A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP

2 Educação & Educação Física Direito de Todos! Direito de Todos! Exemplo e Compromisso (Família e Estado) Exemplo e Compromisso (Família e Estado) Ler e escrever bem! Ler e escrever bem!

3 EDUCAÇÃO FÍSICA POLÍTICA… GINÁSTICA… SAÚDE… MEDICINA… ESCOLA… EDUCAÇÃO… ESPORTE… ?

4 O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

5 O Elo Perdido: Homem de Toumai Fóssil de 7.000.000 de anos Macaco Hominídeo Bípede Pressão Evolutiva: Australopithecus Afaerensis (Lucy) Homo habilis: primeiras ferramentas de ferro 10.000.000 a.C. 6.000.000 a 2.000.000 a.C.

6 1,7.000.000 a.C. a 500.000 a. C. Domínio do Fogo Conquista do Mundo: Homo erectus África Europa Ásia

7 Neanderthal Homo Sapiens Europa Adaptação (Darwin) Armas e ferramentas mais avançadas Armas e ferramentas mais avançadas Técnica e Cultura Técnica e Cultura 200.000 a 10.000a.C. 200.000 a 10.000a.C.

8

9 Homo Sapiens Nascem as civilizações: Mesopotâmia Os Sumérios criam a escrita Mesopotâmia Os Sumérios criam a escrita 10.000a.C. a 3000 a.C. 10.000a.C. a 3000 a.C.

10 ± 3000 a.C.

11 Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

12 Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

13 Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

14 Homo Porcus 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP 2011 d.C. – Curso de Educação Física CEAP

15 Educação Física Educação Física Cultura Corporal de Movimento: Cultura Corporal de Movimento: Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica. Manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos, historicamente produzidos e usufruídos pela sociedade, e definidas como: jogo, esporte, dança, luta e ginástica. Neira, 2003

16

17

18

19

20

21 Grécia Antiga

22 Leônidas nas Termópilas, Jacques David, 1814, Louvre, Paris. Batalha das Termópilas 480 a. C.

23 Sócrates: 479 a 399 a. C. Sócrates: 479 a 399 a. C. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. Platão: 427 a 347 a. C. Platão: 427 a 347 a. C. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. Aristóteles: 384 - 322 a.C. Aristóteles: 384 - 322 a.C. “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”. “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”.

24 Alexandre O Grande 356 a 323 a. C.

25 OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE – 2500 a. C. Citius, Altius, Fortius Citius, Altius, Fortius

26 Roma Século I a. C. à V d.C.

27 Idade Média Século V ao XV

28 1712 A 1778 ROUSSEAU

29 Olimpíadas da Era Moderna 1896 a. D.

30 Jesse Owens (1913-1982)

31 Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); Desporto como prática Higienista (Saúde, Pureza da Raça); 1º Paradigma: Perspectiva do Rendimento  Desporto como prática Militarista (Saúde, Defesa da Pátria, Inclusão no Mundo Capitalista)

32 Desporto como prática pedagogicista (Desenvolvimento, fora da dicotomia Corpo Mente) (1945-1964) 2º Paradigma: Prática Esportiva como Direito de Todos

33 Desporto de Alto Rendimento Desporto de Alto Rendimento Carta Internacional de Educação Física e do Desporto. UNESCO 1978-1979  Desporto Educacional  Desporto Participativo

34 1. Desporto Educacional Direito de todos. Direito de todos. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Competências: compreensão de fenômenos, domínio da linguagem, resolução de problemas, argumentação, participação solidária. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Desenvolvimento de Habilidades Motoras Básicas: Locomoção; Manipulação; Combinações. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Movimentos de estabilidade e equilíbrio. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Perspectivas da Cultura Corporal e da Aptidão Física relacionada à Saúde. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade. Respeito à individualidade, criatividade e expressividade.

35 2. Desporto Participativo Direito de todos. Regras adaptadas à realidade local. 3. Desporto de Rendimento (Performance) Direito ao acesso. Habilidades motoras especializadas e/ou esportivas. Influenciadores: Maturação Biológica, Meio Ambiente.

36 “ A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita”. Gandhi

37 We don’t need more trouble! What we need is love! Bob Marley


Carregar ppt "Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google