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III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.

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Apresentação em tema: "III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo."— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo

2 Eixo Temático EAD como estratégia para a implementação de políticas públicas.

3 Relato de Experiênc ia Mapeamento de Competências de tutores em uma Escola de Administração Pública: Subsídios para investimentos em ações formativas. Fátima Bruno Faria Universidade de Brasília Tarcilena Polisseni ENAP Marisa Pina ENAP Rio de Janeiro, outubro de 2010

4 Objetivo Geral Identificar competências fundamentais para o exercício da função de tutor em cursos a distância promovidos pela ENAP, visando a formulação de ações de capacitação.

5 Contexto Preocupação da ENAP em empreender ações formativas para colaboradores que melhor os qualifiquem a atuar em sintonia com a missão da Escola: “desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas”. Capacitação orientada por competências, conforme Decreto 5.707\2006.(PNDP).

6 “Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores em prol do alcance dos objetivos institucionais.” Decreto 5.707/2006 Competências

7 “Um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.” Fleury (2002) Competências

8 EAD Voltada para a aprendizagem de adultos. Vinculada a princípios educacionais como a aprendizagem aberta e a educação permanente. Tutor Trabalha com mídias e inovação tecnológica. Necessita apresentar competências diferenciadas dos docentes tradicionais. Contexto

9 Pensar EAD como inovação implica reflexão criteriosa sobre as competências do tutor. Adequar a capacitação às reais necessidades desse docente, mediante a prospecção de competências essenciais para o exercício da função, torna-se fundamental.

10 Aspectos Metodológicos Público- alvo 70 tutores atuantes na ENAP Amostra 48 respondentes (68,6%) Coleta de dados pesquisa documental entrevistas semi-estruturadas individuais e em grupo grupo focal questionário: (i) análise de juízes; (ii) validação estatística: análises fatorial e de consistência interna dos itens; (iii) estatísticas descritivas. Pesquisa - Fev/Set 2010

11 Documentos relacionados Projeto Técnico-Pedagógico para a EAD na ENAP Roteiro de Orientação ao Professor Tutor Roteiro de Orientação ao Coordenador de Curso Referenciais Orientadores da Proposta Educacional da ENAP

12 Questão norteadora “O que um tutor deve ser capaz de fazer para atuar com qualidade nos cursos a distância promovidos pela ENAP?”

13 Collins e Berge (1996) consideram as competências para o exercício da tutoria sob quatro dimensões : Gerencial Técnica Social Pedagógica Competências na Tutoria

14 DimensãoDescrição Gerencial Capacidade de estimular o vínculo entre os participantes e a instituição, informando diretrizes, negociando regras, resolvendo questões pertinentes ao curso e avaliando resultados, além de planejar e propor estratégias para alcançar os objetivos esperados. Técnica Capacidade de valer-se, com maestria, dos recursos tecnológicos existentes no ambiente virtual de aprendizagem e de orientar os participantes sobre a correta utilização desses recursos. Social Capacidade de fomentar ambiente que estimule e favoreça a aprendizagem, motivando os participantes, oferecendo apoio e acompanhamento durante todo o curso e estabelecendo clima propício para a manifestação de inquietações e de dúvidas. Pedagógica Capacidade para zelar pelo bom andamento do curso, estimulando e facilitando o acesso dos participantes aos conteúdos, garantindo espaço para a participação de todos, estimulando o pensamento crítico, auxiliando os aprendizes na busca por fontes alternativas de informações e reflexão e mediando fóruns e chats em função da potencialização do processo de ensino-aprendizagem.

15 DimensãoDescrição Gerencial Capacidade do tutor em estimular o vínculo entre os participantes e a instituição, informando diretrizes, negociando regras, resolvendo questões pertinentes ao curso e avaliando resultados, além de planejar e propor estratégias para alcançar os objetivos esperados. Técnica Capacidade de valer-se, com maestria, dos recursos tecnológicos existentes no ambiente virtual de aprendizagem e de orientar os participantes sobre a correta utilização desses recursos. Social Capacidade de fomentar ambiente que estimule e favoreça a aprendizagem, motivando os participantes, oferecendo apoio e acompanhamento durante todo o curso e estabelecendo clima propício para a manifestação de inquietações e de dúvidas. Pedagógica Capacidade para zelar pelo bom andamento do curso, estimulando e facilitando o acesso dos participantes aos conteúdos, garantindo espaço para a participação de todos, estimulando o pensamento crítico, auxiliando os aprendizes na busca por fontes alternativas de informações e reflexão e mediando fóruns e chats em função da potencialização do processo de ensino-aprendizagem. Atuação no Serviço Público Capacidade para adequar a atuação como tutor às especificidades do setor público, demonstrando conhecimento da legislação e das características dos ambiente de trabalho utilizados por esse segmento.

16 Grau de escolaridade dos tutores Resultados

17 Dimensão Pedagógica Resultados – Lacuna de competência

18 Dimensão Gerencial Resultados – Lacuna de competência

19 Dimensão Técnica Resultados - Lacuna de competência

20 Dimensão Atuação no Serviço Público Resultados – Lacunas de competência

21 O instrumento de medida para competências de tutores de cursos a distância mostrou-se valiosa ferramenta para diagnóstico de lacunas de competências. Necessidade de alinhamento do Programa da Formação de Tutores da ENAP a todas as competências mapeadas. Considerações Finais

22 Do ponto de vista da produção científica, o estudo avança no sentido de disponibilizar um instrumento que pode ser adaptado para outras realidades. Sugere-se a aplicação do instrumento em outras escolas de governo, a fim de se obter um maior número de respondentes que permita a realização da análise fatorial para verificar se a estrutura fatorial hipotetizada se confirma. Considerações Finais

23 Obrigada. Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora Geral de Educação a Distância


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