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Seminário de Gestão Contemporânea das Organizações

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Apresentação em tema: "Seminário de Gestão Contemporânea das Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Gestão Contemporânea das Organizações
PROF:EDUARDO BOHRER

2 EQUIPE: Alonso Bernardino dos Santos Andréa de Souza Batista Chaves
Ediany Nepomuceno Lima Edinalva Abreu de Oliveira Jocasta Marques Alves Naiara Bárbara Passos de Souza

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4 O que é responsabilidade socioambiental?
É a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceituação de responsabilidade socioambiental.

5 Conceitos O conceito de Responsabilidade socioambiental, segundo o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, é um compromisso permanente por parte dos empresários na adoção de uma postura e ações de mercado éticas.

6 Pode ser entendida também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas.
É um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais.

7 Corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma, que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço.

8 Evolução Histórica A partir da Revolução Industrial ocorrida na Europa no século XIX, a utilização de materiais, dos recursos naturais e a emissão de gases poluentes foram desenfreados. Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, teve início por volta da década de

9 Continuação... O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70.
O conceito de Responsabilidade socioambiental deu seus primeiros passos na Constituição de Weimar. Em 1972, a ONU gerou a resolução 1721 do Conselho Econômico e Social, e no ano seguinte, o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

10 Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum), também conhecido como Relatório Brundtland. Em 1992 foi criado o Prêmio ECO Empresa e Comunidade da Câmara Americana de Comércio de São Paulo. O Pacto Global foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

11 Uma nova visão... A Responsabilidade socioambiental começa a ser vista como algo presente no dia a dia das empresas.

12 Ferramenta de gestão ambiental: ISO 14000
O que é a ISO? É a Organização Internacional de Normatização, com sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente. 

13 O menu da Responsabilidade Socioambiental (Ashley et al 2002).

14 Parâmetros da (RSA) Responsabilidade Socioambiental
Muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente refletidas em importantes decisões e estratégias práticas, segundo o autor Melo Neto (2001) tal postura fundamentou-se nos seguintes parâmetros: Bom relacionamento com a comunidade; Bom relacionamento com os organismos ambientais; Estabelecimento de uma política ambiental; Eficiente sistema de gestão ambiental;

15 Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;
Uso de tecnologia limpa; Elevados investimentos em proteção ambiental; Definição de um compromisso ambiental; Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável; A questão ambiental como valor do negócio; Atuação ambiental com base na agenda 21 local; Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos.

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17 Equilíbrio da Sustentabilidade
Social Ambiental Econômico Desenvolvimento sustentável

18 Adesão Atualmente, muitas empresas enxergam a responsabilidade socioambiental como um grande negócio, são duas vertentes que se destacam neste meio: Motivar seus colaboradores e principalmente ao nicho de mercado. Investir em marketing.

19 Programas e projetos de Responsabilidade Socioambiental:
A inclusão social; Inclusão digital; Programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social; Coleta de lixo, reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos; Questões que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros.

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21 A Responsabilidade social das empresas
Nas ações de Responsabilidade Social, é exigência básica a condução de ações de forma ética. Nesse contexto, empresários e empresas divulgam sua participação através projetos sociais, apoio cultural e doações.

22 A conjuntura atual contribuiu para que as pessoas, instituições e organizações realizem uma reflexão sobre o seu papel, individual e coletivo, na sociedade. Responsabilidade social é atualmente de importância fundamental para o cotidiano das empresas. É um modelo de gestão empresarial baseada em princípios e valores éticos.

23 O papel da organização Cabe ao administrador ousar e criar estratégias que façam da responsabilidade social uma estratégia empresarial de fortalecimento da marca institucional; A organização tem que desenvolver a capacidade de ouvir os diferentes interesses de todas as partes envolvidas para incorporá-los no planejamento de suas atividades.

24 Empresas que praticam a Responsabilidade socioambiental

25 Conclusão Concluímos que Responsabilidade socioambiental é uma ferramenta de gestão para qualquer empresa, não podendo ser confundida com filantropia. Toda empresa deve criar estratégias de gestão socioambiental. As organizações devem investir tanto nos colaboradores quanto em seu publico alvo, incluindo acionistas, clientes, entre outros. Serve para mostrar o interesse da organização em melhorar o local em que está inserida, investindo no desenvolvimento de comunidades próximas, preservando o meio ambiente, ou seja, promovendo a qualidade de vida para todos que utilizam seus produtos ou serviços. Deve ser utilizada com um enfoque sistêmico, observando dentro e fora da organização.

26 Bibliografia DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 1ª ed. São Paulo: Atlas, ISO. Disponível em: iso.asp Acesso em: 02/06/ negocios/responsabilidade-socioambiental/48976/ gestao-da-responsabilidade-social-empresarial/24851/ NATURA EKOS. Disponível em: Acesso em: 02/06/13 PETROBRAS. Disponível em: UNILEVER. Disponível em:


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