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Coordenadoria do Ensino Fundamental
SuperAção Projeto de intervenção pedagógica na organização por ciclos de formação humana Coordenadoria do Ensino Fundamental
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SuperAção Princípios: inclusão, permanência e na terminalidade do processo de escolarização com aprendizagem de qualidade para os educandos do ensino fundamental.
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Objetivos Garantir o acesso ao conhecimento historicamente elaborado,
construir um tempo escolar que favoreça o desenvolvimento e aprendizagem significativa dos educandos Compreender o educando ccomo sujeito sócio-histórico-cultural, pensante, produtor de idéias e capaz de resgatar sua auto-estima, a confiança em si e nas suas potencialidades
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Objetivos Criar estratégias pedagógicas que auxiliem na aprendizagem dos educandos. Criar situações de aprendizagem para que o educando supere os obstáculos que impediram sua progressão e avanço no ciclo.
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Amparo Legal LDB Nº 9.394/96, em seu artigo 24;
Resolução Nº 262/2002/CEE-MT; Resolução 150/99-CEE/MT. Projeto Político Pedagógico da Escola; Regimento Escolar Portaria 384/2009 Seduc
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Enturmação por aproximação de idades
Superação I Alfabetização e Letramento Capacidades de fazer uso do código da escrita e da leitura a partir das linguagens, das ciências natureza e matemática e das ciências sociais em seu contexto social. Capacidade de expressar por meio da oralidade, da leitura e da produção de textos.
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Aprofundamento do processo de Alfabetização e Letramento
Superação II Aprofundamento do processo de Alfabetização e Letramento Capacidades de pesquisar e de organizar as informações; Capacidades de entender e interpretar as diferentes formas de linguagens: textual, numérica, estatísticas, gráfica, sonora e visual.
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Superação III Apropriação de conhecimentos e de informações a partir das diferentes áreas de conhecimentos Capacidades de compreender e interpretar a sua realidade social e cultural numa escala temporal e espacial: local, regional e global, não perdendo de vista a dimensão ética e estética. Capacidade de decodificar o discurso, as imagens, a natureza e a sociedade mediada pela leitura de mundo. Capacidades de ver e compreender as imagens numa perspectiva estética, sem perder de vista que a formação dos sentidos.
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SuperAção Compromisso e responsabilidade: da escola Dos estudantes
Dos pais Assessoria Pedagógica Cefapro
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Orientação Pedagógica
Temas geradores Projetos de trabalho Projetos de Pesquisa
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Orientação Pedagógica
Valorização das aprendizagens já construídas e das experiências vivenciadas pelos estudantes Construção de saberes sistematizados Flexibilização do tempo e espaço escolar Planejamento a partir das necessidades de aprendizagem e idade dos estudantes
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Linguagem Prática de interpretação e expressão oral e escrita, corporal e artística em diferentes contextos Leitura e compreensão de diferentes tipos de texto Utilização da escrita com instrumento de conhecimento e de comunicação Coesão e coerência textual
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Ciências Naturais Ambiente e as interações considerando a diversidade e processos de adaptação Relação homem x meio e as transformações ambientais Corpo humano: um sistema integrado Saúde Recursos técnicos e tecnológicos: mediadores nas transformações sócio-culturais e econômicas
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Ciências Humanas e sociais
O espaço onde vivemos: realidade física, socio-cultural e econômica Conhecimento de diferentes culturas e organizações sociais Estudante como sujeito histórico: identidade e papel na sociedade, criticidade, disposição para transformações Diferentes crenças e o contexto político, social, cultural e econômico Respeito à vida
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Avanços durante o ano letivo – a re/enturmação vai acontecer em qualquer período do ano letivo. ao final do ano letivo – a re/enturmação vai acontecer no final do ano letivo estudantes
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Ata Relatório descritivo do desenvolvimento do estudante no ciclo.
Registro Ata Relatório descritivo do desenvolvimento do estudante no ciclo.
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