A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Estado da Saúde do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

2 Os sistemas de saúde tem vários desafios operacionais, estruturais e de gestão para garantir a proteção e o atendimento igual para todos e melhorar o acesso.

3 Um sistema de saúde precisa cuidar das pessoas para que não adoeçam, não apenas cuidar das doenças.
Cada Regional apresenta uma introdução sobre as condições de Saúde com enfoque na região destacando fragilidades e oportunidades. A apresentação fica a critério do Diretor A partir daí utiliza-se como referencia as apresentações feitas na Reunião da CIB Estadual e na Reunião de Direção, as quais já estão no site da CIB estadual.

4 Transição Demográfica - Paraná
População urbana Taxa de Fecundidade Nº médio anual de filhos % % Brasil: 84,5% Brasil: 2,0 Esperança de Vida ao Nascer % idosos (60 anos e +) 2.006 % H: 70,7 M: 77 H: 8,9% M: 10,0% Brasil: 72,3 Brasil: 9,1 Paraná, em 1991 para cada 100 indivíduos jovens 20,5 eram idosos e em ,4 Fonte: IDB 2007 – Brasil – Rede Integrada de Informações para a Saúde

5 Taxas de Mortalidade Materna por Regional de Saúde. Paraná, 2010*
20 a 53,1 53,2 a 198,5 Paraná 53,2 Fonte: SIM/SINASC/DVIEP/DEVE/SVS/SESA-Pr (*) Dados preliminares recebidos até 20/08/2010 sem correção da subnotificação. Necessário multiplicar o número de óbitos ou a RMM da tabela por 1,4 para fator de ajuste para correção da subnotificação da morte materna.

6 Principais causas de Morte Materna.
Paraná, 2000 – 2008* Fonte: SIM/SINASC/VEOMI/DVIEP/DEVE/SVS/SESA-Pr (*) Dados preliminares recebidos até 20/08/2010.

7 13ªRS 15ªRS 11ªRS 17ªRS 7ªRS 1ªRS 5ªRS
Cobertura vacinal preconizada (95%) Taxa de Homogeneidade preconizada (80%) Fonte: API/DVVPI/DEVE/SVS/SESA-Pr * Dados preliminares até 31/03/2011

8 Fonte:SIM/DEVE/SVS/SESA/PR
*Dados preliminares

9 Número de óbitos pelos principais tipos de câncer em Homens
Número de óbitos pelos principais tipos de câncer em Homens. Paraná, 2006 a 2010. Bronquios e pulmões Número Próstata Estomago FONTE: SIM/DVDNT/DEVE/SVS/SESA-Pr *Dados preliminares – março/2011

10 Número de óbitos pelos principais tipos de câncer em mulheres
Número de óbitos pelos principais tipos de câncer em mulheres. Paraná, 2006 a 2010. Mama Bronquios e pulmões FONTE: SIM/DVDNT/DEVE/SVS/SESA-Pr *Dados preliminares – março/2011

11 Taxas de mortalidade pelos principais grupos de causas
Taxas de mortalidade pelos principais grupos de causas. Paraná, 1980, 1985, 1990, 2000, 2005 e 2008* FONTE: SIM/DEVE/SVS/SESA-Pr *Dados preliminares – março/2011

12 A importância da APS na organização dos Sistemas de Saúde
Obs. Utilize um pouco da fala do prof. Eugênio para ilustrar.

13 O QUE CARACTERIZA A APS? Caracteriza-se por um conjunto de ações promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, desenvolvida no individual e nos coletivos, por meio de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas. No SUS, se constitui-se como um nível hierárquico da atenção, que deve estar organizado em todos os municípios do país. (PNAB, 2006)

14 APS como ordenadora da rede SUS
Principais desafios para a APS no Brasil Ser a porta preferencial da Rede SUS Estar integrada toda a rede assistencial - o acesso à atenção especializada deve ser o percurso mais comum de acesso às consultas especializadas, o agendamento é realizado pela equipe da UBS “O melhor uso para novos recursos da saúde é na APS, e devem ser aplicados de modo a que, de fato, façam diferença na atenção as pessoas. É igualmente importante monitorar e avaliar o desempenho das práticas em APS.” “A Atenção Primaria não é barata, mas certamente é mais eficiente. Não há gastos mais efetivos do que em APS.” (Relatório mundial da OMS sobre APS)

15 O CONCEITO DE REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
É A ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE, COM O CENTRO DE COMUNICAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, QUE PERMITE PRESTAR UMA ASSISTÊNCIA CONTÍNUA A DETERMINADA POPULAÇÃO - NO TEMPO CERTO, NO LUGAR CERTO, COM O CUSTO CERTO E COM A QUALIDADE CERTA - E QUE SE RESPONSABILIZA PELOS RESULTADOS SANITÁRIOS E ECONÔMICOS RELATIVOS A ESSA POPULAÇÃO FONTE: MENDES, 2009.

16 DOS SISTEMAS FRAGMENTADOS PARA AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
ORGANIZAÇÃO POLIÁRQUICA (REDES) ORGANIZAÇÃO HIERÁRQUICA APS ALTA COMPLEXIDADE MÉDIA COMPLEXIDADE ATENÇÃO BÁSICA FONTE: MENDES (2002)

17 OS ELEMENTOS DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
UMA POPULAÇÃO UMA ESTRUTURA OPERACIONAL: OS COMPONENTES DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE UM SISTEMA LÓGICO DE OPERAÇÃO: OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE FONTE: MENDES (NO PRELO)

18 1. REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL - MÃE PARANAENSE
Pré - natal de Qualidade para as mães paranaenses. Garantia de referência hospitalar para o parto a todas as gestantes. Acompanhamento das crianças de risco até um ano de vida.

19 2. REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Implantar um programa de capacitação permanente dos profissionais de saúde que atuam nos serviços de urgência e emergência do estado; Implantar unidades de pronto atendimento estruturando a rede de urgências e emergências, de modo que todo o cidadão tenha acesso a um serviço de urgência, considerando o tempo de acesso.

20 3. Rede de Atenção à Saúde Mental
Reestruturação da atenção aos transtornos mentais no Paraná. Ampliar o número de CAPS garantindo acesso em todas as regiões, em especial CAPS AD. Implantar Centros de Recuperação de Usuários de drogas para o internamento e tratamento e a implementação de comunidades terapêuticas, para o apoio ao tratamento dos usuários de álcool e drogas.

21 4. REDE DE ATENÇÃO A PESSOA IDOSA
Implantar equipes de atenção a Pessoa Idosa nas 22 regiões de saúde do estado. Apoiar os municípios para a implantação de ações de promoção ao envelhecimento saudável Ação intersetorial com assistência social, cultura, e esporte e lazer.

22 Incluir Slide Mapa estratégico da SESA

23 Cada regional de saúde finaliza a apresentação destacando a importância das conferencias de saúde no contexto atual, enfatizando o controle social para efetivação da política de saúde no atual governo.


Carregar ppt "Secretaria de Estado da Saúde do Paraná"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google