A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
                        PROFª MS Celia Regina Pampani Borgo

2 FASCÍCULOS CONTEÚDO 1 NÚMEROS NATURAIS 2
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS 3 ESPAÇO E FORMA 4 FRAÇÕES 5 GRANDEZAS E MEDIDAS 6 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 7 RESOLVER PROBLEMAS: O LADO LÚDICO DO ENSINO DE MATEMÁTICA 8 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

3 COMPLETE A FRASE Avaliar para...

4 JUSSARA HOFFMAN “Avaliar para promover a aprendizagem.”
Avaliar é uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Para avaliar é necessário estabelecer relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos da aprendizagem.

5 Analisar as tarefas avaliativas.
CONCLUSÃO Analisar as tarefas avaliativas. O papel dos professores como mediadores em vários momentos da sala de aula. Estudar as estratégias de ensino para promover a recuperação dos alunos, a elaboração de testes e os registros de avaliações.

6 AVALIAÇÃO DOS TUTORES E DOS PROFESSORES CURSISTAS
Pag tutor Pag professor

7 Parte 2: Registro e portfólio e a avaliação de aprendizagem
Sobre o portfólio: O tutor vai ter seu portfólio e o cursista terá o seu. O portfólio é o instrumento de avaliação do progresso da didática do professor. Ao final do programa haverá um workshop, no qual serão expostos os portfólios para finalizar o processo de avaliação dos tutores e cursistas.

8 Parte 2: Registro e portfólio cont.
O portfólio será uma “memória” do trabalho realizado durante o curso, portanto é importante registrar logo após o término do fascículo. No portfólio deverá constar as atividades selecionadas destes avanços. No portfólio deverá ter o relatório do cursista justificando o motivo de ter escolhido tal atividade, tanto a que deu certo quanto a que não deu. No relato deve apresentar o conteúdo que a atividade trata, por exemplo: adição.

9 Parte 2: Registro e portfólio cont
Na capa do portfólio deverá conter a identificação do cursista. Na primeira folha do portfólio constará a “Memória da vida profissional” do cursista que deverá ser finalizada com suas expectativas do curso Pró-Letramento. Cada portfólio deverá ter sua singularidade em termos de conteúdo: Plano de aula (p.23- professor); sequência didática, atividade, projeto ou avaliação, produção do aluno. No portfólio deverá conter as “Considerações finais”.

10 ORIENTAÇÕES PARA O PORTFÓLIO
PROFESSOR CURSISTA PROFESSOR TUTOR FICHA DO PROFESSOR CURSISTA

11 RELATÓRIO DO TUTOR O relatório irá colaborar com uma análise sobre o desenvolvimento de cada fascículo. As datas serão posteriormente divulgadas pela coordenação. Estudar “Relatório do Tutor”.

12 PARTES: 1 E 3 Para terminar o “Roteiro de trabalho individual” do fascículo 8 (pag. 13-cursista e pag.154- tutor): Parte 1: Avaliação coletiva Parte 3: Avaliação como forma de inclusão

13 DINÂMICA DOS FASCÍCULOS
ETAPAS OBJETIVO PENSANDO JUNTOS: Fecha o capítulo anterior focando as atividades individuais (tirar dúvidas, comparar tarefas e refletir em grupo. TRABALHANDO EM GRUPO Abre novo fascículo no encontro presencial para aguçar o estudo da quinzena seguinte (propor reflexões sobre atividades selecionadas para o trabalho individual). ROTEIRO DE TRABALHO INDIVIDUAL Aprofundamento do estudo dos conteúdos e o questionamento da própria prática educacional (Registre seus estudo para ser a base nos encontros presenciais e servirá para sua avaliação) NOSSAS CONCLUSÕES “Fecho” do encontro: síntese, reflexão e produção individuais e coletivas realizadas no decorrer do fascículo

14 Desenvolvimento do “Roteiro de trabalho para o encontro” do fascículo 8,
pag. 7- professor e pag.140- tutor

15 Dinâmica: Quem somos nós?
Dividir o grupo em subgrupos de 5 participantes Solicitar que realizem uma escultura com um pedaço de folha de papel alumínio que colabore na responda da seguinte pergunta: Quem somos nós? Tendo por base sua carreira profissional aliada a formação continuada. Um participante por grupo deverá responder a pergunta com apoio na escultura construída.


Carregar ppt "Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google