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CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado www.ces.uc.pt BIOSENSE: iniciativas colaborativas para aproximar as ciências da vida e as ciências sociais.

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1 CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado www.ces.uc.pt BIOSENSE: iniciativas colaborativas para aproximar as ciências da vida e as ciências sociais da sociedade Rita Serra e João Arriscado Nunes

2 BIOSENSE – O envolvimento da ciência com a sociedade: Ciências da Vida, Ciências Sociais e Públicos financiado FCT/MCTES e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC) PTDC/CS-ECS/108011/2008 - FCOMP-01-0124-FEDER-009237 Investigador Responsável: João Arriscado Nunes Instituição proponente: CES Instituição parceira: Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) (NECES) Para começar... o que é o BIOSENSE?

3 BIOSENSE... que objectivos? (Plataforma interinstitucional da academia (universidades e centros de investigação) Apoio a iniciativas colaborativas para aproximar as instituições da academia da sociedade Áreas: ciências da vida, ciências sociais, saúde e ambiente)

4 Porquê? Diagnóstico Estudos sociais da ciência novos modos de produzir ciência e envolvimento com os públicos precisam-se Saúde e ambiente: problemas complexos Entre as ciências da vida e ciências sociais Do conhecimento universal para conhecimentos situados Produção compartilhada de conhecimentos Ampliação disciplinar Envolvimento academia-sociedade

5 Produção compartilhada? Desafios A partir da academia... Reconfigurar como se faz ciência e o que conta como investigação: Afirmar a legitimidade e relevância de formas de produção compartilhada de conhecimentos dentro da academia na área da saúde e do ambiente

6 Como se faz? Estratégias 1. Manter vivo o diálogo com experiências internacionais – Europa, América Latina, Estados Unidos 2. Criar projectos de demonstração – promover/apoiar iniciativas colaborativas experimentais no cruzamento das ciências da vida, ciências sociais, saúde e ambiente

7 1. Diálogos com experiências internacionais: EU Europa: science shops: Ciência ao serviço de comunidades locais e associações não lucrativas Holanda, anos 70: espaço para acções políticas e/ou reformas institucionais Colaborações ciência-sociedade de configurações variadas Science shops, Universidades, ONGs, grupos de cidadãos Financiamento da Comissão Europeia (Science and society action plan 2001) Formação de estudantes (graduação e pós-graduação) Mais que extensão, é pesquisa-acção!

8 1. Diálogos com experiências internacionais: AL Brasil, México: Investigação com comunidades Saúde: Experiências da FIOCRUZ Laboratório territorial de manguinhos (LTM) Grupo de estudos de doenças infecciosas do IPEC Ambiente: Experiências da UNAM (Universidade Nacional Autónoma do México) Macroproyecto Manejo de Ecosistemas y Desarrollo Humano

9 1. Diálogos com experiências internacionais: EUA Estados Unidos da América: Formar cientistas para serem agentes de mudança social Programa experimental de workshops intensivos e interdisciplinares de Peter Taylor, Univ. Massachusetts, Boston, o New England Workshop on Science and Social Change (NewSSC) Programas para estudantes em graduação, pós-graduação e pesquisadores Desenvolver capacidades colaborativas e de pensamento crítico nos domínios da saúde e do ambiente

10 2. Projectos de demonstração Promover/apoiar iniciativas colaborativas de acordo com os objectivos do BIOSENSE Promover iniciativas com origem fora da academia Apoiar solicitações dentro da academia por parte de pesquisadores e de estudantes de doutorado

11 2. Projectos de demonstração: exemplos Pesquisa em Saúde Academia/associações de pacientes (IPATIMUP, IBMC, IPEC-FIOCRUZ) Terapeutas da fala/associação de gagos Saúde-ambiente Valorização de Hortas urbanas (Juliana Luiz/Associação de Moradores do Talude) Nutrição, alimentação e saúde (FCNAUP)

12 2. Projectos de demonstração: um caso particular O projecto de colaboração em nutrição, alimentação e saúde Início: apoio a projecto de doutorado da Facul. Ciências da Alimentação e Nutrição da Univ. Porto (FCNAUP) Estudar dietas de famílias vulneráveis em contexto de crise Novas metodologias para formação de profissionais Conhecimento útil para intervenção comunitária e políticas

13 2. Desenvolvimento da colaboração com FCNAUP Processo colectivo e iterativo de escrita de texto sobre ciências da nutrição, alimentação e saúde Diagnóstico das principais tensões na produção de conhecimento Estudos sociais da ciência Polissemia no conceito de segurança alimentar Revisão de literatura internacional, abordagens de produção de conhecimento e de intervenção social Novo diagnóstico para ampliação do trabalho conjunto Desafios à formação de profissionais: nutricionistas enquanto agentes de mudança social

14 Modelos de desenvolvimento de colaborações Aprendizagem conjunta: desenho e apoio desenvolvidos caso a caso Tipos de apoio enquadramentos teóricos, revisões de literatura, desenho colaborativo de projectos, contactos, facilitação de discussões, metodologias de investigação colaborativa, prestação de serviços, apoio à busca de recursos, entre os quais financiamento próprio 2 momentos: Desenvolver colaborações Tornar colaborações auto-sustentáveis

15 Contactos: Rita Serra João Arriscado Nunes ritaserra@ces.uc.ptritaserra@ces.uc.pt jan@ces.uc.ptjan@ces.uc.pt Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) http://www.ces.uc.pt/nucleos/neces


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