A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ORIGEM DO CARNAVAL E O COMPROMISSO DOS PAIS DIANTE DOS FILHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ORIGEM DO CARNAVAL E O COMPROMISSO DOS PAIS DIANTE DOS FILHOS."— Transcrição da apresentação:

1 A ORIGEM DO CARNAVAL E O COMPROMISSO DOS PAIS DIANTE DOS FILHOS

2 QUAL É A ORIGEM DO CARNAVAL? O papa Gregório I, em 604 dc, organizou uma festa para que os fiéis de sua igreja saíssem da rotina da vida cotidiana; Mas só em 1091 que o papa Urbano II estipulou que quarta feira de cinza seria o início da quaresma (período de 40 dias de jejum e provações de Jesus no deserto). Ele percebeu que aumentou muito o consumo de carne de seus fiéis nesse período para compensar as privações dos prazeres mundanos. Então este papa proibiu comer carne e qualificou o ato de dias do adeus a carne que em italiano se diz: carne vale ou carnevale.

3 O carnaval é uma festa LUSO-AFRO-AMERINDIA com influência francesa: PORTUGAL: comedia teatral, rei momo, tocados de bumbo, cuíca e reco-reco. ITÁLIA: comédia italiana, colombinas, pierros e arlequins; FRANÇA: deram origem aos desfiles de fantasias.

4 4 A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de seu passado milenar. A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de seu passado milenar. Nascer, viver, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei. Nascer, viver, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei. I ntrodução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter I ntrodução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves. Oliveira Alves.

5 A educação não começa no berço e nem termina no túmulo, mas antecede o nascimento e sucede à morte do corpo físico. Rocha,Cecília. Pelos caminhos da evangelização. FEB, CARL GUSTAV JUNG SOMBRA_ tudo que não tem o desejo de ser; PERSONA_ é a máscara de como queremos ser vistos pelo outro. E é nas festas de carnaval onde : tudo se permite que estas sombras aparecem. tudo se permite que estas sombras aparecem. 5

6 Pode-se considerar como missão a paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro.... Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem. O L.E, Parte 2ª, Capítulo X.

7 208. Os Espíritos dos pais não exercem influência sobre os filhos após o nascimento destes? Exercem, e muito pois já dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso recíproco. Pois bem, os Espíritos dos pais têm a missão de desenvolver os dos filhos pela educação: isso é para eles uma tarefa. Se nelas falharem serão culpados. O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. FEB. 7

8 8 110 –Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra? A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. O Consolador, Emmanuel.

9 M. FILOMENO DE MIRANDA – DIVALDO FRANCO As causas básicas das evasões humanas à responsabilidade jazem nos conflitos espirituais do ser, que ainda transita pelas expressões do primarismo da razão. Não consegue conquistar-se a si mesmo e desequilibra-se com facilidade e foge na busca de alcoólicos, tabacos, drogas alucinógenas de natureza tóxica. Atado a retaguarda, mantém-se psiquicamente atado aos sítios, nem sempre felizes onde estagiou no além-túmulo.

10 A EVANGELIZAÇÃO é uma preparação para a vinda de Espíritos que deverão integrar, no futuro, as fileiras do Espiritismo, no mundo, erguer a bandeira do Amor Crístico em toda parte. Paiva, Maria Cecília. Garimpeiros do além. Pelos Espíritos Bezerra de Menezes e outros

11 11 O ajustamento das relações familiares se dá:... Purificando emoções,...renovando impulsos,...partilhando compromissos ou aprimorando relações afetivas de alma para alma. (André Luiz, Evolução em dois mundos) Tudo o que cuidamos dura mais! Sentimentos de alegria, otimismo, segurança afetiva > relação madura.

12 12 Hierarquia e Obediência Hierarquia e Obediência X Auto-educação dos Pais X Auto-educação dos Pais Diálogo e Amor Diálogo e Amor Dora Incontri. Dora Incontri.

13 13... O momento não é de estagnação diante dos problemas familiares, mas sim de fé, esperança e ação educativa. Salles, Adeílson. Cartas à Família. Maria Máximo e Maria Modesto Cravo.

14 EVANGELHO NO LAR Dedica uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa. Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita. Franco, Divaldo. S.O.S. Família. Joanna de Ângelis. 14

15 (...) Auxiliemos a plantação do Cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada amanhã. Francisco Candido Xavier. Temas da Vida: O Evangelho no Lar. Bezerra de Menezes 15

16

17 Quando o ensinamento do Mestre vibra entre quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum. Francisco Candido Xavier. Luz no Lar, Autores diversos, 85. Ed. Rio de Janeiro: FEB,


Carregar ppt "A ORIGEM DO CARNAVAL E O COMPROMISSO DOS PAIS DIANTE DOS FILHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google