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História do Teatro III Meyerhold e a biomecânica

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Apresentação em tema: "História do Teatro III Meyerhold e a biomecânica"— Transcrição da apresentação:

1 História do Teatro III Meyerhold e a biomecânica
INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA História do Teatro III Meyerhold e a biomecânica Profa. Marina de Oliveira ° semestre/2010

2 Vsevolod Meyerhold (1874-1940)
Ator, diretor e teórico teatral russo; idealizador da biomecânica. Em 1896, ingressou no Instituto Dramático e Musical, mantido pela Sociedade de Filarmonia, sendo aluno de Dantchenko. Em 1898, passou a integrar o grupo do TAM (Teatro de Arte de Moscou). Em 1902, deixou o TAM, fundando a “Trupe de artistas dramáticos russos”, com quem viaja pelas províncias do Império. Em 1903, a equipe foi rebatizada de “Confraria do Novo Drama”, dado que constituiu o primeiro passo de Meyerhold em busca de uma estética não realista.

3 Em 1905, criou, com o apoio de Stanislavski, o Teatro Estúdio (vinculado ao TAM), para experimentações simbolistas. O projeto fracassou. Em 1906, reativou a “Confraria do Novo Drama”. De , efetuou parceria com a atriz Vera Komissarjévskaia, montando dramas simbolistas. Em 1913, fundou sua própria escola. Em 1920, proclamou o “Outubro Teatral”, movimento que promoveu a politização absoluta da arte dramática.

4 - Em 1938, o Teatro Meyerhold foi fechado pelo regime stalinista
- Em 1938, o Teatro Meyerhold foi fechado pelo regime stalinista. Stanislavski deu abrigo ao encenador, que voltou a trabalhar em um dos estúdios do TAM. Em 1940, através de decreto de Stalin, Meyerhold foi fuzilado pela ditadura soviética. Pouco depois, sua esposa, a atriz Zinaída Raikh, foi encontrada morta em seu apartamento.

5 Foto de Meyerhold, depois de preso

6 Para Guinsburg, as atividades de Meyerhold, já como diretor reconhecido, podem ser divididas em quatro fases: simbolista, esteticista, construtivista e sintética.

7 Fase simbolista (1906-1907) Objetivos de Meyerhold:
Deixar à imaginação do espectador a liberdade de completar o que não foi dito; Fazer com que o gesto corporal propicie a revelação do espiritual, já que a palavra, sozinha, não dá conta de expressar o universo sobrenatural; Exprimir o indizível através de posturas corporais e faciais. Alguns dos textos montados: Hedda Gabler (Ibsen); Irmã Beatriz, Pelleas e Mélisande (Maeterlinck); O casamento de Zobeida (Hofmannstahl); A vitória da Morte (Sologub)

8 Cena de Irmã Beatriz (1906), de Maeterlinck

9 Fase esteticista Assume-se a convenção;
Rampa é abolida e o palco desce ao nível da orquestra; Espectador é considerado o 4° criador (junto com o autor, o encenador e o ator); O grotesco é visto como operador essencial de uma nova teatralidade; Ex. de montagem A barraca de feira, de Blok. ( ulização da linguagem do circo, do teatro de feira, das marionetes, do grotesco, da hipérbole e da pirotecnia, sempre valorizando o estilo popular).

10 Fase construtivista Vincula-se ao “teatro da revolução” (Outubro teatral); O ilusionismo pequeno-burguês é condenado; O repertório de peças, em geral, é reinterpretado a partir da perspectiva marxista-comunista; Cada elemento da produção teatral devia ser de natureza dinâmica e funcional (atores utilizavam calça e blusa ou macacão operário) O ator devia atuar primeiro fisicamente e não começar pelas emoções, como propunha Stanislavski. Auge da biomecânica. Algumas montagens: Mistério bufo, de Maiakóvski (1918 e 1921) O corno magnífico, de Crommelinck (1922) A floresta, de Ostróvski

11 Biomecânica Conjunto de exercícios básicos que ajudam o ator a exercer maior controle sobre o seu corpo em situações dramáticas. Influências: Ideias produtivas – Frederic Taylor ( ) Teoria das emoções – William James ( ) Teoria dos reflexos condicionados – Ivan Pavlova ( ) Arte: produção Corpo: máquina Biomecânica: controle

12 Exercícios da biomecânica tem como princípio a articulação de opostos
Exercícios da biomecânica tem como princípio a articulação de opostos. Tudo é analisado sob a perspectiva de causa e efeito. Característica dos exercícios: Têm caráter lúdico ou teatral. Os objetos são imaginários. Se realizam sempre em grupo (mesmo os solos). Criação do espaço dividido em: relação das partes do próprio corpo (oposição) em busca de equilíbrio. O corpo e a sua construção geométrica no espaço. Corpo espaço em relação ao tempo. Relação do corpo do ator com o seu parceiro. Precisão entre pergunta e resposta. Relação do corpo com o objeto imaginário. Relação do corpo com o observador. Toda parada é a preparação para o movimento e todo o movimento termina numa pausa.

13 Exercícios da biomecânica

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18 Sobre o construtivismo russo
- Movimento que defende a arte funcional, capaz de atender às necessidades do povo. (socialização da arte) - Inspira-se nas conquistas da Revolução Russa de 1917. - No teatro, abarcou o estilo de cenografia e encenação desenvolvido por Meyerhold a partir dos anos 20. O texto tem menos importância que os elementos não-verbais, como a expressão corporal. Os cenários são elaborados por pintores que quebram a perspectiva convencional. As cenas são despojadas, e no palco há apenas os elementos indispensáveis ao trabalho dos atores.

19 Montagens construtivistas

20 Design do cenário de O corno magnífico

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22 O corno magnífico, de Fernand Crommelinck (1922)

23 O corno magnífico, de Fernand Crommelinck (1922)

24 O corno magnífico, de Fernand Crommelinck (1922)

25 Cenário de Mistério bufo, de Maiakóvski (1918 ou 1921)

26 Cenário construtivista e figurino de macacões
Cena de A Morte de Tarelkin (1922), de Sukhovo-Kobilin Cenário construtivista e figurino de macacões

27 A floresta, de Ostróvski (1924)

28 Fase sintética Para Guinsburg, constitui a fase realmente criadora.
Encenador transforma o texto, o remaneja; No caso da montagem de O inspetor geral, de Gogol, considerada marco dessa fase, dirigida por Meyerhold em 1926, há uma retomada dos elementos hoffmanescos, grotescos, expressionistas e uma mistura entre a perspectiva construtivista e uma luxuosa decoração.

29 Imagens de O inspetor geral, Montagem de 1926 de Meyerhold

30 Klestakov Por E. Gárin

31 O Major

32 (Anna Andreyevna) por Zinaída Raikh

33 (Maria Antonovna)

34 (Rastakovsky)

35 (Osip)

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37 Episódio 9, os subornos

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53 Cena muda em que manequins substituem os atores
Cena muda em que manequins substituem os atores. Ao centro, o chefe dos correios segura a carta.

54 Fontes GUINSBURG, J. Stanislavski, Meyerhold e Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001. Portal Meyerhold Imagens de O inspetor geral:


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