A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
AULA 7 – COLUNAS DE DESTILAÇÃO PROF. MSc. ROBÉRIO ALVES SIQUEIRA

2 DESTILAÇÃO É um processo na qual uma mistura de dois ou mais substâncias (no estado líquido ou vapor) é separada em frações com a pureza desejada através da colocação e retirada de calor A Destilação é baseada no principio de que uma mistura em equilíbrio liquido vapor o seu estado vapor será mais rico nos componentes que têm ponto de bolha mais baixo. Conseqüentemente, quando este vapor é refrigerado e condensado, o condensado será mais rico em componentes que têm ponto de bolha mais baixo. A destilação é a técnica de separação mais comum; A destilação consome quantidades grandes de energia, para refrigerar e aquecer o sistema; Pode contribuir com mais de 50% dos custos de operação da planta;

3 DESTILAÇÃO

4 DESTILAÇÃO

5 Principais Componentes da Coluna de Destilação

6 DESTILAÇÃO Servem para separar ou absorver componentes de misturas homogêneas. A separação é feita por meio da destilação, daí o nome de torre de destilação. A absorção é feita em torres absorvedoras, com finalidade de separar produtos corrosivos ou indesejáveis no produto final. Torres extrativas, Retificadoras, Fracionadoras, etc. Existem duas classes fundamentais de tipos de torres: – Torres de Pratos ou Bandejas; – Torres Recheadas.

7 DESTILAÇÃO

8 DESTILAÇÃO

9 DESTILAÇÃO TORRE DE BANDEJAS
É composta de um casco cilíndrico vertical, com duas calotas, normalmente elipsoidais. No interior, são montadas as bandejas espaçadas umas das outras, em número variado de acordo com a função da torre. A altura e o diâmetro da torre são determinadas em função do volume dos vapores e dos líquidos. Nas torres de destilação, o líquido entra lateralmente na parte inferior, os produtos vaporizados sobem através das bandejas e borbulham num nível de líquido que se forma em cada bandeja. O líquido por sua vez, após a formação do nível, escoa por vertedores laterais ou centrais, formando-se assim duas correntes, uma descendente de líquido e outra ascendente de vapor e gases.

10 DESTILAÇÃO

11 DESTILAÇÃO

12 DESTILAÇÃO

13 Como o líquido e o vapor fluem em uma Coluna de Bandeja
DESTILAÇÃO Como o líquido e o vapor fluem em uma Coluna de Bandeja

14 DESTILAÇÃO TORRES RECHEADAS
São torres que contêm elementos de diversas formas ou recheios ao invés de bandejas, cuja finalidade é prover uma grade área que, em operação, funciona como superfície de contato entre líquido e vapor. Da mesma forma que nas torres de bandejas, os vapores são ascendentes e o líquido descendente. Nos últimos anos, as refinarias têm substituído regiões com bandejas nas torres de vácuo, por leitos recheados, com a finalidade de reduzir a queda de pressão e aumentar, conseqüentemente, o rendimento do processo. RECHEIOS Um bom recheio, deve possuir as seguintes características: – Apresentar grande superfície interfacial,entre líquido e vapor; – Ser quimicamente inerte para os fluidos processados; – Possuir boa resistência mecânica, a fim de evitar quebras; – Ser de baixo custo.

15 DESTILAÇÃO

16 DESTILAÇÃO

17 DESTILAÇÃO SUPORTE DE RECHEIO
O suporte de recheio deve ser robusto, a fim de resistir ao peso do mesmo e aos esforços resultantes da circulação dos processos durante a operação. Entretanto, deve ter também uma grande área livre para permitir a passagem do líquido, sem causar inundação da torre. Os tipos mais usados, são: a) Grades de aço e b) Placas de aço perfuradas

18 DESTILAÇÃO

19 DESTILAÇÃO

20 DESTILAÇÃO


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google