A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecido Muscular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecido Muscular."— Transcrição da apresentação:

1 Tecido Muscular

2 O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras musculares.

3 A capacidade de contração das fibras é que proporciona os movimentos dos membros, das vísceras e de outras estruturas do organismo.

4 As células musculares têm nomes específicos para as suas estruturas
As células musculares têm nomes específicos para as suas estruturas. Assim, a ME membrana plasmática é denominada sarcolema, enquanto o citoplasma é chamado de sarcoplasma.

5 Tipos de tecido muscular

6 Tecido muscular liso -- É constituído por fibras fusiformes dotadas de um núcleo alongado e central. Essas fibras, de contração lenta e involuntária

7 ocorrem organizando certos músculos, como os do tubo digestivo (esôfago , estômago e intestino) e dos vasos sanguíneos.

8 Tecido muscular estriado esquelético -- Fibras cilíndricas, com centenas de núcleos periféricos, organizam os músculos esqueléticos, que são assim denominados por se acharem ligados ao esqueleto através dos tendões.

9

10 A contração desse tipo de tecido é rápida e voluntária, como acontece com o bíceps e o tríceps, músculos do braço.

11

12

13

14 Tecido muscular estriado cardíaco: nos vertebrados, existe um outro tipo de músculo estriado, encontrado apenas no coração

15 No músculo cardíaco apesar de apresentar estrias, a contração involuntária. Seu único período de repouso, durante a vida, é o intervalo entre duas contrações sucessivas.

16

17

18 Tecido Nervoso

19 O Tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo.

20 Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes.

21 Os neurônios -- Células altamente especializadas, os neurônios são dotados de um corpo celular e numerosos prolongamentos. O corpo celular do neurônio contém um núcleo grande e arredondado e os organóides comuns às células animais. As mitocôndrias são numerosas e o ergastoplasma é bem desenvolvido

22 Os prolongamentos do neurônio podem ser de dois tipos: dendritos (do grego déndron: árvore) -- são ramificações que têm a função de captar estímulos; axônio (do grego áxon: eixo) -- é o maior prolongamento da célula nervosa (varia de frações de milímetro até cerca de 1 metro);

23 cada neurônio tem apenas um axônio; em sua parte final, ramifica-se em prolongamentos muitos finos, que freqüentemente delimitam pequenas dilatações contendo microvesículas portadoras de neurormônios

24 Um impulso é transmitido , as membranas das células que fazem sinapses estão muito próximas, mas não se tocam. Há um pequeno espaço entre as membranas celulares.

25

26 Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axônio da célula pré-sináptica, ocorre liberação, nos espaços sinápticos, de substâncias químicas denominadas neurotransmissores ou mediadores químicos,

27 Os cientistas já identificaram mais de dez substâncias que atuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina , a noradrenalina, a dopamina e a serotonina.

28 Os neurônios podem ser: sensitivos - quando levam o impulso dos receptores ao Sistema Nervoso Central; motores - quando conduzem o impulso do SNC aos efetores: e de associação - quando colocam em comunicação, no cérebro e na medula, os neurônios sensitivos e motores.

29 Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
O tecido nervoso participa da organização do sistema nervoso, que anatomicamente pode ser dividido em:

30 sistema nervoso central (SNC) -- formado pelo encéfalo e pela medula espinhal

31 sistema nervoso periférico (SNP) -- formado pelos nervos e gânglios nervosos

32

33


Carregar ppt "Tecido Muscular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google