A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade."— Transcrição da apresentação:

1 Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade.
Transmissão de características de geração em geração. Factores hereditários e a descoberta da hereditariedade.

2 Resposta às questões da pág. 70
1. As características próprias dessa espécie. 2. A cor dos olhos ou do cabelo, a forma do nariz e outras particularidades. 3. São transmitidas informações.

3 Transmissão de características de geração em geração
Os seres vivos mantêm ao longo da maior parte da sua vida, a constância das suas características. Os seres vivos têm a capacidade de transmitir ,de geração em geração, as características da sua espécie ou de particularidades do seu organismo. É durante o processo reprodutivo que são transmitidas aos descendentes informações que irão determinar as suas características.

4 Respostas às questões da pág. 73
Ambos os progenitores. Os organismos transmitem aos descendentes os factores hereditários através da reprodução. Por dois. Um factor hereditário de cada par, de cada progenitor, é transmitido ao descendente. Foi Mendel Foi Thomas Morgan. As estruturas celulares são os cromossomas e localizam-se no núcleo. Cromossomas homólogos são os pares de cromossomas semelhantes, um proveniente do pai e outro proveniente da mãe. As diversas unidades são os factores hereditários.

5 hereditariedade “ O código genético fica connosco para toda a vida. Não há nada tão pessoal “. Craig Venter “ Precisamos de informação genética sobre cada indivíduo para fazer previsões, evitar efeitos colaterais ou conhecer o tipo de doenças a que cada um de nós é mais susceptível”. Só em 1910, Tomas H. Morgan começou a estabelecer a relação entre genes e cromossomas.

6 “Do Homem ao gene” Legenda: 1 - Homem. 2 - Célula. 3 - Cromossoma.
4 - Cadeia de DNA com proteínas. 5 - Cadeia de DNA, evidenciando as bases azotadas. 6 - Complementaridade de bases.

7 Na reprodução sexuada, os novos indivíduos herdam informações de cada um dos progenitores.
Estes transmitem aos descendentes os factores hereditários que determinam as características do novo ser. Cada característica é determinada por um par de factores hereditários. Na reprodução, um factor hereditário de cada par é transmitido ao descendente, que fica igualmente com um par de factores hereditários para cada característica.


Carregar ppt "Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google