A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho 6 ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL Eliane Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho 6 ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL Eliane Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho 6 ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL Eliane Ferreira

2 ICP-BRASIL, entendo um pouco mais... Infraestrutura de chaves Públicas Brasileira O governo adotou desde 2001 uma política com critérios e normas disponibilizando infraestrutura e procedimentos para suportar um sistema com base em certificados digitais. A emissão de certificados no meio digital brasileiro teve o suporte de Autoridades Certificadores (AC), Autoridades de Registro (AR) e demais prestadores de serviços dentro da cadeia de certificação.

3 Possibilitou a emissão de documentos digitais oficiais da Receita Federal, documentos digitais do Poder Judiciário, além da Identidade Digital. As Autoridades Certificadoras estão totalmente aptas a emitir, suspender, renovar ou revogar os certificados dentro das regulamentações e fiscalizações habilitadas do governo. Hoje temos a empresa Certisign sendo uma autorizada credenciada e confiável a emitir Certificados Digitais.

4 CERTIFICADO DIGITAL Podemos entender que o certificado digital é como uma carteira de identidade virtual e segura. Nada mais é que um documento eletrônico que garantem e assegurem a integridade das informações e transações necessárias acessadas pela Internet. Garantia nas Transações Eletrônicas com: Tecnologia Sigilo Agilidade Validade Jurídica

5 BENEFÍCIOS Recurso Tecnológico Desburocratização Aumento de produtividade das empresas Avanço efetivos para as transações econômicas privadas ou com o governo Economia de papel

6 Será que utilizamos o Certificado Digital ? Caixa Econômica Federal Desde 1999 utiliza os certificados Digitais na comunicação segura de transferência de informações referentes ao FGTS e a Previdência Social. Serasa Utiliza como inserção dos diversos agentes econômicos e cidadãos brasileiros em uma sociedade digital. Receita Federal Disponibiliza o Maximo de acesso facilitando a vida dos contribuintes para cumprimento das obrigações tributarias e atendimento interativo via internet.

7 ASSINATURA DIGITAL É uma tecnologia que garante a integridade e autenticidade dos documentos eletrônicos, disponibilizados na web. Sua garantia esta na comprovação, onde a assinatura digital utiliza-se o certificado digital validando o documento. A assinatura é utilizada de um resumo criptográfico (hash) desse arquivo, onde essa aplicação garante a integridade do documento.

8 Quando o signatário aplica a função hash gera uma espécie de “impressão digital” onde há a verificação do original + assinatura digital e o certificado digital do signatário é agregado e aprovado, como se “autenticasse a assinatura”. Essa operação é realizada automaticamente e de forma transparente. Para o documento digital comprovado oficialmente autentico, temos: Original Assinatura Digital (Hash criptografado) O certificado do signatário.

9 PROJETO DDA Débito Direto Autorizado É uma inovação implementada com o objetivo de contribuir a maior produtividade e eficiência das transações via sistemas. É a compensação das cobranças / boletos de forma eletrônica, sem a necessidade do documento físico, tais benefícios tantos para pessoas físicas como jurídicas.

10 BENEFICIOS Redução de papel – não há a emissão do bloqueto físico, já que a transação é eletrônica Menos filas nas agências – maior utilização de meios eletrônicos Maior segurança na entrega da cobrança Modernização do Sistema de Pagamento Brasileiro Agilidade – permite a redução do prazo para emissão da cobrança Conveniência – possibilita que os compromissos sejam autorizados de forma prática Eficiência para o mercado – simplificação do processo de recebimentos e pagamentos das empresas Integração – fácil integração às soluções de mercado por adotar o padrão FEBRABAN Solução inovadora Segurança para o consumidor – não há necessidade de sacar dinheiro e ir a uma agência bancária para efetuar o pagamento de contas atrasadas http://www.febraban.org.br/projetodda/dda_beneficios.asp

11 Grande revolução do “Mundo de Papel” para o “Mundo Digital”

12 Bibliografia http://www.promon.com.br/portugues/noticias/download/Seguranca_4Web.pdf http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/WebHome http://icp-brasil.certisign.com.br/ http://www.certisign.com.br/certificacao-digital/infra-estrutura-de-chave-publica/icp-brasil http://www.certisign.com.br/certificacao-digital/por-dentro-da-certificacao-digital/o-que-e- certificacao-digital http://www.certisign.com.br/certificacao-digital/por-dentro-da-certificacao-digital/o-que-e- certificacao-digital http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp http://www.jf.jus.br/cjf/tecnologia-da-informacao/identidade-digital/o-que-e-assinatura- digital http://www.jf.jus.br/cjf/tecnologia-da-informacao/identidade-digital/o-que-e-assinatura- digital http://www.jf.jus.br/cjf/tecnologia-da-informacao/identidade-digital/o-que-e-assinatura- digital http://www.jf.jus.br/cjf/tecnologia-da-informacao/identidade-digital/o-que-e-assinatura- digital http://www.febraban.org.br/Febraban.asp?id_pagina=208 http://www.febraban.org.br/projetodda/dda_beneficios.asp


Carregar ppt "Trabalho 6 ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL Eliane Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google