A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005."— Transcrição da apresentação:

1 CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005

2 DADOS DO ARTIGO Número: 310 Título: Performance Variations of Existing Distance Protection Relays Due to FACTS Installations Autoria: Jongyun Choi (choris007@hyosung.com) et alchoris007@hyosung.com País: República da Coréia

3 OBJETIVO Avaliar o desempenho da proteção de distância existente frente à inserção de UPFC (unified power flow controler) em um par de linhas de transmissão. Um único UPFC está em série com o par de linhas. UPFC Os relés sob análise estão nos terminais da direita “olhando” para o UPFC. O UPFC utiliza tensão fase-terra de barra e, por meio de eletrônica de potência, insere tensão em série com o par de linhas, fazendo variar a impedância equivalente entre as duas barras. O seu enrolamento série introduz uma reatância (10% da reatância de cada linha), que só se anula mediante o contorno (by-pass) do equipamento.

4 DESTAQUES O estudo foi efetuado para condições estáticas de fluxo de potência e condições de falta interna e externa ao par de linhas, avaliando o funcionamento dos dispositivos de contorno por tiristores e por disjuntor. As variações da impedância medida em condições estáticas mos- traram-se muito afastadas da região de atuação dos relés. Não há risco de operação incorreta, qualquer que seja a modalidade de controle praticada no UPFC. Só em um caso em que o contorno do UPFC não é chaveado (falta externa distante) é que se comprovou a necessidade de alterar os ajustes de terceira zona. Há recomendação para mudar ajuste da primeira zona em função da reatância série do UPFC.

5 DÚVIDAS Não ficou claro o tipo de mudança efetuada nos ajustes da terceira zona. Não ficou claro porque os ajustes da primeira zona devem ser alterados em função da reatância série do UPFC. Nada foi mencionado a respeito de eventuais variações de alcance da primeira zona dos loops de falta fase-neutro em função das imperfeições de compensação de seqüência zero própria, visto que tanto a reatância pura do UPFC quanto as tensões inseridas introduzem erros não compensáveis.

6 CONCLUSÕES O uso de UPFC não introduziu maiores dificuldades na proteção de distância do par de linhas.

7 RESPOSTAS ÀS QUESTÕES DO REP NÚMERO DA QUESTÃO: 12 CONTEÚDO DA QUESTÃO: Have there been any problematic issues relating to the use of UPFCs experienced by other utilities and what solutions are available to mitigate against the problems? RESPOSTA: - Ainda não há UPFC no Brasil.


Carregar ppt "CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google