A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Na década de 90, David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius, precisaram de uma interface SQL compatível com as rotinas ISAM que utilizavam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Na década de 90, David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius, precisaram de uma interface SQL compatível com as rotinas ISAM que utilizavam."— Transcrição da apresentação:

1

2 História Na década de 90, David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius, precisaram de uma interface SQL compatível com as rotinas ISAM que utilizavam em suas aplicações e tabelas. Primeiro, tentaram utilizar a API mSQL, contudo não era tão rápida quanto precisavam, pois utilizavam rotinas de baixo nível. Utilizando a API do mSQL, escreveram em C e C++ uma nova API que deu origem ao MySQL.

3 Novas versões foram lançadas, contemplando novas necessidades.
História Surgiu a idéia de um BD com todas estas características, para uso no mercado on-line (internet) e no mercado corporativo (desktop), e com custo reduzido. Com o ótimo resultado, o MySQL começou a ser difundido e seus criadores fundaram a empresa MySQL AB. A partir dessa fase, tornou-se mais conhecido por suas características de rápido acesso e cada vez mais utilizado. Novas versões foram lançadas, contemplando novas necessidades.

4 Em Janeiro de 2008, a MySQL AB, foi adquirida pela Sun Microsystems,
História Em Janeiro de 2008, a MySQL AB, foi adquirida pela Sun Microsystems, Em Abril de 2009 a Oracle compra a Sun Microsystems e todos o seu produtos, incluindo o MySQL.

5 História O MySQL hoje suporta Unicode, Full Text Indexes, replicação, Hot Backup, GIS, OLAP e muitos outros recursos. Hoje, o MySQL, é considerado um dos BD mais rápidos do mercado, tornou-se alternativa barata e viável para uma grande parte do mercado corporativo e on-line. O nome do golfinho do MySQL (logotipo) é Sakila, escolhido pelos seus fundadores

6 Linha do Tempo 1994 – Início do projeto
1995 – Lançamento da primeira versão 2001 – Lançamento da versão 3.23 2004 – Lançamento da versão 4.1 2005 – Lançamento da versão 5.0 2008 – Aquisição da MySQL AB pela Sun Microsystems 2008 – Lançamento da Versão 5.1 (versão atual) 2009 – Aquisição da Sun Microsystems pela Oracle

7 Informações Gerais Robusto Rápido Multitarefa Multiusuário
Licença Dupla

8 Informações Gerais Um banco de dados é uma coleção de dados estruturados. Para adicionar, acessar, e processar dados armazenados em um banco de dados de um computador, é necessário um SGBD como o Servidor MySQL. O gerenciamento de bancos de dados funciona como a engrenagem central na computação.

9 Informações Gerais É um sistema de gerenciamento de bancos de dados relacional. Um banco de dados relacional armazena dados em tabelas separadas em vez de colocar todos os dados um só local. Isso proporciona velocidade e flexibilidade.

10 Principais Características
SGBD Portabilidade Multithreads Formas de armazenamento Velocidade Segurança SQL Fulltext search Capacidades

11 Segurança Contra ameaças externas, e os dados dos próprios usuários.
Utiliza ACLs para verificar se o usuário está autorizado. Não suporta a autenticação de usuários pelo sistema operacional, nem o estabelecimento de prazo de validade para senha. Suporta a execução de backup online do banco de dados.

12 Extremamente rápido, confiável, e fácil de usar.
Por que usar? Extremamente rápido, confiável, e fácil de usar. Tem um conjunto de recursos muito práticos desenvolvidos com a cooperação dos usuários. Desenvolvido para lidar com BD muito grandes de maneira muito mais rápida que as soluções existentes e tem sido usado em ambientes de produção de alta demanda por diversos anos de maneira bem sucedida. Conectividade, velocidade, e segurança fazem com que seja altamente adaptável para acessar bancos de dados na Internet.

13 Licença de uso Dois tipos:
Software livre: baseada nas cláusulas da GNU-GPL, a qual estabelece o que se pode ou não fazer com a ferramenta e demais recursos. Além do programa, o seu código-fonte também é disponibilizado, contudo, todas essas situações serão tratadas e detalhadas na licença GNU-GPL.

14 Licença de uso Comercial: mais apropriada para algumas situações de suas aplicações comerciais, obter suporte diferenciado, e mais ferramentas.

15 Empresas que o utilizam
Entre os cases mais famosos, vale a pena citar o da NASA. O departamento NAIS, em razão da grande demanda de sua utilização e altos custos de manutenção do BD Oracle, optou por migrar os seus BDs para uma solução open source e optaram por utilizar o MySQL.

16 Comparações Banco de dados Segundos mysql_odbc 464 db2_odbc 1.206
Esses testes foram realizados baseados em um computador com Windows NT4 e acesso via ODBC Banco de dados Segundos mysql_odbc 464 db2_odbc 1.206 ms-sql_odbc 1.634 oracle_odbc 20.800 sybase_odbc 17.614 Tabela 1 - Leitura de por índice

17 Comparações Banco de dados Segundos mysql_odbc 619 db2_odbc 3.460
ms-sql_odbc 4.012 oracle_odbc 11.291 sybase_odbc 4.802 Tabela 2 - Inserção de linhas

18 Vantagens Desempenho Segurança Aplicabilidade Gratuito

19 Limitações De acordo com o Storage Engine: Característica MyISAM
InnoDB Limite de armazenamento 256 TB 64 TB Limite de tabelas Indeterminado Limite de linhas por tabela (232)2 (1.844E+19) Limite de colunas por tabela 4096 1000 Limite de índices por tabela 64 Comprimento máximo de chave 1000 bytes 3500 bytes Comprimento máximo de linha 64 KB 4 GB Comprimento máximo de coluna Tabela de limitações do MySQL

20 Ambiente Web WEB: rapidez, confiabilidade e funcionalidade.
MySQL está na condição de equilíbrio do custo/beneficio. Uma das vantagens em se utilizar o MySQL para aplicações WEB é seu suporte a conexões simultâneas. Outra característica significativa é que não há perda de desempenho nem na integridade física dos dados enquanto essas conexões estejam simultaneamente em atividade.

21 É utilizado para dois propósitos importantes:
Gerenciamento de Log O MySQL mantêm um log de todas as operações que alteraram dados ou que potencialmente teriam alterado. É utilizado para dois propósitos importantes: Recuperação - Replicação

22 O MySQL mantêm dois níveis de Log.
Gerenciamento de Log O MySQL mantêm dois níveis de Log. Statement-based Log Row-based log O sistema conta com uma ferramenta que exporta os logs em formato HTML.

23 Aquisição da Sun pela Oracle
Expectativas Futuras Aquisição da Sun pela Oracle

24 Conclusão O SGBD MySQL exerce bem sua função e é gratuito. É um dos SGBDs mais rápidos e leves, tornando-se o mais utilizado em aplicações para web. Definir o banco de dados adequado é uma questão de análise de características, recursos e capacidade, mas independente da solução escolhida, pode-se sentir confortável ao se utilizar de sistemas gerenciadores de banco de dados livres, não deixando a desejar frente a soluções proprietárias.

25


Carregar ppt "História Na década de 90, David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius, precisaram de uma interface SQL compatível com as rotinas ISAM que utilizavam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google