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SANTA MARIA, JUNHO/2012.

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Apresentação em tema: "SANTA MARIA, JUNHO/2012."— Transcrição da apresentação:

1 SANTA MARIA, JUNHO/2012

2 ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO?

3 MEMÓRIAS DA ALFABETIZAÇÃO
Pensem em quando foram alfabetizadas: no cheiro, nas cores, nos sentimentos que a alfabetização evoca.

4 Quais teorias de aprendizagem embasavam a prática de suas professoras?

5 Era uma vez... Ensino da leitura e escrita na fase inicial de escolarização. Proclamação da república. Métodos de alfabetização. ( 1 século) Escola obrigatória e gratuita. Políticas públicas. (2 décadas)

6 MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
TENSAS DISPUTAS relacionadas com: DIFICULDADE DE NOSSAS CRIANÇAS EM APRENDER A LER E ESCREVER

7 Metodização do ensino da leitura
Marcha sintética: soletração, fônico ou silabação TENSÃO 1890 Método da palavração

8 Institucionalização do método analítico - 1920
Parte do todo: palavra- sentença- texto (historieta) * Muitas interpretações do sentido de todo. * Nova concepção BIOPSICOFISIOLÓGICO da criança.

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10 Alfabetização sob medida - 1970
Relativização da discussão sob metodologia: métodos mistos ou ecléticos Período preparatório. Classes homogêneas. Maturidade da criança (testes ABC)

11 ALFABETIZAÇÃO: Construtivismo e Desmetodização
Psicogênese da língua escrita. Revolução conceitual. Processo de aprendizagem. Alfabetização e letramento.

12 100 anos ... Assim... se passaram quase 1 século de discussões sobre metodologias de alfabetização... Que NÃO DERAM CONTA da questão: PORQUE NOSSAS CRIANÇAS APRESENTAM TANTAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA?

13 ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
ILLESTTRISME – França LITERACIA – Portugal LITERACY – Estados Unidos e Inglaterra UNESCO – Avaliações Internacionais: Competência de leitura e escrita.

14 LETRAMENTO LETRADO ILETRADO Da língua inglesa “literacy”
Versado em letras, erudito. Que não tem conhecimentos literários. ILETRADO Da língua inglesa “literacy” Representação etimológica de estado, condição, ou qualidade de ser literate,que é definido como educado, especialmente, para ler e escrever.

15 LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
O que significa “letrar”?

16 LETRAMENTO Ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita para uma participação efetiva e competente nas práticas sociais e profissionais.

17 LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
O que significa alfabetizar?

18 LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Que não conhece o alfabeto, que não sabe ler e escrever. ANALFABETO Tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. ALFABETIZAR ALFABETIZAÇÃO É a ação de alfabetizar. ÇÃO – SUFIXO = AÇÃO

19 ALFABETIZAÇÃO Ação de alfabetizar, ou seja, a ação de tornar o sujeito capaz de ler e escrever, ou ainda, capaz de decifrar o código escrito. MÚLTIPLAS ALFABETIZAÇÕES...

20 ALFABETIZAR E LETRAR... Ex conexao dos conhecimentos Conceitos distintos que precisam ser aproximados.

21 ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO
ação de ensinar \ aprender a ler e escrever. ALFABETIZAÇÃO estado ou condição de quem cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. LETRAMENTO

22 ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO
ENSINAR A LER E A ESCREVER NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E DA ESCRITA. ALFABETIZAR LETRANDO

23 POLÍTICAS PÚBLICAS Após as discussões sobre metodologias adequadas a alfabetização, entram em cena as POLÍTICAS PÚBLICAS para a educação com o objetivo de: RESOLVER O PROBLEMA DO FRACASSO ESCOLAR

24 Escola Aberta. Bolsa escola. PDE. Mais Educação. Ampliação do Ensino Fundamental. Ciclo de Alfabetização.

25 ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
5692/71 - obrigatoriedade de 8 anos. 9394/ sinaliza o ensino obrigatório de 9 anos. 10.172/01 - Aprovou o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, meta ensino obrigatório de 9 anos. 11.274/01 – INSTITUI O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS COM A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE 6 ANOS.

26 ENTRADA DAS CRIANÇAS DE 6 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Múltiplas infâncias. Particularidades da infância. O brincar. Áreas do conhecimento.

27 CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
CNE/CEB/Resolução 7 de 14/12/10 Art. 30 III- CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

28 CRÍTICAS A progressão continuada escamoteia a falta de aprendizagem e a escola em ciclos teria dificuldades em garantir o ritmo de aprendizagem do aluno. (Demo, 1998).

29 Por não ter metas e objetivos definidos ao longo dos anos, o ciclo teria contribuído para a perda da especificidade da alfabetização durante o processo de escolarização. (Soares, 2003)

30 “Exclusão branda”, ou seja, o aluno avançaria nos anos do ciclo sem efetuar de fato aprendizagens. (Freitas, 2002)

31 POSSIBILIDADES Construção de diretrizes curriculares.
Definição de objetivos para cada ano/série. Novo projeto político pedagógico. Reuniões de articulação pedagógica. Ficha de acompanhamento do desempenho do aluno. Relatório de desempenho do aluno.

32 QUESTIONAMENTOS A SEREM PROPOSTOS
Quando alfabetizar? Quando letrar? Alfabetizar e letrar ao mesmo tempo? Qual o planejamento adequado a esta criança que chega a escola?

33 MEC anuncia avaliação nacional Ampliação da Provinha Brasil
Avaliar o estágio de alfabetização e de conhecimentos básicos de matemática de estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

34 ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
O que mudou? Flexibilização do tempo. Adequação do tempo da escola ao tempo de aprendizagem do aluno.

35 Conceito de infância. Incorporação do discurso de infância ao ambiente escolar. Nova concepção de aluno e Novos papéis para os educadores

36 NÃO ESQUECER... OBJETIVO:
Diminuir o fracasso escolar e suas consequências para o desenvolvimento das crianças.

37 E...Porque tantas crianças deixam de aprender a ler e escrever?
É preciso considerar, como ponto de partida, que as práticas letradas de diferentes comunidades são muitas vezes distantes do enfoque que a escola costuma dar à escrita.

38 A reação do aprendiz em face da proposta pedagógica, muitas vezes autoritária, artificial e pouco significativa.

39 O processo de aquisição da língua escrita está fortemente vinculado a inclusão numa nova condição cognitiva e cultural, podendo se configurar, na perspectiva do aprendiz, como motivo de resistência ao aprendizado

40 E todo planejamento consiste em traçar METAS.
PARA REFLETIR... Toda ação para ser realmente educativa pressupõe PLANEJAMENTO. E todo planejamento consiste em traçar METAS.

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42 Ouvir atentamente tudo o que o professor diz..
É assim que se aprende a fazer materiais didáticos cada vez melhores. Ex conexao dos conhecimentos

43 www.modernadigital.com.br DOMÍNIO DA LINGUAGEM Leitura Escrita
Oralidade

44 www.modernadigital.com.br COMPREENSÃO LEITORA:
Ensinar a ler variedade de gêneros textuais. Trabalha com estratégias de leitura. Ensina a ler textos expositivos. Enriquecimento do vocabulário. Desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura.

45 Paula Cristina de Lima Cesar
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!! Paula Cristina de Lima Cesar Assessora Pedagógica 51 –

46 Para saber mais: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento.
MORTATTI, Maria do Rosário. História dos métodos de alfabetização no Brasil.


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