A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- Profa. Érica Ribeiro Contato: Trabalhando com cores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- Profa. Érica Ribeiro Contato: Trabalhando com cores."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- Profa. Érica Ribeiro Contato: Trabalhando com cores

2 PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental Início do século XX (1910) Max Wertheimer ( ), Wolfang Kohler ( ) e Kurt Koffka ( ) Estuda o fenômeno da percepção e tenta entender os motivos pelos quais algumas formas são mais agradáveis que outras Ideia base: a percepção de um objeto não se dá por partes isoladas, mas sim por um todo Segue o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações -> o que traz o significado GESTALT

3 PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS

4 PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Linhas horizontais paralelas

5 PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Os quadrados magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e mais claros nos quadradinhos brancos

6 PROJETO GRÁFICO VISUAL Sensação de movimento AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS

7 PROJETO GRÁFICO VISUAL Subir e descer Maurits Cornelis Escher AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS

8 PROJETO GRÁFICO VISUAL LEIS DA GESTALT Características da percepção comuns para a maioria das pessoas (FILHO, 2000): Unidade Segregação Unificação Fechamento Continuação Proximidade Semelhança Pregnância da forma

9 PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIDADE Único elemento encerra-se e si mesmo ou como parte de um todo. Um ou mais de um elemento que constitui o objeto.

10 PROJETO GRÁFICO VISUAL SEGREGAÇÃO Percepção da forma por meio de constrates (cores, brilhos, matizes etc). Consegue-se separar e identificar as unidades

11 PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIFICAÇÃO Harmonia, ordem e equilíbrio visual devem fazer parte da composição. Reforça a união da figura.

12 PROJETO GRÁFICO VISUAL FECHAMENTO Sensação de fechamento para uma unidade visual por uma ordem estrutural definida

13 PROJETO GRÁFICO VISUAL CONTINUAÇÃO Impressão de saber como as partes se sucedem (comum em teste psicotécnicos)

14 PROJETO GRÁFICO VISUAL PROXIMIDADE Elementos próximos tendem a serem vistos juntos e formar uma unidade Nem sempre a proximidade forma unidade

15 PROJETO GRÁFICO VISUAL SEMELHANÇA Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma A Proximidade e a Semelhança normalmente agem juntos, fortalecedo ou enfraquecendo a composição. OBSERVAÇÃO

16 PROJETO GRÁFICO VISUAL PREGNÂNCIA DA FORMA Quanto melhor for a organização visual e mais rápida a sua compreensão, maior o indíce de pregnância (legibilidade, compreensão, máximo de clareza)

17 PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Meta de uma projeto: harmonia e contraste Pela disposição dos elementos Cores utilizadas Fatores que influenciam a escolha das cores: Meio ambiente (contexto) Faixa etária Condições sociais Influências culturais

18 PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Não existe norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto gráfico (COLLARO, 2000, P.73) Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) Vamos a eles

19 PROJETO GRÁFICO VISUAL PRETO Morte, luto, infortúnio Elegância, sensualidade

20 PROJETO GRÁFICO VISUAL Misticismo, meditação, magia Vermelho Alegria, força, vitalidade Violeta /tonalidades de lilás

21 PROJETO GRÁFICO VISUAL Púrpura Riqueza e dignidade Verde Estático e frio, traz tranquilidade

22 PROJETO GRÁFICO VISUAL Azul Exprime profundidade. Introvertida e discreta Laranja Transmite radiação e expansão Branco: paz, solidão

23 PROJETO GRÁFICO VISUAL As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante Referência: o círculo cromático Amarelo Verde Cian Azul Magenta Vermelho São complementares UTILIZAÇÃO

24 PROJETO GRÁFICO VISUAL Contrastes: Com contorno em preto – ficam mais vistosas Com contorno em branco – ficam mais desbotadas UTILIZAÇÃO Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais

25 PROJETO GRÁFICO VISUAL Síntese Subtrativa Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK NA PRODUÇÃO GRÁFICA Síntese Aditiva Primárias: vermelho, azul e verde Luz Diz-se: RGB

26 PROJETO GRÁFICO VISUAL Outros sistemas de cores utilizados NA PRODUÇÃO GRÁFICA Pantone Cores padrões. Possibilidade de cores não possíveis com o CMYK: metálicas, pastéis, fluorescente Cores indexadas Grupos de 16 ou 256 cores Ocupam menos espaço (bits) Menor para ambiente web

27 PROJETO GRÁFICO VISUAL Chapada -> 100% Retícula -> X% REPRODUÇÃO GRÁFICA

28 PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Cada cor é processada separadamente Assim, elas devem ser impressas em ângulos direfentes para evitar a justaposição Caso esse processo tenha problemas, causa o que é denomidado como MOIRÉ

29 PROJETO GRÁFICO VISUAL REFERÊNCIAS UTILIZADAS COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, FILHO, João G. Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.


Carregar ppt "PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- Profa. Érica Ribeiro Contato: Trabalhando com cores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google