A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de."— Transcrição da apresentação:

1 GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Campus - Januária

2 O que são dados e Informações

3 Coleta de Dados Os dados coletados pelos Pesquisadores( IBGE ) nos domicílios e lares, posteriormente são processados de diversas formas: são armazenados, classificados de diferentes formas, correlacionados, tratados estatisticamente, tabulados, plotados em gráficos, transformados em relatórios e anuários. Os dados coletados pelos Pesquisadores( IBGE ) nos domicílios e lares, posteriormente são processados de diversas formas: são armazenados, classificados de diferentes formas, correlacionados, tratados estatisticamente, tabulados, plotados em gráficos, transformados em relatórios e anuários.

4 Quem faz Uso desses Dados? Quem faz Uso desses Dados? Qual é a importância deles? Qual é a importância deles?

5 Quem faz Uso desses Dados? Empresa que deseja se instalar em um município novo: Empresa que deseja se instalar em um município novo: Os decisores ou pessoas que toma as decisões estratégicas da empresa necessitam de dados do município, como é o caso da presença de mão- de-obra qualificada ou de vias de transporte ou mesmo dados sobre renda e consumidores em potencial. Os decisores ou pessoas que toma as decisões estratégicas da empresa necessitam de dados do município, como é o caso da presença de mão- de-obra qualificada ou de vias de transporte ou mesmo dados sobre renda e consumidores em potencial.

6 Quem faz Uso desses Dados? do número de professores, do número de professores, do número de salas, do número de salas, das despesas operacionais. das despesas operacionais.

7 Quem faz Uso desses Dados? Prefeituras municipais necessitam fazer o planejamento anual das escolas municipais de primeiro grau da rede municipal: Prefeituras municipais necessitam fazer o planejamento anual das escolas municipais de primeiro grau da rede municipal: do número de vagas escolares, do número de vagas escolares, do número de professores, do número de professores,

8 Quem faz Uso desses Dados? Elas necessitam saber o número de crianças em idade escolar Elas necessitam saber o número de crianças em idade escolar e o número de vagas oferecidas por outras escolas particulares ou estaduais. e o número de vagas oferecidas por outras escolas particulares ou estaduais.

9 Quem faz Uso desses Dados? Quando o ministério da saúde pretende abrir uma campanha de vacinação, antes de iniciá-la precisa: Quando o ministério da saúde pretende abrir uma campanha de vacinação, antes de iniciá-la precisa: planejar os custos, planejar os custos, o tempo necessário e os recursos( é preciso saber quantos habitantes existem na faixa etária, o tempo necessário e os recursos( é preciso saber quantos habitantes existem na faixa etária, para vacinação de idosos contra gripe, para vacinação de idosos contra gripe, ou vacinação de crianças até cinco anos contra a paralisia infantil ou vacinação de crianças até cinco anos contra a paralisia infantil

10 Discussão Você conseguiria imaginar que dados um partido político ou um candidato a algum cargo eletivo importante do governo gostaria de saber das agências de pesquisa, antes do início do processo eleitoral? Você conseguiria imaginar que dados um partido político ou um candidato a algum cargo eletivo importante do governo gostaria de saber das agências de pesquisa, antes do início do processo eleitoral? Que informações esse político poderia desejar saber das agências de pesquisa de opinião pública ? Que informações esse político poderia desejar saber das agências de pesquisa de opinião pública ?

11 Discussão E no caso de uma empresa multinacional japonesa que pretende lançar um novo tipo de perfume no mercado nacional brasileiro? E no caso de uma empresa multinacional japonesa que pretende lançar um novo tipo de perfume no mercado nacional brasileiro? Que informações essa multinacional poderia desejar saber das agências de pesquisa de opinião? Que informações essa multinacional poderia desejar saber das agências de pesquisa de opinião?

12 Profissionais Necessitam de Informações Homens de negócios precisam de informações para que suas empresa funcionem; Homens de negócios precisam de informações para que suas empresa funcionem; Profissionais de saúde precisam de informação sobre seus pacientes, sobre novas doenças e novas terapias para poder curá-los de forma cada vez mais eficiente e eficaz. Profissionais de saúde precisam de informação sobre seus pacientes, sobre novas doenças e novas terapias para poder curá-los de forma cada vez mais eficiente e eficaz.

13 Profissionais Necessitam de Informações Advogados precisam de informação sobre processos de seus clientes que estão tramitando nos fóruns e também de informações sobre a legislação e jurisprudência para que possam preparar-se adequadamente a vencer casos. Advogados precisam de informação sobre processos de seus clientes que estão tramitando nos fóruns e também de informações sobre a legislação e jurisprudência para que possam preparar-se adequadamente a vencer casos.

14 Profissionais Necessitam de Informações Estudantes precisam de informações sobre os assuntos que estão estudando, sobre suas notas e presenças, sobre o calendário escolar e a programação de atividades nos seus cursos para que possam atingir um bom aproveitamento escolar. Estudantes precisam de informações sobre os assuntos que estão estudando, sobre suas notas e presenças, sobre o calendário escolar e a programação de atividades nos seus cursos para que possam atingir um bom aproveitamento escolar.

15 Profissionais Necessitam de Informações Pesquisadores precisam de informações específicas que possam ajudar na evolução de seus objetos de estudo no sentido de atingirem resultados. Pesquisadores precisam de informações específicas que possam ajudar na evolução de seus objetos de estudo no sentido de atingirem resultados.

