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GUI Criação de Interface de Usuário 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula.

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1 GUI Criação de Interface de Usuário 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos Bruno C. de Paula

2 Resumo Hoje vamos trabalhar com a criação de interface de usuário (GUI – Graphic User Interface) com o Unity 3d; Vamos trabalhar com os Game Objects: GUI Text: exibição de textos; GUI Texture: exibição de imagens. Também vamos entender o sistema de criação de interfaces através de scripts (UnityGUI).

3 GUI Text Exibe texto em 2D na tela; Usa fontes TTF; Download de fontes (fontes Windows); Download de fontes 3 2/11/2013

4 GUI Text Posicionamento apenas em relação aos eixos X e Y; (0,0) => inferior esquerda; (1,1) => superior direita. 4 2/11/2013

5 GUI Text Propriedades Text: texto mostrado; Anchor: ponto que o texto compartilha sua posição com o Transform; Alignment: Alinhamento; Line Spacing: Espaçamento entre textos; Tab Size: espaço correspondente ao Tab; Font: fonte usada; Material: material contendo os caracteres a serem desenhados; Pixel Correct: texto é desenhado do tamanho da fonte importada. 5 2/11/2013

6 GUITexture Exibe imagem; Útil para criação de menus, HUD, telas de pausa, etc; Texturas possuem bordas. 6 2/11/2013

7 GUITexture Principais Propriedades Color: cor que pinta a textura na tela; Pixel Inset: controla o escalonamento da textura; Right / Left / Right / Top Border: borda da imagem. 7 2/11/2013

8 Script Controlar posição e cor de textura 8 2/11/2013 function Update () { // color.r => intensidade de vermelho // color.g => verde // color.b => azul // a é a transparência guiTexture.color.a -=0.1 * Time.deltaTime; // position.x e position.y controlam a posição transform.position.x -=0.1 * Time.deltaTime; }

9 Eventos de Mouse OnMouseDown: mouse pressionado sobre elemento; OnMouseDrag: usuário clica e arrasta; OnMouseEnter: mouse vai sobre o elemento; OnMouseExit: mouse sai do elemento; OnMouveOver: chamado a cada frame enquanto estiver sobre o elemento; OnMouseUp: botão do mouse é solto após o usuário clicar sobre um elemento. 9 2/11/2013

10 UnityGUI Permite a criação e uso de controles via script; Baseado na função OnGUI; Esta função é chamada a cada frame; 10 2/11/2013 function OnGUI() { if(GUI.Button(Rect(10,10,150,100), "Botao")) { print("Clicou"); }

11 11 2/11/2013 function OnGUI() { if(GUI.Button(Rect(10,10,150,100), "Botao")) { print("Clicou"); }

12 Controles do UnityGUI 12 2/11/2013

13 Definição de estilos GUIStyle Controles podem ter sua aparência definida através de GUIStyles; 13 2/11/2013 var botaoCustomizado : GUIStyle; function OnGUI () { // Cria um botão com o estilo definido GUI.Button( Rect(10,10,150,20), "Sou um botao customizado!", botaoCustomizado); }

14 Definição de estilos GUIStyle Pode-se alterar as propriedades dos controles no Inspector. 14 2/11/2013

15 Trabalhando com Skins Skins são coleções de estilos; Vá em Assets > Create > Gui Asset; 15 2/11/2013 var meuGUISkin : GUISkin; function OnGUI() { // Atribui o skin à variável exposta GUI.skin = meuGUISkin; // Cria um botão, com as configurações do Skin atribuido GUI.Button(Rect(10,10, 150, 20), "Botao com skin"); }

16 Material relacionado Referência do GUI Text; Referência do GUI Text Referências do GUI Texture; Referências do GUI Texture GUI Scripting Guide: GUI Scripting Guide Material do Unity sobre o sistema UnityGUI. 16 2/11/2013


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