A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
Pré-Vestibular:Verbo Estudantil Feira de Santana-BA:23/09/2009

2 SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO ATRAÇÃO ENTRE AS PARTÍCULAS
MUITO GRANDE(coesão>repulsão) MÉDIA(coesão= repulsão) MUITO PEQUENA( coesão< repulsão) DISTÂNCIA ENTRE AS PARTÍCULAS MUITO PEQUENA PEQUENA MUITO GRANDE ARRANJO DAS PARTÍCULAS ORDENADO SEMI-ORDENADO DESORDENA-DO ENERGIA CINÉTICA DAS MOLÉCULAS BAIXA MÉDIA ALTA

3 TEORIA CINÉTICA DOS GASES
A teoria cinética dos gases estabelece que: As partículas dos gases são muito pequenas e seu volume é desprezível em relação ao volume ocupado pelo gás. As colisões das partículas dos gases contra as paredes do recipiente constituem a pressão do gás. As partículas dos gases estão bastante separadas umas das outras e não exercem interações entre si, ou seja,não há atração entre elas.

4 As partículas dos gases se movimentam de modo contínuo e desordenado.
As partículas dos gases chocam-se entre si e com as paredes do recipiente de tal maneira que não há perda de energia, ou seja, tais choques são elásticos e por isso diz-se que a energia cinética média das partículas gasosas é constante e diretamente proporcional à temperatura.

5 Propriedades do estado gasoso
Os gases são bastante compressíveis; Os gases ocupam todo espaço oferecido; A pressão exercida pelos gases depende do número de choques.

6 Variáveis de Estado PRESSÃO:1 atm= 760mmHg,760 torricele,76 cmHg
VOLUME:1 m3 = 1000 l, 106 ml, 106cm3 TEMPERATURA: K= °C + 273 CNTP: P= 760 mmHg = 1 atm; T=273 k = 0 °C

7 Transformações gasosas
Transformação isotérmica (Lei de Boyle- Mariotte) A transformação isotérmica de um gás ocorre quando há mudança de volume e pressão, sob temperatura constante. Representação matemática: P1V1=P2V2

8 Gráfico de transformação isotérmica

9 Transformação Isovolumétrica (Lei de Charles e Gay-Lussac)
Também chamada de isométrica ou isocórica um gás sofre mudanças de pressão e temperatura, tendo-se o volume constante. Representação matemática:

10 Gráfico de transformação isocórica

11 Transformação isobárica (Lei de Charles e Gay-Lussac)
A transformação isobárica de um gás ocorre quando há mudança de volume e temperatura, sob pressão constante. Representação matemática:

12 Gráfico de transformação isobárica

13 Equação geral dos gases
Equação de Clayperon: R= 0,082 atm R= 62,3 mmHg

14 Densidade de Gases Densidade Absoluta de um Gás
Nas CNTP a fórmula será simplificada para:

15 Densidade Relativa de um gás em relação ao outro:
Obs.: Um caso particular é o caso de um gás em relação ao ar, que considera a MMar=28,9.

16 Difusão e Efusão dos Gases
Difusão: quando as partículas gasosas estão em movimento contínuo e rápido, o que faz com os gases se misturem,distribuindo-se uniformemente , dando origem a uma mistura gasosa. Efusão: é a passagem de um gás através de pequenos orifícios.

17 Lei de Graham: A velocidade de efusão e difusão de um gás é inversamente proporcional a raiz quadrada de sua massa molecular.

18 Misturas Gasosas (Lei de Dalton)
Lei das Pressões Parciais: A pressão total de uma mistura gasosa é igual à soma das pressões parciais de seus componentes. PT = pA + pB + pC ...

19 As pressões parciais também podem ser enunciadas em função das frações molares:
pA = XA . PT A razão entre o número de mol de um componente de uma mistura e o número total de mol da mistura é chamada fração molar. A soma das frações molares de todos os componentes de uma mistura é sempre igual a 1.

20 Gás Real Gás Ideal As leis estudadas até agora descrevem o comportamento de um gás ideal. Os gases reais não seguem rigorosamente tais leis, embora reproduzam de maneira aproximada. Quando estão submetidos a baixas pressões e altas temperaturas.Ex.: H2 e He.


Carregar ppt "Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google