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Educação Permanente do Distrito de Saúde Noroeste.

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Apresentação em tema: "Educação Permanente do Distrito de Saúde Noroeste."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Permanente do Distrito de Saúde Noroeste

2 Breve Histórico a 2009 – Esforço de colocar o usuário no centro dos temas elencados no processo de EP; -Última etapa do 1o. ciclo de EP (2009) - olhar para a demanda de criança na rede de cuidados do DSNO e pactuação do próximo foco – DCNT; – O colegiado do DSNO reafirma a continuidade do processo de EP e com o pano de fundo: o usuário é de todos os pontos da rede de cuidados do DSNO O Usuário é nosso - Em 2011 – Movimento de integração dos processos/projetos desencadeados no DSNO

3 37 participantes Coordenador distrital Coordenador de vigilância regional 17 gestores de serviços 1 técnico da vigilância epidemiológica 1 técnico da vigilância sanitária 1 técnico da assistência farmacêutica 1 apoio técnico da área de informática 11 apoiadores institucionais 1 técnico do DEGTES ( CETS - Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde 1 técnico do DEGTES (RH - Cuidando do Cuidador) 1 técnico do DEGTES (RH - Ingresso Qualificado) Quem somos nós em 2011

4 01 abril 2011 Conteúdo Aproximação do tema Educação Permanente (texto: Educação Permanente em Saúde – Ricardo Burg Ceccim e Alcindo Antonio Faria) Retomada dos temas já discutidos na etapa da EP anterior Retomada do documento dos fatores que motivam e desmotivam estar na gestão hoje (produzido em novembro de 2010 no espaço de reunião de coordenadores) Priorização do tema condutor do processo de EP na NORÔ – DCNT com enfoque na HAS e DM Aspecto relevante do encontro: A escolha do tema foi definido neste encontro: Linha de Cuidado em DCNT/HAS e DM; em consonância com as diretrizes da SMS e com o Projeto Gestão do Cuidado. Atividade gerencial pactuada com o grupo: Contar para as equipes a retomada da EP; Observar o que as equipes entendem sobre EP; Apresentar o tema elencado –DCNT/HAS e DM e ouvir o que as equipes tem a contribuir no cuidado destas patologias.

5 01 abril maio 2011 Conteúdo Retomada de pensamentos de alguns filósofos sobre o processo de educar e de aprender Retomada do conceito de Bordenave sobre os passos do processo de aprender Leitura do texto – Linhas de cuidado integral: uma proposta de organização da rede de saúde (Camilla Maia Franco e Túlio Batista Franco) Aspectos relevantes do encontro: Algumas equipes apresentam-se refratárias a proposta de pensar sobre o processo de EP e esta dificuldade desmotivou alguns coordenadores e apoiadores; O segundo encontro acontece dentro de um contexto de muitos desafios para a equipe distrital e de algumas equipes locais – entrada de muitas famílias na área do C.S. Floresta e do C.S. Itajaí (Projeto Mina Casa Minha Vida) Atividade gerencial pactuada com o grupo: Quem são os pacientes agudos que tomam as agendas dos trabalhadores nas Unidades? Criação coletiva de um instrumento de avaliação.

6 01 abril maio julho 2011 Conteúdo Análise do estudo de demanda espontânea das Unidades Portaria 4279/2010 – MS – Diretrizes para organização da rede de atenção à saúde no âmbito do SUS Apresentação do projeto Gestão da Clínica com foco na auditoria de prontuário Apresentação de uma atividade da Gestão da Clínica em uma Unidade do DSNO Oferta do texto: A Gestão do Cuidado em Rede em Campinas (Roberto Mardem) Aspectos relevantes do encontro: A quantificação da demanda de agudos não se mostrou tão grande como se imaginava e trouxe recurso para o coordenador poder dialogar com suas equipes e organizar o atendimento para essa demanda. Mostrar uma experiência de uma de nossas unidades foi interessante, aproximou a EP do cotidiano de nossos serviços; Atividade gerencial pactuada com o grupo:. escolher um caso de DM que mais mobilize a coordenação e sua equipe.. realizar uma auditoria clínica do prontuário. (fluxos, profissionais, rede, ofertas)

7 01 abril maio julho agosto 2011 Conteúdo Momento de cuidar dos gestores – oferta de uma meditação aplicada por Savério Gagliardi Retomada do sentido de EP para os gestores e como tem sido a estratégia da prática pedagógica com as equipes, a partir de dinâmica de perguntas e reflexões individuais e depois constituindo os grupos; Filme: Coleção Grandes Educadores: Paulo Freire e discussão do conceito que a sua teoria trás para a prática do cotidiano; Construção do papel de gestor mais ampliado, com capacidade educativa/pedagógica e terapêutica; História dos pacientes portadores de DM que incomodam os gestores e suas equipes; O papel do coordenador como gestor na linha do cuidado; Aspecto relevante do encontro: Aos pacientes que mais tem acesso às nossas ofertas não estamos conseguindo melhora na assistência; Estamos desvendando que o vínculo profissional / usuário está frágil; Percebemos que a nossa comunicação com o nosso usuário não tem produzido cuidados; Atividade gerencial pactuada com o grupo: Aprofundar a discussão sobre o caso levantado no último encontro: O que mobilizou nas equipes este caso? O que a equipe tem pensado para este paciente? Descrever a metodologia/estratégia utilizada para esta apresentação às equipes; Eu no papel de gestor de uma unidade de saúde, o que preciso saber e o que preciso cuidar para poder ajudar as equipes a conduzirem o cuidado para os pacientes diabéticos?

8 01 abril maio julho agosto outubro 2011 Conteúdo Encontro EP - PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) Momento em que a SMS assume o compromisso junto ao Ministério de cadastrar algumas equipes no Programa. Aproveitamos o espaço da EP para dar sentido ao contexto que estávamos vivendo na secretaria, ligando-o ao nosso foco da EP – o cuidado ao paciente crônico portador de Diabetes. Participação do Coordenador da Atenção Básica – Roberto Mardem

9 01 abril maio julho agosto outubro dezembro 2011 Conteúdo - Estudo do banco de dados de internação hospitalar por causa de DCNT - DM no distrito de Saúde Noroeste - Aprofundamento do estudo dos casos que mais incomodam as equipe e o coordenador - Teorização Projeto Terapêutico Singular (participação do prof. Dr. Gustavo Tenório) Aspectos relevantes do encontro: -Trazer para o espaço de EP membros das equipes - Movimento no sentido de desvendar o porquê da baixa eficácia dos cuidados prestados, -Comentários propositivos dos participantes -Visitas domiciliares em conjunto: apoiadores, facilitadores e profissionais das equipes

10 Obrigado! Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! (Paulo Freire)Paulo Freire


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