A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Relevo terrestre e suas formas fundamentais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Relevo terrestre e suas formas fundamentais"— Transcrição da apresentação:

1 O Relevo terrestre e suas formas fundamentais

2 A Litosfera ou Crosta Terrestre
Como sabemos é a parte sólida da Terra é a parte da crosta terrestre que constitui os continentes e as ilhas apresenta aspectos diferentes conforme o local: algumas vezes muito altos e enrugados, como nas montanhas, outras vezes muito baixo e plano, como nas planícies

3 A esses aspectos da crosta terrestre damos o nome de relevo
A esses aspectos da crosta terrestre damos o nome de relevo. Em linhas muito gerais, o relevo pode ser dividido em montanhas, planaltos e planícies.

4 Montanhas São formadas por antigas camadas rochosas sedimentares dos fundos marinhos, que foram soerguido, dobramento ou enrugamento, apresentando grandes altitudes, ou seja, Possuem as maiores altitudes do relevo terrestre.

5 Essas elevações quando isoladas constituem, os montes, colinas, quando estão agrupados, constituem as serras, cordilheiras, maciço. São exemplos de montanhas: cordilheira dos Andes, Montanha rochosas, cordilheira Himalaia, Monte Everest, etc.

6 As montanhas podem ser recentes e apresentarem as seguintes características:
- grandes altitudes; - picos abruptos; - atividade vulcânica intensa; - datam geralmente do período Terciário da Era cenozóica;

7 As montanhas velhas apresentam características como:
- pequenas altitudes; - formas arredondadas; - formadas na Era Arqueozóica, Proterozóica ou Paleozóica;

8 Planalto É uma forma de relevo com área irregular e altitude superior a 300 metros. São relativamente planos ou inclinados. O planalto é resultante de processos erosivos.

9 Os planaltos são resultantes formado de processo erosivos.
Chapadas: formas com escapas e topo plano. Morros: são elevações de forma arredondada Serras: conjunto de montanhas ou morros com desníveis acentuados.

10 Ao contrario do que se pensa, não e a altitude que predomina os planaltos, mas sim o predomínio do processo de erosão.

11 Planícies É uma forma de relevo plana ou pouco inclinada, pouco acidentada, predominando a acumulação de sedimentos. Geralmente estão associadas a rio, mares e lagos.

12 As planícies podem ser:
- costeira, quando resulta do levantamento da plataforma continental. - aluviais resultados da acumulação de sedimentos feitos pelos rios. - de piemonte, quando é formada na parte baixa entre as montanhas.

13

14 Depressões É uma parte do relevo mais plana que o planalto, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.

15 Podem ser: - depressão absoluta: as altitudes são inferiores ao nível do mar. - Depressão relativa: suas altitudes fica acima do nível do mar


Carregar ppt "O Relevo terrestre e suas formas fundamentais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google