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Encontro dos Usuários do EMME/2 do Brasil Novembro / 2004.

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Apresentação em tema: "Encontro dos Usuários do EMME/2 do Brasil Novembro / 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro dos Usuários do EMME/2 do Brasil Novembro / 2004

2 CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO OPÇÕES ADICIONAIS DE CARREGAMENTO NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE

3 CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO Permite: analisar em detalhe como ocorre a distribuição das estratégias de uma única viagem O-D verificar se as penalidades pré-estabelecidas estão sendo calculadas corretamente no modelo observar o custo generalizado da viagem Módulos 5.34 e 5.35 do EMME/2

4 CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO Attributes: inveh wait board iboard nbotr auxtr access egress nboaux m onibus mun i onibus int p a pe t trem access/egress Total: Impedance: First waiting time: 1.76 CPU time: strategy: 0.07 ( 0.07) total: 0.07 ( 0.07) Summary: vol: Min: Max: Avg: Sum: imped: Min: Max: Avg: Sum: inveh: Min: Max: Avg: Sum: wait: Min: 6.18 Max: 6.18 Avg: 6.18 Sum: 6.18 board: Min: 1.87 Max: 1.87 Avg: 1.87 Sum: 1.87 iboard: Min: 1.64 Max: 1.64 Avg: 1.64 Sum: 1.64 nbotr: Min: 2.00 Max: 2.00 Avg: 2.00 Sum: 2.00 auxtr: Min: Max: Avg: Sum: access: Min: 6.00 Max: 6.00 Avg: 6.00 Sum: 6.00 egress: Min: 6.00 Max: 6.00 Avg: 6.00 Sum: 6.00 nboaux: Min: 5.00 Max: 5.00 Avg: 5.00 Sum: 5.00 iwait: Min: 1.76 Max: 1.76 Avg: 1.76 Sum: 1.76 No.of trips processed: 1 No.of errors: 0 Total CPU time: 0.07

5 CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO Trip data: a acnod=15007 egnod=1411 Trip 1: Coordinates (From,to): Strategy: At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time origin > p i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv

6 CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO Trip data: a acnod=15007 egnod=1411 Trip 1: Coordinates (From,to): Strategy: At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time origin > p i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv

7 CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO Strategy: At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time origin > p i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi >

8 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time origin > p i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

9 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p

10 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

11 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

12 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time i t723pv i t723pi i a7203i i a7202i i a7201i i a6003v > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

13 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

14 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

15 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

16 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

17 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time i t722pi > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

18 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

19 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

20 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

21 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time i t193pv i t151pv i t012pi > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

22 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

23 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > p > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

24 At To Mode Line Volume Impedance Waiting Boarding Headway Time > destination CARREGAMENTO INDIVIDUALIZADO DE VIAGENS DE TRANSPORTE COLETIVO

25 OPÇÕES ADICIONAIS DE CARREGAMENTO Permite analisar a distribuição de viagens de diversas formas: análise de embarques ou desembarques seleção de linha ou de via marcação de tempos, distâncias ou tarifas avaliar a distribuição de viagens segundo grupos de linhas Módulo 5.11 do EMME/2

26 OPÇÕES ADICIONAIS DE CARREGAMENTO

27 1 = MUNICIPAL 10 = METRÔ 100 = DER = 12

28 OPÇÕES ADICIONAIS DE CARREGAMENTO

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38 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE O OPERADOR.psum. O novo operador algébrico.psum. é definido como: a.psum. b = max(a+b,0) O operador.psum. é um operador de soma positiva (positive sum) que leva o resultado a zero (0) se a soma dos dois argumentos a e b for negativa O principal propósito do operador.psum. é para as situações no EMME/2 onde o usuário só pode especificar um único operador, como nos casos: opções adicionais de carregamento de auto opções adicionais de carregamento de transporte coletivo conversões

39 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE O operador.psum. é não comutativo em uma seqüência em série de operações Por exemplo: a.psum. b = max(a+b,0) 2.psum. 3.psum. -9.psum. 1.psum. 9 = 10 ( ) entretanto, na ordem inversa: 9.psum. 1.psum. -9.psum. 2.psum. 3 = 6 ( ) Este comportamento assimétrico pode ser usado para resolver problemas que objetivem a retenção de informação da última ocorrência de algo em uma cadeia de operações Em particular, um grande valor negativo em algum lugar na cadeia de operações pode ser usado para levar o resultado acumulado até então para zero

40 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE APLICAÇÕES DO OPERADOR.psum. Carregamento de transporte coletivo com opções adicionais O operador.psum. pode ser usado para calcular o tempo de transporte coletivo entre a origem e o primeiro nó de embarque (tempo de acesso), para um subgrupo específico de modos. O resultado é único visto que em qualquer estratégia, os viajantes seguem um percurso até o primeiro nó de embarque. Para uma viagem a pé, o tempo de acesso é igual ao tempo total de viagem. Note que no carregamento de auto e de transporte coletivo o EMME/2 calcula o atributo adicional de trajeto na direção reversa, isto é, do destino à origem.

41 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE 1 = MUNICIPAL -999 = METRÔ -999 = DER ODxqxx x p x x xqxx x p x x psum. 1 = 11.psum = 0 a.psum. b = max(a+b,0)

42 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE O OPERADOR.addle. O novo operador algébrico.addle. é definido como: a.addle. b = a + (a <= 0) * b Assim como para o operador.psum., o principal propósito do operador.addle. é para as situações onde o usuário está restrito a especificar um único operador O operador.addle. retém o primeiro valor positivo diferente de zero encontrado ao longo de uma cadeia de operações Por exemplo: -999.addle. 4.addle. 2.addle. 999.addle. 5 = 6 ( ) Este operador pode então ser usado para guardar o resultado do evento que ocorre antes do ponto onde o primeiro valor positivo diferente de zero é encontrado

43 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE APLICAÇÕES DO OPERADOR.addle. Carregamento de transporte coletivo com opções adicionais O operador.addle. pode ser usado para calcular o tempo de transporte coletivo entre o nó final de desembarque e o destino (tempo de egresso), para um subgrupo específico de modos Se a estratégia contém diversas linhas atrativas, pode haver mais de um nó final de desembarque. Neste caso, o tempo de egresso computado será a média para todos os nós de desembarque incluídas na estratégia Note que no carregamento de auto e de transporte coletivo o EMME/2 computa o atributo adicional de trajeto na direção reversa, isto é, do destino à origem

44 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE 1 = MUNICIPAL -999 = METRÔ -999 = DER ODxqxx x p x x ODxqxx x p x x addle. 1 = addle = 1 a.addle. b = a + (a <= 0) * b

45 NOVOS OPERADORES: PSUM E ADDLE

46 ENGENHARIA DE TRÁFEGO E DE TRANSPORTES LTDA. / Produção:


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