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HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.

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1 HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar o sentido das relações sociais. Desvendar o sentido das relações sociais.

2 HERMENÊUTICA Origem grega: hermeneuein. Origem grega: hermeneuein. Filosofia da interpretação. Filosofia da interpretação. Muito associado ao deus grego Hermes (mensageiro, que trazia notícias dos demais deuses, aquelas não compreendidas pela mente humana, mas interpretadas por ele). Muito associado ao deus grego Hermes (mensageiro, que trazia notícias dos demais deuses, aquelas não compreendidas pela mente humana, mas interpretadas por ele).

3 TRADIÇÃO HERMENÊUTICA Três movimentos Ciência da interpre- tação de textos, independente de concepção filo- sófica. Hermenêutica filo- sófica como pressu- posto da existên- cia humana. Adoção como modo de pensar em di- versos campos. Busca o sentido mais profundo.

4 HISTÓRICO HERMENÊUTICO Grécia antiga: transmissão de mensagem, com caráter lingüístico, como técnica de anunciar, esclarecer ou traduzir. Grécia antiga: transmissão de mensagem, com caráter lingüístico, como técnica de anunciar, esclarecer ou traduzir. Roma antiga: interpretatio, utilizado dentro do campo do direito. Os prudentes utilizavam para entender o significado axiológico da lei no momento de sua aplicação. Roma antiga: interpretatio, utilizado dentro do campo do direito. Os prudentes utilizavam para entender o significado axiológico da lei no momento de sua aplicação.

5 HISTