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RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI

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Apresentação em tema: "RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI"— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Itália: berço do Renascimento

2 Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI.

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4 FLORESÇA: capital das artes
Cidade do renascimento. Depois da "longa noite de trevas" que foi a idade média, a humanidade renasceu para a cultura. Esse renascimento começou em Florença, quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram entre os séculos XIII e XV uma quantidade infinita de obras de arte.

5 MECENATO... Lourenço de Médici
Mecenas: burguesia,princípes e até Papas financiaravam e protegiam as artes e os artistas Entre as famílias mais ricas de Florença contavam-se os Médicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornar-se mecenas generosos. Lourenço de Médici

6 Os seus fundamentos são:
antropocentrismo, racionalismo individualismo em oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. A ciência ocupou o seu lugar. Esta nova concepção se expressou nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras

7 Humanismo: volta aos valores da Antiguidade Clássica
O Nascimento de Vênus

8 Descobrir o Mundo...Descobrir o Homem
“O homem é a medida de todas as coisas”:Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento católico medieval.

9 O ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhece.

10 MIGUEL ANGELO O grandioso esquema compositivo para o teto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Gênesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final ( ).

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12 FASES DO RENASCIMENTO: TRECENTO
(em referência ao século XIV) manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes. Nascimento de Jesus -Giotto

13 Quatrocentos Auto-retrato de Leonardo da Vinci
(século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. Neste período atuam Botticelli Leonardo da Vinci Rafael Michelangelo (que já prenuncia certos ideais anti-clássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento, considerados os três últimos o "trio sagrado" da Renascença. Auto-retrato de Leonardo da Vinci

14 CINQÜECENTO: O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações Maneiristas e a Contra Reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica. Estilo Barroco

15 CINQÜECENTO: Biblioteca do Vaticano
Na literatura atuaram Ludovico Ariosto Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel, já na pintura eram Rafael e Michelangelo. O Renascimento marcou o declínio das bibliotecas de tipo monástico: as primeiras coleções particulares dos humanistas podem ser consideradas como o ponto de partida das bibliotecas modernas Biblioteca do Vaticano

16 Michelangelo: Capela Sistina particular do Juízo Final

17 Nicolau Maquiavel "O homem prudente deve seguir
sempre as vias traçadas pelos grandes personagens…".

18 ARQUITETURA Avanços arquitetônicos possibilitaram o desenvolvimento do estilo gótico.

19 Cúpula da Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália.

20 Leonardo da Vinci Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio, por ser também anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto e escultor.

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22 Revela tridimensionalidade, presença, individualidade e profundidade psicológica não encontradas em obras anteriores. O casamento de Arnolfini, pintado em óleo sobre madeira por Jan van Eyck em 1434

23 A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio é uma obra exemplar da relação do Renascimento com o Humanismo e o Classicismo

24 Cúpula da Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália.

25 Cidadão do mundo, em constante desejo de enriquecimento pessoal, científico, literário e humano, o humanista encontra nas cartas um meio privilegiado de saciar a sua sempre viva sede de conhecimento.

26 O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, contra as crenças da Igreja Católica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo. Negou-se a retratar-se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua.

27 Heliocentrismo Geocentrismo


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