A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro"— Transcrição da apresentação:

1 EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Elísia de Cássia Juliana Carneiro Janaina Venâncio Kênia de Araújo Prof: Zeila Miranda 4º período G1

2 Caracteriscticas da Ead na contemporaneidade
Conceituação Expansão Caracteriscticas da Ead na contemporaneidade

3 Conceituação da EaD A EaD cumpre um papel relevante como modalidade de educação do futuro nos países desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento. Ela democratiza o acesso ao ensino superior quebrando as barreiras geogràficas. É entendida como se fosse um processo educativo que envolve diferentes meios de comunicação (material impresso, telefone, televisão, rádio, CD ROM, internet). É capaz de ultrapassar limites de tempo e espaço e tornar acessível a interação com as fontes de informação e sistema educacional, promovendo a autonomia da aprendiz com um estudo flexível e independente.

4 Conceituação da EaD A EaD é um compromisso nacional. No Brasil é uma realidade em fase de estudo, discussão, pesquisa. O eixo da EaD é a construção do saber á distância processo em que o professor desafia orienta e acompanha o percurso e o resultadodos estudos, investigações e elaborações desenvolvidas pelo aprendiz seja individual ou coletivamente. O potencial da EaD esta relacionado a maneira como os formadores e formandos vão apropriar-se dos instrumentos eletrônicos para desenvolver propostas pedagógicas inovadoras que superem a reprodução e levem a produção do conhecimento garantindo a qualidade para todos. Voltar

5 Expansão da EaD A EaD existe a pelo menos 150 anos no mundo, mas teve crescimento e desenvolvimento nas três últimas décadas A EaD teve um grande impulso em 1990 com o surgimento das megauniversidades. Tornou-se mais significativa a partir da década de setenta, com a oferta de programas de teleducação. Em brasileiros estudaram a distância em cursos credenciados. As instituições que ministraram a EaD cresceram de 166 em 2004 para 217 em 2005.

6 Expansão da EaD O número de alunos nestas instituições passou de em 2004, para em 2005. As regiões que mais cresceram foram a sul e centro oeste. A prova escrita é utilizada em 64,3% das instituições de ensino. O é usado em 86.73% como apoio a EaD, em seguida do telefone 82.7%, professor on line 78.6% e professor presencial 70.4%. A mídia mais usada para as aulas é a imprensa 84.7% seguida do e-larning 61.2% e o CD rom 42.9%. Voltar

7 Características da EaD na contemporaneidade
A prática em EaD iniciou-se nos séc. XVIII e XIX, com o primeiro curso regular de taquigrafia por correspondência e com a ampliação utilizando uma estrutura semi-presencial nos cursos técnicos e superiores regulares; Por volta de 1940, os cursos por correspondência apareceram no Brasil com o Instituto Rádio- Monitor e o Instituto Universal Brasileiro; Podemos falar da utilidade de uma EaD antes e depois da internet, devido às novas tecnologias nessas áreas que antes utilizava-se de um para muitos com o rádio e de um para um por correspondência. Com a internet, temos essas possibilidades e a de muitos para muitos que modifica seu status e a maneira de como a sociedade olha essa modalidade de ensino;

8 Características da EaD na contemporaneidade
Era considerada um estepe de ensino, pois era utilizado por pessoas que não tinham a oportunidade de um ensino presencial; Com a chegada da internet os congressos e encontros de Educação a Distancia se interessam em saber das novas tecnologias aplicadas na EaD, pois tem-se a percepção de que muitas coisas podem ser realizadas utilizando suas ferramentas; As instituições de ensino estão procurando se informar e acompanhar esta revolução devido ao rápido envelhecimento das informações contidas nos materiais didáticos escritos e por ficar cada vez mais caro e trabalhoso fazer educação a distância baseada no desenvolvimento do material impresso ou em vídeo;

9 Características da EaD na contemporaneidade
EaD via internet começa a ser vista como alternativa para reduzir custos e atualização dos conteúdos; Ajuda a superar a maior dificuldade da EaD convencional que é a manutenção da motivação do estudante que tem dificuldade em manter o aprendizado sem o apoio de um grupo de pessoas; Na tele educação, essa dificuldade vem sendo enfrentada através da organização de grupos locais de alunos reunidos em teles salas e no ensino por correspondência, através do trabalho de auxiliares que procuram os alunos que estão em falta com as tarefas;

10 Características da EaD na contemporaneidade
A EaD on-line exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico que, ainda há muito o que se criar, experimentar e corrigir. Esse modelo deve-se atentar para os seguintes aspectos: Exigência de profissionais capazes de trabalhar e interagir em grupo; Aprender trabalhando, contribuindo par o aprendizado do grupo do qual se faz parte; Aprender a aprender colaborativamente; A maior dificuldade está no desenvolvimento de programas de educação on-line para capacitar e especializar os professores e alunos;

11 Características da EaD na contemporaneidade
A Educação on-line de qualidade requer muitas horas/aulas de educadores on-line capazes, especializados em animação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa; Deve-se ter uma pedagogia nova, online e aberta para se aplicar a educação a distância via internet oportunizando uma nova sociedade, economia e cultura. Voltar


Carregar ppt "EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google