A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retaguarda – Curva ABC 1. Objetivo A Curva ABC classifica os produtos mais vendidos da empresa em valores e quantidades. Sua principal função é auxiliar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retaguarda – Curva ABC 1. Objetivo A Curva ABC classifica os produtos mais vendidos da empresa em valores e quantidades. Sua principal função é auxiliar."— Transcrição da apresentação:

1 Retaguarda – Curva ABC 1

2 Objetivo A Curva ABC classifica os produtos mais vendidos da empresa em valores e quantidades. Sua principal função é auxiliar o gestor na escolha dos produtos a serem comprados, nos preços e nas estratégias de marketing dos produtos. Para a definição das classes A, B e C, adotando-se o critério de que A = 20%; B = 30% e C = 50% dos itens e, como no exemplo a seguir serão 10 itens, 20% deles são os dois primeiros itens, 30% os três itens seguintes e 50% os cinco últimos itens. 2

3 3 Observação: Se tivéssemos, por exemplo, 73 itens ao invés de 10, para A = 20%, seriam os 15 primeiros itens; B = 30%, seriam os 22 itens seguintes; e C = 50%, os 36 restantes.

4 Curva ABC No módulo Retaguarda, clique no menu Análise, selecione Vendas e clique para abrir a tela Curva ABC. 4

5 Montar Curva ABC 1. Selecione o tipo de Curva ABC que deseja gerar: – Produtos: monta a curva ABC de acordo com os produtos vendidos ou comprados no período; – Clientes: gera a curva ABC listando os clientes que compraram no estabelecimento no período, – Podem ser geradas curvas de acordo com grupo, marca, fornecedor, linha ou subgrupo de produtos. 5

6 6

7 2. Informe a Data Inicial e a Data Final que formarão o período das vendas a ser pesquisadas. 7

8 3. Selecione o Tipo de Curva ABC que deseja gerar, se ela será organizada por Valor vendido ou por Quantidade vendida. 8

9 4. Informe, caso queira, as porcentagens A, B e C. A partir destes valores serão definidos quantos produtos ficarão em cada letra. Por padrão o sistema informará A:10%, B: 30% e C: 50% 9

10 Ao clicar sobre a opção A, o sistema exibirá as informações sobre os produtos pertencentes a esta classe e mostrará a frente da opção a porcentagem de valor vendido ou quantidade vendida de produtos desta classe. 10

11 Ao clicar sobre a opção B, o sistema exibirá as informações sobre os produtos pertencentes a esta classe e mostrará a frente da opção a porcentagem de valor vendido ou quantidade vendida de produtos desta classe. 11

12 Ao clicar sobre a opção C, o sistema exibirá as informações sobre os produtos pertencentes a esta classe e mostrará a frente da opção a porcentagem de valor vendido ou quantidade vendida de produtos desta classe. 12

13 Clique no botão Gerar. 13

14 14 Nesse exemplo serão exibidos os produtos e sua classificação de acordo com a quantidade vendida. No exemplo, o produto com maior quantidade vendida é a gasolina.

15 Exercícios: Antes de iniciar o exercício, abra a tela de venda no PDV e realize 3 vendas de produtos diferenciados (utilize no mínimo 5 produtos diferentes), informe um cliente diferente em cada venda (para informar o cliente pressione F12 na tela de finalização da venda). 1. Monte a curva ABC dos produtos vendidos utilizando as porcentagens : A : 20%B : 30%C : 50% 2. Monte a curva ABC de Clientes utilizando as porcentagens : A : 20%B : 30%C : 50% 15

16 Dúvidas? Acesse o site www.jnmoura.com.br e conecte-se ao suporte on-line. 16


Carregar ppt "Retaguarda – Curva ABC 1. Objetivo A Curva ABC classifica os produtos mais vendidos da empresa em valores e quantidades. Sua principal função é auxiliar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google