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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
04/03/11 04/03/11 04/03/11 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Diretoria de Políticas para Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais / DPECIRER / SECADI Brasília-DF, 21 de novembro de 2013 1 1

2 Aperfeiçoamento (240 hs) Especialização (360 hs)
04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Educação do Campo – Formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades das suas populações, em conformidade com Decreto nº 7.352/2010. Aperfeiçoamento (240 hs) Especialização (360 hs) Escola da Terra – Formação continuada para de professores que atuam nas escolas do campo nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades e em escolas de comunidades quilombolas. 2 2 2

3 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola - Formação continuada em Educação para as Relações Étnico-Raciais, atendendo às disposições da Lei nº /03, da Resolução nº 01 e do Parecer nº 03 - Conselho Nacional de Educação, 2004 Especialização (420 hs) Aperfeiçoamento (210 hs) Educação Escolar Quilombola - Formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos ou atendam a alunos oriundos dessas comunidades, visando a valorização e a afirmação dos valores étnico-raciais na escola, proporcionando instrumentos teóricos e conceituais necessários para compreender e refletir criticamente sobre a educação nas comunidades Aperfeiçoamento (200 hs) 3 3

4 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Saberes Indígenas na Escola - Formação continuada de professores/as indígenas que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental que atenda às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas e à elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e as especificidades da educação escolar indígena. Aperfeiçoamento (200 hs) Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena - Formação continuada de técnicos/as dos Sistemas de Ensino para a gestão da Educação Escolar Indígena no âmbito dos Territórios Etnoeducacionais - Decreto nº 6.861/2009. Especialização (360 hs) 4 4

5 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Gestão Pedagógica para a Educação Escolar Indígena - Formação continuada para professores e gestores para a organização curricular das escolas indígenas, abordagem intercultural no Projeto Político Pedagógico, contextualizado e de autoria indígena, conforme Parecer nº 13 e Resolução nº 05, Conselho Nacional de Educação, 2012 (360 hs) Culturas e História dos Povos Indígenas - Formação continuada de professores/as das redes das escolas municipais e estaduais para qualificar a abordagem das temáticas nas propostas pedagógicas e curriculares para a implementação da Lei nº /2008 Especialização (360 hs) Aperfeiçoamento (240 hs) 5 5

6 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
04/03/11 04/03/11 04/03/11 COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena – Formação de professores e gestores para a promoção e reconhecimento dos direitos linguísticos dos Povos Indígenas, valorização de suas línguas no âmbito escolar, contribuindo a manutenção da diversidade linguística, ampliação do uso dessas línguas e fortalecimento da identidade étnica. Aperfeiçoamento (240 hs) 6 6

7 Coordenação Geral para as Relações Étnico-Raciais
04/03/11 04/03/11 04/03/11 Coordenação Geral para as Relações Étnico-Raciais Bárbara da Silva Rosa - (61) Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena - Aline Carla Ribeiro Cavalcante - (61) Coordenação Geral de Políticas para Educação do Campo - Orlando Fernandes Valadares - (61) 7 7 7


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