A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Passe Espírita “Sem dúvida e todos os dias tendes a prova disso. O magnetismo, em tais casos, constitui, muitas vezes, poderoso meio de ação, porque.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Passe Espírita “Sem dúvida e todos os dias tendes a prova disso. O magnetismo, em tais casos, constitui, muitas vezes, poderoso meio de ação, porque."— Transcrição da apresentação:

1 O Passe Espírita “Sem dúvida e todos os dias tendes a prova disso. O magnetismo, em tais casos, constitui, muitas vezes, poderoso meio de ação, porque restitui ao corpo o fluido vital que lhe falta para manter o funcionamento dos órgãos.” LE – Q.424 Atanásio Rocha – 07/09/2014

2 O Passe Espírita Sobre o assunto, Kardec tratou sobre o aspecto geral de CURAS e nos demonstra que "este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o uso de qualquer medicação". (L. M. Cap. XIV – 2ª Parte). Kardec questionava, pois entendia que o fenômeno não passava de magnetismo, mas sua perspicácia de cientista demonstrava que alguma coisa a mais existia. Expôs que geralmente todos os magnetizadores são aptos a curar. Examinando mais profundamente o assunto, nos demonstra que diferente do magnetizador é o médium curador, uma vez que esta faculdade é espontânea, e que alguns a possuem sem terem tido, jamais, conhecimento do magnetismo. É assim que nos assinala que neste caso existe a intervenção de uma potência oculta, que é o que realmente constitui e caracteriza a mediunidade.

3 1ª) Podem considerar-se as pessoas dotadas de força magnética como formando uma variedade de médiuns? LM Cap. XIV – Q.176 Não há que duvidar.

4 2ª) Entretanto, o médium é um intermediário entre os Espíritos e o homem; ora, o magnetizador, haurindo em si mesmo a força de que se utiliza, não parece que seja intermediário de nenhuma potência estranha. LM Cap. XIV – Q.176 É um erro; a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxílio... ele aumenta a tua força e a tua vontade, dirige o teu fluido e lhe dá as qualidades necessárias.

5 Daí conclui-se que... Os Espíritos: Aumentam nossos fluidos
Dirigem nossos fluidos Qualificam nossos fluidos

6 6ª) Nesse caso, há também ação magnética, ou apenas influência dos Espíritos?
LM Cap. XIV – Q.176 Uma e outra coisa. Essas pessoas são verdadeiros médiuns, pois que atuam sob a influência dos Espíritos; isso, porém, não quer dizer que sejam quais médiuns curadores, conforme o entendes..

7 Rev. Espírita - Ano VIII - Setembro 1865 - Volume 9 - Pag. 258.
Segundo Kardec, a ação fluídica se transmite de perispírito a perispírito, e deste ao corpo material. Rev. Espírita - Ano VIII - Setembro Volume 9 - Pag. 258.

8 Emmanuel - O Consolador - questão 99
O passe, é a transferência de fluidos de perispírito para perispírito. A Gênese - Cap. XIV - Item 31 É uma transfusão de energias psíquicas... É uma transfusão de energias regeneradoras Emmanuel - O Consolador - questão 99 Não é unicamente transfusão de energias anímicas. É o equilibrante ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos André Luiz - Opinião Espírita - cap. 55 O passe é transfusão de energias fÍsio-psíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício. Emmanuel - Segue-me - cap. O PASSE

9 O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap 7
A influência da Fé nos processos de cura O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap 7 Daí decorre que, aquele que, a um grande poder fluídico normal, junta a FÉ, pode só pela força de sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenômenos de cura e outros mais, tidos antigamente por prodígios, milagres, mas que não passam de efeitos de uma lei natural, tal o motivo que levou a Jesus dizer a seus apóstolos: "Se não curastes, foi porque não tendes fé”.

10 Merecimento O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap 5
Por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misérias (doenças incuráveis ou de nascença, mortes prematuras, reveses da fortuna, pobreza extrema, etc.) são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente a esta.

11 Vontade André Luiz, Mecanismos da Mediunidade, cap 4 - Indução mental
Compreendemos que a matéria mental é o instrumento sutil da vontade, atuando nas formações da matéria física, gerando as motivações de prazer ou desgosto, alegria ou dor, otimismo ou desespero, que não se reduzem efetivamente a abstrações, por representarem turbilhões de força em que a alma cria os seus próprios estados de mentação indutiva, atraindo para si mesmo os agentes de luz ou de sombra, vitória ou derrota, infortúnio ou felicidade.

12 O Passista O Livro dos Médiuns, cap. 14
A mediunidade curativa consiste no dom que certas pessoas têm de curar pelo simples toque, pelo olhar ou por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação, sendo o médium um intermediário entre os espíritos e o homem.

13 Vontade Os encarnados de um modo geral, poderiam colaborar em semelhantes atividades de auxílio magnético? (André Luiz, Missionários da Luz, cap. 19) Todos, com maior ou menor intensidade, poderão prestar concurso fraterno, nesse sentido - e, porquanto, revelada a disposição fiel de cooperar a serviço do próximo, por esse ou aquele trabalhador, as autoridades de nosso meio designam entidades sábias e benevolentes que orientam indiretamente a neófito, utilizando-lhe a boa vontade e enriquecendo-lhe o próprio valor.

14 Vontade Todavia nas atividades de assistência espiritual, o passe é das tarefas mais delicadas, exigindo muito critério, responsabilidade e boa vontade. Os médiuns precisam revelar algumas qualidades de ordem superior entre as quais destacamos, como ideal a ser perseguido, as seguintes: (André Luiz, em Missionários da Luz, cap 19). Ter grande domínio sobre si mesmo Espontâneo equilíbrio dos sentimentos Acendrado amor aos semelhantes Alta compreensão da vida Profunda confiança no Poder Divino.

15 Condições Morais Livro dos Médiuns, cap 20
Se o médium, do ponto de vista da execução, não passa de um instrumento, exerce, todavia, influência muito grande, sob o aspecto moral. A alma exerce sobre o espírito livre um espécie de atração, ou repulsão, conforme o grau da semelhança existente entre eles. As qualidades, que de preferência, atraem os bons espíritos são: a bondade, a benevolência, a simplicidade de coração, o amor do próximo, o desprendimento das coisas materiais. Os defeitos que os afastam são: o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem à matéria. Além disso, a porta que os espíritos imperfeitos exploram com mais habilidade é o orgulho, porque é a que a criatura menos confessa a si mesma. O orgulho tem perdido muitos médiuns dotados das mais belas faculdades.

16 Condições Morais Orientador espiritual de André Luiz, Alexandre (Missionários da Luz, cap 19). "O missionário do auxílio magnético, na Crosta terrestre ou aqui em nossa esfera, necessita ter grande domínio sobre si mesmo, espontâneo equilíbrio de sentimentos, acendrado amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa e profunda confiança no Poder Divino".


Carregar ppt "O Passe Espírita “Sem dúvida e todos os dias tendes a prova disso. O magnetismo, em tais casos, constitui, muitas vezes, poderoso meio de ação, porque."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google