A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles."— Transcrição da apresentação:

1

2 O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles.
Frente de onda: é o conjunto de pontos em fase que estão a uma mesma distância da fonte. O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles. Para fontes em fase, o ramo central é um ventre e a interferência será: ∆𝑑= 𝑁𝜆 2 𝑁=0,2,4,6,… ∆𝑑= 𝑁𝜆 2 𝑁=1,3,5,7,… Construtiva Destrutiva Para ondas em oposição de fase, o ramo central é um nodo e temos: Destrutiva Construtiva

3

4

5 O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma
poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância l, como visto na figura abaixo. Em seguida, Sr. Rubinato reclama: - não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância l, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é Nota: O mesmo sinal elétrico do amplificador é ligado nos alto-falantes, cujos cones se movimentam em fase. ● A frequência da nota Lá é 440 Hz. ● A velocidade do som no ar é 330 m/s. ● A distância entre as orelhas do Sr. Rubinato deve ser ignorada. a) 38 cm. b) 44 cm. c) 60 cm. d) 75 cm. e) 150 cm.

6 ONDAS SONORAS Relembrando:
Onda mecânica e longitudinal Não se propaga no vácuo Ondas de pressão Assim como no caso de ondas em cordas, a velocidade da onda sonora depende apenas das características do meio. De modo geral, nos meios mais densos as ondas sonoras propagam-se com velocidades maiores. Ex: m/s no ar m/s na água m/s no granito Características do som Intensidade A intensidade de uma onda é definida como a razão da potência transmitida pela área: 𝐼= 𝑃𝑜𝑡 𝐴 No SI, é dada em W/m². Um som será mais ou menos forte de acordo com o valor de sua intensidade. Quando o “volume está alto”, quer dizer que a intensidade está alta.

7 O ouvido humano é sensível a intensidades sonoras de no mínimo 10 −12 W/m². Porém o valor da intensidade mínima audível varia para cada valor de frequência. Escutamos frequências mais baixas, da ordem de 10 e 10² Hz, com mais facilidade. Nível de intensidade (N) 𝑁= log 𝐼 𝐼 0 No SI, a unidade é o B (Bel), mas é mas comum expressar esta grandeza em dB (decibel). Neste caso: 𝑁=10 log 𝐼 𝐼 0 Por convenção, 𝐼 0 = 10 −12 𝑊/ 𝑚 2 Exemplo: A intensidade mínima audível para um som de 1000 Hz é 10 −12 W/m². Determine o nível de intensidade, expresso em dB, para um som de mesma frequência e intensidade 10 −6 W/ m 2 .


Carregar ppt "O padrão de interferência formado é um conjunto de hipérboles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google