A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenadoria do Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenadoria do Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenadoria do Ensino Fundamental
SuperAção Projeto de intervenção pedagógica na organização por ciclos de formação humana Coordenadoria do Ensino Fundamental

2 SuperAção Princípios: inclusão, permanência e na terminalidade do processo de escolarização com aprendizagem de qualidade para os educandos do ensino fundamental.

3 Objetivos Garantir o acesso ao conhecimento historicamente elaborado,
construir um tempo escolar que favoreça o desenvolvimento e aprendizagem significativa dos educandos Compreender o educando ccomo sujeito sócio-histórico-cultural, pensante, produtor de idéias e capaz de resgatar sua auto-estima, a confiança em si e nas suas potencialidades

4 Objetivos Criar estratégias pedagógicas que auxiliem na aprendizagem dos educandos. Criar situações de aprendizagem para que o educando supere os obstáculos que impediram sua progressão e avanço no ciclo.

5 Amparo Legal LDB Nº 9.394/96, em seu artigo 24;
Resolução Nº 262/2002/CEE-MT; Resolução 150/99-CEE/MT. Projeto Político Pedagógico da Escola; Regimento Escolar Portaria 384/2009 Seduc

6 Enturmação por aproximação de idades
Superação I Alfabetização e Letramento Capacidades de fazer uso do código da escrita e da leitura a partir das linguagens, das ciências natureza e matemática e das ciências sociais em seu contexto social. Capacidade de expressar por meio da oralidade, da leitura e da produção de textos.

7 Aprofundamento do processo de Alfabetização e Letramento
Superação II Aprofundamento do processo de Alfabetização e Letramento Capacidades de pesquisar e de organizar as informações; Capacidades de entender e interpretar as diferentes formas de linguagens: textual, numérica, estatísticas, gráfica, sonora e visual.

8 Superação III    Apropriação de conhecimentos e de informações a partir das diferentes áreas de conhecimentos  Capacidades de compreender e interpretar a sua realidade social e cultural numa escala temporal e espacial: local, regional e global, não perdendo de vista a dimensão ética e estética. Capacidade de decodificar o discurso, as imagens, a natureza e a sociedade mediada pela leitura de mundo. Capacidades de ver e compreender as imagens numa perspectiva estética, sem perder de vista que a formação dos sentidos.

9 SuperAção Compromisso e responsabilidade: da escola Dos estudantes
Dos pais Assessoria Pedagógica Cefapro

10 Orientação Pedagógica
Temas geradores Projetos de trabalho Projetos de Pesquisa

11 Orientação Pedagógica
Valorização das aprendizagens já construídas e das experiências vivenciadas pelos estudantes Construção de saberes sistematizados Flexibilização do tempo e espaço escolar Planejamento a partir das necessidades de aprendizagem e idade dos estudantes

12 Linguagem Prática de interpretação e expressão oral e escrita, corporal e artística em diferentes contextos Leitura e compreensão de diferentes tipos de texto Utilização da escrita com instrumento de conhecimento e de comunicação Coesão e coerência textual

13 Ciências Naturais Ambiente e as interações considerando a diversidade e processos de adaptação Relação homem x meio e as transformações ambientais Corpo humano: um sistema integrado Saúde Recursos técnicos e tecnológicos: mediadores nas transformações sócio-culturais e econômicas

14 Ciências Humanas e sociais
O espaço onde vivemos: realidade física, socio-cultural e econômica Conhecimento de diferentes culturas e organizações sociais Estudante como sujeito histórico: identidade e papel na sociedade, criticidade, disposição para transformações Diferentes crenças e o contexto político, social, cultural e econômico Respeito à vida

15 Avanços durante o ano letivo – a re/enturmação vai acontecer em qualquer período do ano letivo. ao final do ano letivo – a re/enturmação vai acontecer no final do ano letivo estudantes

16 Ata Relatório descritivo do desenvolvimento do estudante no ciclo.
Registro Ata Relatório descritivo do desenvolvimento do estudante no ciclo.


Carregar ppt "Coordenadoria do Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google