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Ferramenta de Modelagem de Requisitos e Agentes (TAOM4e) Laís Xavier (lx@cin.ufpe.br) Prof.: Jaelson Castro.

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1 Ferramenta de Modelagem de Requisitos e Agentes (TAOM4e) Laís Xavier Prof.: Jaelson Castro

2 Roteiro Tropos TAOM4e O que é Tropos Notações gráficas Fases Tropos
O que é TAOMe4 Arquitetura Demonstração

3 Tropos Surgiu da idéia de usar o paradigma de agentes durante os processos de desenvolvimento de software. [1] O que é Tropos Tropos é uma metodologia de engenharia de software orientado à agentes que provê: Uma linguagem de modelagem baseada no paradigma multi-agentes [1,2]

4 Tropos Notações gráficas Conceitos

5 Tropos Decomposições e contribuições

6 Tropos Dependências entre atores.

7 Tropos Fases do Tropos Early requirements Late requirements
Entendimento do contexto da organização (i*) Late requirements Definição dos requisitos funcionais e não funcionais do sistema. Architectural Design Concentra-se na estrutura global do sistema. Detailed Design Focada na comunicação e ´behavior´ do ator do sistema. Implementation

8 Tropos

9 TAOM4e A ferramenta de modelagem gráfica TAOM4e foi desenvolvida no ITC-Irst para dar suporte às atividades de modelagem do TROPOS. Esta ferramenta é um plug-in para a Eclipse platform2. TAOM roda em cima dos plug-ins EMF e GEF. O diagrama de atores do TROPOS pode ser criado e extendido graficamente para as fases de “Early requirements” e “Late requirements”. Cada ator pode ser detalhado num “Goal diagram” mostrado num balão, onde as metas são decompostas. [3]

10 TAOM4e - Arquitetura

11 TAOM4e - Arquitetura GEF – O framework de edição gráfica é um framework open source criado para facilitar a edição de gráficos ricos utilizando o Eclipse a partir de um modelo de aplicação existente. Ele foi desenvolvido para: Mostrar modelos graficamente; Permitir que usuários possam interagir com o modelo; Processar eventos de mouse e teclado; Prover undo e redo para edição do modelo. [1]

12 TAOM4e - Arquitetura EMF – O framework de modelagem do Eclipse oferece um framework de modelagem além de facilidades na geração de código para rodar ferramentas e outras aplicações baseadas em estruturas de modelos. EMF ajuda a transformar os modelos em códigos eficientes, corretos e fáceis [1].

13 TAOM4e - Arquitetura TAOM meta modelo – ele foi dividido da seguinte maneira:

14 TAOM4e - Arquitetura Core – Modelo de negócios que contém o esquema de dados (informações sobre a semântica) que são relacionados ao TROPOS meta-modelo. Ele define os pacotes e classes relacionados com os conceitos da metodologia. Diagram – Visão do modelo onde estão todas as informações gráficas, inclusive suas ligações com o core. Project – Criada para melhorar o gerenciamento das produções dos diferentes artefatos gerados pelas atividades durante as várias fases da metodologia suportadas pela ferramenta. [1]

15 Referências 1. P. Bresciani, P. Giorgini, F. Giunchiglia, J. Mylopoulos, and A. Perini. Tropos: An Agent-Oriented Software Development Methodology. Autonomous Agents and Multi-Agent Systems, 8(3):203–236, July 2004. 2. J. Castro, M. Kolp, and J. Mylopoulos. A requirements-driven development methodology. In Proc. of the 13th Int. Conf. on Advanced Information Systems Engineering, CAiSE’01, pages 108–123, Interlaken, Switzerland, June 2001. 3. M. Morandini Knowledge Level Engineering of BDI Agents. Tesi de Laurea, Università Degli Studi di Trento, 2005/2006.


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