu à GM reduzir os custos de produção Plataforma comum permitiu à GM reduzir os custos de produção Manuel Portugal Ferreira

34 34 GM Opel Corsa Adaptação Adaptação Características Características Cada região escolhe motor diferente, transmissão, suspensões, etc Cada região escolhe motor diferente, transmissão, suspensões, etc EX.: Brasil EX.: Brasil Retirou todas as componentes de segurança requiridos na Europa para baixar os custos Retirou todas as componentes de segurança requiridos na Europa para baixar os custos Adicionou um motor de 1.0L para tirar partido dos benefícios fiscais para motores de baixa cilindrada Adicionou um motor de 1.0L para tirar partido dos benefícios fiscais para motores de baixa cilindrada Marca Marca Vauxhall Corsa, Chevrolet Corsa, Buick Sail, Holden Barina Vauxhall Corsa, Chevrolet Corsa, Buick Sail, Holden Barina Manuel Portugal Ferreira

35 35 Manuel Portugal Ferreira

36 36 A Importância do Marketing Global Para as empresas Norte-Americanas cerca de 75% do potencial de vendas está fora dos EUA. Para as empresas Norte-Americanas cerca de 75% do potencial de vendas está fora dos EUA. Exemplo: cerca de 90% dos rendimentos da Coca-Cola são gerados fora dos EUA Exemplo: cerca de 90% dos rendimentos da Coca-Cola são gerados fora dos EUA Para as empresas Japonesas cerca de 85% do mercado potencial está fora do Japão. Para as empresas Japonesas cerca de 85% do mercado potencial está fora do Japão. Para as empresas Alemãs e dos países da UE cerca de 94% do potencial está fora dos seus mercados domésticos. Para as empresas Alemãs e dos países da UE cerca de 94% do potencial está fora dos seus mercados domésticos. Manuel Portugal Ferreira

37 37 Orientação da Gestão Etnocêntrica Regiocêntrica Policêntrica Geocêntrica A questão: Qual é a unidade de análise? Manuel Portugal Ferreira

38 38 No fundo A orientação de gestão está relacionada com a questão da Padronização ou Adaptação A orientação de gestão está relacionada com a questão da Padronização ou Adaptação Devem as empresas adoptar uma perspectiva etnocêntrica? Devem as empresas adoptar uma perspectiva etnocêntrica? Policêntrica? Policêntrica? Geocêntrica? Geocêntrica? Manuel Portugal Ferreira

39 39 Orientação da Gestão O etnocentrismo é, às vezes, associado com arrogância nacional ou assunção de superioridade nacional. O gestor tende a ver apenas as semelhanças entre os mercados e assume que os produtos e práticas com sucesso no mercado doméstico serão bem sucedidos nos mercados externos. Policentrismo descreve a crença ou assunção que cada país é único. Cada subsidiária desenvolve o seu negócio e a sua estratégia de marketing própria. O termo multinacional é usado para descrever esta situação. Etnocêntrica: O país de origem é superior Vê as semelhanças nos países externos Policêntrica: Cada país é único. Vê as diferenças nos países estrangeiros Manuel Portugal Ferreira

40 40 Orientação da Gestão Numa empresa com uma orientação regiocêntrica, a região torna-se a unidade geográfica relevante. O objectivo da Gestão é desenvolver uma estratégia integrada regional. Uma empresa com uma orientação geocêntrica vê o mundo inteiro como o mercado potencial e esfroça-se por desenvolver estratégias mundiais integradas. Regiocêntrica: Vê as semelhanças e diferenças numa região É etnocêntrica ou policêntrica na sua visão do resto do mundo Geocêntrica: Visão mundial Vê as semelhanças e diferenças entre o próprio país e países externos Manuel Portugal Ferreira

41 41 Factores que Afectam a Integração Global e o Marketing Internacional Factores que facilitam Factores que facilitam Acordos económicos regionais (os blocos: NAFTA, UE,…) Acordos económicos regionais (os blocos: NAFTA, UE,…) Necessidades e preferências dos mercados Necessidades e preferências dos mercados Tecnologia Tecnologia Melhorias nos transportes e comunicações Melhorias nos transportes e comunicações Custos de desenvolvimento dos produtos Custos de desenvolvimento dos produtos Qualidade Qualidade Tendência económicas mundiais Tendência económicas mundiais Oportunidades para alavancagem Oportunidades para alavancagem Factores que restringem Diferenças entre os mercados/países Miopia dos gestores Cultura organizacional Controlos nacionais Movimentos de oposição à globalização Manuel Portugal Ferreira

42 42 Desafios Internacionais O que é que eu posso fazer? Estar preparada para desenvolver respostas activas Estar preparada para desenvolver respostas activas Desenvolver novas estratégias Desenvolver novas estratégias Desenvolver novos planos Desenvolver novos planos Adaptação a novos ambientes e mercados Adaptação a novos ambientes e mercados Tarefas do gestor de marketing Planear e executar programas que garantam uma vantagem competitiva a longo prazo para a empresaPlanear e executar programas que garantam uma vantagem competitiva a longo prazo para a empresa Determinar os mercados alvoDeterminar os mercados alvo Gerir o marketing mix de modo a melhor satisfazer as necessidades de cada mercado alvoGerir o marketing mix de modo a melhor satisfazer as necessidades de cada mercado alvo Manuel Portugal Ferreira

43 43 O Processo Fases no processo de marketing Análise: Recolher dados – fontes primárias e secundárias, internas e externas, formais e informais. Examinar dados para detectar oportunidades de aplicar os recursos da empresa para obter uma vantagem competitiva. Análise: Recolher dados – fontes primárias e secundárias, internas e externas, formais e informais. Examinar dados para detectar oportunidades de aplicar os recursos da empresa para obter uma vantagem competitiva. Planear: Desenvolver um plano de marketing que inclua uma análise da situação, objectivos, estratégias a longo prazo, estimativas de custos e lucros, etc. Planear: Desenvolver um plano de marketing que inclua uma análise da situação, objectivos, estratégias a longo prazo, estimativas de custos e lucros, etc. Implementação: Tomar acções para por o plano em acção. Ajustar as actividades de implementação de acordo com as alterações nas condições do mercado. Implementação: Tomar acções para por o plano em acção. Ajustar as actividades de implementação de acordo com as alterações nas condições do mercado. Controlo: Avaliar rentabilidade, e eficiência para monitorizar os sucessos e fracassos do plano. Controlo: Avaliar rentabilidade, e eficiência para monitorizar os sucessos e fracassos do plano. Manuel Portugal Ferreira

44 44 Marketing Distribuição Política de Distribuição Distribuição Política de Distribuição Preço Política de Preço Preço Política de Preço Promoção Política de Comunicação Promoção Política de Comunicação Produto Política de Produto Produto Política de Produto Mercado alvo Manuel Portugal Ferreira

45 45 FIM por hoje Manuel Portugal Ferreira


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