A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meados do Séc.VIII, Aprox.750 a.c No reinado de Jeroboão II (783-743 a.c), Israel e Rei Ozias de Judá. Descendente da tribo de Asher – Técua nos limites.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meados do Séc.VIII, Aprox.750 a.c No reinado de Jeroboão II (783-743 a.c), Israel e Rei Ozias de Judá. Descendente da tribo de Asher – Técua nos limites."— Transcrição da apresentação:

1

2 Meados do Séc.VIII, Aprox.750 a.c No reinado de Jeroboão II (783-743 a.c), Israel e Rei Ozias de Judá. Descendente da tribo de Asher – Técua nos limites do deserto de Judá, próximo a Jerusalém. Amós em hebraico significa Levou/Deus levou. Não conheceu as confrarias de profetas, era homem simples do campo.

3 Am.7,14 Eu não sou profeta nem discípulo de profeta. Vaqueiro (pastor) cultivador de Sicômoros.

4

5 Israel: Contexto urbano: luxo, riquezas, materialismo, corrupção, opressão aos mais fracos, cultos vazios, imoralidades,profanação do santuário, decomposição moral e religiosa,relações humana corrompidas, idolatria. Técua: Contexto rural: pureza,vida simples, natureza, deserto, local pastoreio, integridade,povo oprimido, exploração, miséria.

6 AM 7,14 Foi Deus quem me tirou de junto do rebanho, e me disse: “ Vá, profetiza ao meu povo Israe! “. Deus olhou para a simplicidade do coração de Amós. Vocação Profética: Am 3,3 – Não Caminham duas pessoas juntas sem que antes tenham combinado ? Convecimento: Deus não faz coisa alguma sem antes revelar o seu segredo aos seus servos,os profetas.

7 Deus criador do universo Deus autor da vida Deus ao lado do povo Deus protetor dos fracos e amante da justiça

8 Amós condena em nome de Deus a corrupção, as injustiças sociais, a falsa segurança dos cultos, nos quais não havia fidelidade a Deus. Am 5,21-22 “ Eu odeio, eu desprezo as vossas festas, e não gosto de vossas reuniões. Porque, se me ofereceis holocausto.., não me agradam as vossas oferendas e não olho para o sacrifício de vossos animais cevados. Afasta de mim o ruído de seus cantos, eu não posso ouvir o som de tuas harpas! Que o direito corra como a água e a justiça como um rio caudaloso! “

9 Portanto, a palavra de Amós incomodava o rei, sumo sacerdote do templo e aos poderosos, por isso foi expulso de Israel em pouco tempo de ministério, pois sua mensagem profética era entendida como conspiração. Amós anunciava o julgamento de Deus não apenas aos pagãos, mas também, e principalmente ao povo escolhido que se consideravam salvos, mas na prática eram mais infiéis que os pagãos. Am 3,1-2 Ouvi esta palavra que o Senhor Deus falou contra vós, israelitas, contra toda a família que eu fiz subir da terra do Egito: Só a vós eu conheci de todas as famílias da terra, por isso eu vos castigarei por todas as vossas faltas.

10 O povo escolhido rejeitaram a lei de Deus e não guardaram seus mandamentos. Não agiram retamente, atirando ao chão a mensagem de Javé. Am 5,18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor Deus! Para que vos servirá o dia do Senhor Deus ? Ele será trevas e não luz.

11 Damasco – arrasou Galaad Filistéia - tráfico de escravo Tiro – infrigiram o pacto de irmãos Edom – Não teve compaixão com a nação irmã Amon- violência com mulheres grávidas Moab - recusa sepultar rei inimigo Judá - Desprezo pela Lei ddo Senhor Deus e mandamentos

12 Primeira visão: os gafanhotos (7: 1-3) Segunda visão: a seca (7: 4-6) Terceira visão: o fio de prumo (7:7-9) Quarta visão: o cesto de frutos maduros(8:1- 3) Quinta visão: a queda do santuário ( 9:1-4)

13 Am 9,11-15 Naquele dia levantarei a tenda desmoronada de Davi, repararei as suas brechas, levantarei as suas ruínas e a reconstruirei como nos dias antigos, para que conquistem o resto de Edom e todas as nações, sobre as quais o meu nome for proclamado, Oráculo do Senhor Deus, que realiza todas as coisas. (Embora redigido dois séculos depois de Amós este texto é importante por sua ressonância messiânica).

14 Os reis de Israel, foram, do início ao fim, promotores da idolatria e opressão, sua fé era devota de ídolos. Eles têm grande parcela de responsabilidade pelo o povo abandonar Deus. A mensagem leva ao povo de Israel: Conversão Apesar livro de Amós apresentar caráter apocalíptico deixa como mensagem final a oportunidade da salvação, o retorno a Deus pela observação de seus mandamento. A espera de uma futura realização messiânica. Transportando para nossos dias, o contexto é diferente mais os pecados são os mesmos. A Esperança e a misericórdia de Deus se faz sentir por meio de Jesus Cristo que nos resgata.

15

16 Ó Trindade Santa, “ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim ” João 14:6 Nós vos agradecemos por ter dado à Igreja o papa João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiado totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna convosco. Segundo a vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém. z “ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim ”

17 ww.ecclesia.com.br/ www.aittonjo.com/Biblia/ ww.ecclesia.com.br/www.aittonjo.com/Biblia/ www.estudodabiblia.com.br./ www.portalcatolico.org.br/www.estudodabiblia.com.br./ www.portalcatolico.org.br/ Elementos: Bernardino dos Santos Couto Laura N.Malumbre Maria Soares S.D dos Santos Sandra Cristina Roselli Mariano


Carregar ppt "Meados do Séc.VIII, Aprox.750 a.c No reinado de Jeroboão II (783-743 a.c), Israel e Rei Ozias de Judá. Descendente da tribo de Asher – Técua nos limites."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google