A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ementa da cantina do IVS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ementa da cantina do IVS"— Transcrição da apresentação:

1 Ementa da cantina do IVS
Instituto Vaz Serra Ano lectivo Ementa da cantina do IVS Alimentação Saudável? Trabalho elaborado por: Alexandre Nunes N.º304 Diogo Ramos N.º313 Fábio Lopes N.º372 José Ribeiro N.º316 Rafael Gomes N.º252 Rúben Félix N.º353 9.ºB

2 Introdução Este trabalho insere-se na Área de Projecto, cujo tema geral é “60 Anos do IVS”. O grupo, a partir do tema geral escolheu o tema “As refeições no IVS”. Este trabalho foi realizado com o objectivo de obter as críticas, o mais construtivas possível, acerca dos problemas das refeições da nossa cantina! O grupo realizou um inquérito para apurar o grau de satisfação doas alunos relativamente à ementa servida no IVS.

3 Alimentação Saudável Alimentação saudável pode ser definida como dieta composta de proteínas, carbonatos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem privações.

4 A Roda dos Alimentos A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.

5 Uma boa alimentação Uma boa alimentação ajuda-nos a crescer de uma forma mais saudável, protegendo-nos contra as doenças. Se nos alimentarmos de uma forma cuidada, conseguimos o melhor aproveitamento escolar e uma melhor forma física. É preciso que saber que a quantidade e a qualidade dos alimentos que comemos fazem com que o nosso corpo funcione de uma forma mais eficaz. O exercício físico também é muito importante para sermos saudáveis.

6 Os 10 mandamentos para uma alimentação saudável
1. Beber muita água (cerca de 2 litros), começando em jejum e ao longo de todo o dia, de preferência no intervalo das refeições. 2. Nunca “encher” demasiado o estômago, optando por pequenas refeições, várias vezes ao dia. 3. Eliminar o açúcar que é adicionado às bebidas e evitar o consumo de sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 4. Reduzir para metade as quantidades habituais de batata, arroz, massa e leguminosas. 5. Reforçar sempre as refeições principais com quantidades generosas de salada crua ou legumes cozidos. 6. Guardar o pão e fruta para comer nos intervalos das refeições principais.

7 Os 10 mandamentos para uma alimentação saudável
7. Cozinhar de forma simples, à base de cozidos, grelhados ou estufados sem gordura. 8. Ingerir diariamente um produto lácteo magro (leite/iogurte/queijo). 9. Preferir o azeite a qualquer tipo de gordura. 10. Comer mais vezes peixe do que carne e reduzir a quantidade habitual destes alimentos, podendo substitui-los, 1 a 2 vezes por semana, por ovos confeccionados sem gordura. Os “Dez Mandamentos” foram colocados de forma aleatória e não por ordem da sua importância. É do seu cumprimento em conjunto que resulta uma Alimentação Equilibrada e Saudável, ou seja, uma Alimentação Racional que deverá ser sempre complementa com estilo de vida adequado.

8 No IVS… No IVS, fizemos um inquérito a dezasseis pessoas ao acaso, dos quais 7 eram raparigas e 9 rapazes. Os resultados foram os seguintes:

9 No IVS… …as sopas preferidas da comunidade escolar.

10 No IVS… …os pratos preferidos da comunidade escolar.

11 Conclusão Com este trabalho concluímos que uma alimentação saudável, equilibrada e variada nos fornece uma vida com saúde. Isto é-nos possível, também, devido às refeições confeccionadas na cantina, que nos fornecem os nutrientes necessários ao nosso crescimento e à nossa vida.


Carregar ppt "Ementa da cantina do IVS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google