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RELACIONAMENTO FRANQUEADO X FRANQUEADOR

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Apresentação em tema: "RELACIONAMENTO FRANQUEADO X FRANQUEADOR"— Transcrição da apresentação:

1 RELACIONAMENTO FRANQUEADO X FRANQUEADOR

2 Rodrigo Abreu Atua no Franchising há 10 anos
Desde 2001 no Grupo Cherto Instrutor da Franchising University e da ABF Por 4 anos atuou na Comissão de Ética da ABF Principais Clientes: Coca-Cola, M.Martan, Ipiranga, Quality Cleaners, Contém1g, Lojas Colombo, Gastotal, Brasil Sul e Nintendo, entre outros.

3 Princípios Básicos do Franchising
FRANQUEADO Oportunidade de instalar e operar um negócio de sucesso FRANQUEADOR Estratégia para expansão e cobertura Encontro de interesses, com um objetivo comum – gerar vantagens competitivas para ambos.

4 Vários negócios se utilizando do Franchising

5 FRANCHISING X NEGÓCIO INDEPENDENTE
Relação de Risco varejo franquias % de mortalidade de negócios nº de anos 2 4 6 8 10 Fonte: IBGE 25 50 75 100

6 Como Num Casamento... Maior dificuldade é o relacionamento franqueador - franqueado É o dia-a-dia do “casamento” É manter o “pique” depois que a Lua de Mel acabou

7 EMPREGADO x EMPREENDEDOR x FRANQUEADO
COMPARATIVO EMPREGADO x EMPREENDEDOR x FRANQUEADO EMPREGADO EMPREENDEDOR FRANQUEADO Segurança do risco empresarial Incerteza -maiores riscos Riscos calculados Férias e 13ºsalário 80% dos negócios independentes fecham em 5 anos Suporte ajuda a suprir a inexperiência Menor grau de comprometimento Falta de experiência Menos liberdade de ação Realização controlada Maior liberdade Maior grau de realização Fonte: ABF (Assoc. Bras. Franchising)

8 Seleção do Franqueado ATRIBUTOS DE SUCESSO  No final da entrevista, o candidato deverá ser questionado sobre o percentual que o mesmo atribui como responsável pelo sucesso do seu negócio, distribuído nos seguintes aspectos e devendo totalizar 100%: Marca - ____% (aspectos do poder da marca, marketing, produtos, etc) Sistema - ____% (conceito do negócio, operação, estoques, etc, e não sistema de informática) Suporte - ____% (serviços de apoio fornecidos pelo Franqueador, suporte, etc) Franqueado - ____% (participação do franqueado no dia-a-dia do negócio, seu envolvimento, etc.) Total – 100%

9 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
Como evolui o estado de ânimo do franqueado (Era uma vez um franqueado Cujo primeiro ano foi repleto de alegria Então ele disse: “franqueador!” “Não preciso mais de você” “E não gosto de lhe pagar taxas”) Gregory Nathan Gregory Nathan é um psicólogo australiano que se dedica ao estudo do relacionamento franqueador-franqueado e como o mesmo pode ser aperfeiçoado.

10 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
GLEE (Ale-gria) FEE (Taxa) ME (Eu) FREE (Livre) SEE (Ver) WE (Nós)

11 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
GLEE (Ale-gria) FEE (Taxa) ME (Eu) FREE (Livre) SEE (Ver) WE (Nós)

12 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
GLEE (Ale-gria) FEE (Taxa) ME (Eu) FREE (Livre) SEE (Ver) WE (Nós)

13 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
GLEE (Ale-gria) FEE (Taxa) ME (Eu) FREE (Livre) SEE (Ver) WE (Nós)

14 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
GLEE (Ale-gria) FEE (Taxa) ME (Eu) FREE (Livre) SEE (Ver) WE (Nós)

15 FATOR E - Estágios de desenvolvimento do franqueado
GLEE (Ale-gria) FEE (Taxa) ME (Eu) FREE (Livre) SEE (Ver) WE (Nós)

16 7 Necessidades do franqueado
1. Sentir que faz parte de algo maior 2. Ser tratado com respeito 3. Metas relevantes e desafiadoras 4. Ser lembrado do padrão 5. Suporte relevante e periódico 6. Direcionamento claro e liderança consistente (Visão,Missão,Valores, etc) 7. Ganhos razoáveis

17 O franqueado deve participar de decisões?
Quase sempre, a decisão final fica a cargo do franqueador Que deve ter a coragem para decidir, após ouvir os franqueados Gera maior comprometimento e sinergia na busca dos resultados e das metas (financeiras, sociais, qualitativas, etc.)

18 Pontos Críticos do Relacionamento
Seleção do Franqueado Perfil e Atuação Expectativas Território de Atuação Exclusivo Preferencial Ponto Comercial Localização X Aprovação Assessoria Contínua Treinamentos Consultoria de Campo (Preparação X Pára-Raios)

19 Pontos Críticos do Relacionamento
Conceito do Negócio Mal Posicionado Resultados X Expectativas Lucratividade Participação na REDE Dono do Negócio Learning Networking Franchising – 4# Geração Marketing Fundo de Propaganda Micromarketing

20 Mantenha a mente aberta
Os franqueados não devem ser “podados” Franqueador deve ter humildade para aprender O que importa realmente deve ser “inegociável” Lembre-se: o Big Mac foi uma invenção de um franqueado McDonald’s e hoje é o produto que mais vende na rede (virou até moeda / indexação econômica)

21 QUANDO NÃO SER UM FRANQUEADO...
QUANDO ACHAR QUE.... Para ficar rico rápido; Para trabalhar menos; Pelo status que a marca vai dar; Apenas para investir; Para um parente “tocar”;

22 QUANDO NÃO SER UM FRANQUEADO...
Quero uma franquia de qualquer jeito; Escolhendo uma franquia “barata”; Porque é amigo ou parente do Franqueador; Por gostar apenas do produto, e não do negócio em si.

23 Procure com calma.

24 Analise com cuidado a melhor opção

25 Vocês não verão este cenário diariamente.

26 Dúvidas, comentários, críticas, sugestões e elogios (se houver): rodrigo@cherto.com.br
(11) MUITO OBRIGADO !


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