16 Profissionais Necessitam de Informações Pessoas que procuram emprego precisam de informações sobre quem está precisando de profissionais Pessoas que procuram emprego precisam de informações sobre quem está precisando de profissionais e por outro lado, os empregadores precisam de informações confiáveis sobre quem está procurando emprego e qual a qualificação e experiência disponíveis no mercado de trabalho. e por outro lado, os empregadores precisam de informações confiáveis sobre quem está procurando emprego e qual a qualificação e experiência disponíveis no mercado de trabalho.

17 Transformação dos dados em Informações Atividades geram dados no sistema Atividades geram dados no sistema Dados são coletados Dados são coletados Dados coletados são armazenados Dados coletados são armazenados O processamento transforma os dados O processamento transforma os dados Sistema de Informações

18 Transformação dos dados em Informações Geram-se informações Geram-se informações Com as informações tomam-se decisões Com as informações tomam-se decisões Decisões afetam o sistema Decisões afetam o sistema Sistema de Informações

19 Transformação dos dados em Informações Geram-se informações Geram-se informações Com as informações tomam-se decisões Com as informações tomam-se decisões Deciões afetam o sistema Deciões afetam o sistema Sistema de Informações

20 Como Surgem ou Geram-se Informações nas Empresa Para gerar informação, que é uma coisa útil, é preciso ter dados os quais podem ser processados ou trabalhados para obter as informações necessárias. Para gerar informação, que é uma coisa útil, é preciso ter dados os quais podem ser processados ou trabalhados para obter as informações necessárias.

21 Como Surgem ou Geram-se Informações nas Empresa Dados é um fato, coisa, acontecimento ou registro no seu estado bruto. O dado é coletado, juntado, armazenado... Dados é um fato, coisa, acontecimento ou registro no seu estado bruto. O dado é coletado, juntado, armazenado...

22 Como Surgem ou Geram-se Informações nas Empresa As empresas tem dados não organizados. As empresas tem dados não organizados. Existe então a necessidade de armazenar e organizar os dados de modo a criar sistemas que permitam a recuperação deles e a geração de informação. Existe então a necessidade de armazenar e organizar os dados de modo a criar sistemas que permitam a recuperação deles e a geração de informação.

23 Como Surgem ou Geram-se Informações nas Empresa Uma coleção organizada de dados pode ser considerada como um banco de dados. Uma coleção organizada de dados pode ser considerada como um banco de dados.

24 Como os dados podem ser armazenados Os dados podem ser armazenados em coleções organizadas de dados que são conhecidas como banco de dados. A organização do armazenamento de dados envolve-se a modelagem deles. Os dados podem ser armazenados em coleções organizadas de dados que são conhecidas como banco de dados. A organização do armazenamento de dados envolve-se a modelagem deles.

25 A evolução dos antigos CPDS Inicialmente, esses sistemas de banco de dados surgiram nos computadores de grande porte os quais possuíam corpo técnico organizado e treinado nos CPDS – Centro de Processamento de dados, possuíam também boa documentação, normas de trabalho e faziam com que as empresas que aderissem a tais sistemas tivessem que se organizar ou adaptar o sistema de trabalho como um todo nessas empresas. Inicialmente, esses sistemas de banco de dados surgiram nos computadores de grande porte os quais possuíam corpo técnico organizado e treinado nos CPDS – Centro de Processamento de dados, possuíam também boa documentação, normas de trabalho e faziam com que as empresas que aderissem a tais sistemas tivessem que se organizar ou adaptar o sistema de trabalho como um todo nessas empresas.

26 A evolução dos antigos CPDS Nas grandes redes de computadores, costuma-se trabalhar em duas grandes frentes: Nas grandes redes de computadores, costuma-se trabalhar em duas grandes frentes: Front-end, isto é, junto aos usuários, com aplicações feitas nas linguagens visuais;Front-end, isto é, junto aos usuários, com aplicações feitas nas linguagens visuais; Back-end, junto aos servidores de banco de dados, como Oracle MS-SQL Server, DB2, etc. ou utilizar os próprios banco de dados como “front-end e back-end”.Back-end, junto aos servidores de banco de dados, como Oracle MS-SQL Server, DB2, etc. ou utilizar os próprios banco de dados como “front-end e back-end”.

27 Caso do Gerente de Banco O caso Este é o caso do gerente de um pequeno banco, que deve decidir se contrata ou não mais caixas e funcionários para sua agência. Este é o caso do gerente de um pequeno banco, que deve decidir se contrata ou não mais caixas e funcionários para sua agência. Para tomar a decisão, o gerente precisa de informações de movimento diário de clientes durante os últimos meses, Para tomar a decisão, o gerente precisa de informações de movimento diário de clientes durante os últimos meses,

28 Caso do Gerente de Banco de volume de dinheiro envolvido, de volume de dinheiro envolvido, do número de clientes que pode ser atendido por um caixa durante o dia, do número de clientes que pode ser atendido por um caixa durante o dia, ou o volume de transações em cada caixa, etc. ou o volume de transações em cada caixa, etc.

29 Caso do Gerente de Banco Você Você foi contratado como consultor para melhorar o processo. Que medida você sugeriria para tentar melhorá-lo? Você foi contratado como consultor para melhorar o processo. Que medida você sugeriria para tentar melhorá-lo?


Carregar ppt "GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google