A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta."— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta

2 Como chegamos até a realidade que temos hoje? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o meu trabalho como EDUCADOR?

3 Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial IndicadoresSociedade Pré-IndustrialSociedade Industrial Geração de Riqueza Terra; Mão de Obra. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Modelo de agrupamento humano Agrupamento por atividade econômica; Família Patriarcal, numerosa. Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Educação da População Aprendizagem no trabalho, voltada para o fazer imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e calcular; Fortalecimento da Escola Pública universalizada.

4 Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos... Darwin, Marx e Freud

5 De SENHOR DO MUNDO à descoberta do irmão sol e da irmã lua. O ser humano como parte da cadeia e do processo evolutivo. Charles Darwin 1809/1882

6 Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA Aquilo que somos não é algo HERDADO, mas sim, SOCIALMENTE CONSTRUÍDO. Karl Marx

7 Transformações na SUBJETIVIDADE Grande parte do que somos se oculta no INCONSCIENTE. Sigmund Freud

8 ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...

9 Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial IndicadoresSociedade IndustrialSociedade Pós-Industrial Geração de Riqueza Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Modelo de agrupamento humano Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Educação da População Preocupada com as ne- cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: - Aprender a ser; - Aprender a conviver; - Aprender a fazer; - Aprender a aprender.

10 Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?

11 A IDENTIDADE FRAGMENTADA Subjetividade J. Delors, 1998 Cidadania ISOLAMENTO SOCIAL Ação no Mundo TRABALHO FLEXÍVEL Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER

12 Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER APRENDER A APRENDER

13 "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão. (Paulo Freire)

14

15 E a SOCIOLOGIA? A Sociologia da Educação se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação: a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade; os sistemas escolares como parte do sistema social global; a escola como unidade sociológica; a sala de aula como subgrupo de ensino; o papel do professor.

16 E o que ela diz sobre a Educação? A educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais jovens. SISTEMÁTICA ASSISTEMÁTICA Vida LDB 1 Escolas em geral

17 A Educação tem por função Socializar: integras as gerações imaturas na sociedade. E o que ela diz sobre a Educação?

18 Desenvolver as sociedades em geral e os indivíduos em particular. E o que ela diz sobre a Educação?

19 Como a Educação Sistemática faz isso? Estabilidade Social

20 Canal de ascensão social

21 Peneiramento social

22 Controle Social

23 EDUCAÇÃO Função Reprodutora Função Transformadora

24 Atividade Estruturada 1 Caderno Introdução à Sociologia da Educação Pérsio Santos Oliveira Pag. 18 – Questões de estudo – pular a 5 Fazer autocorreção ou corrigir em dupla e entregar digitado na AV1.


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google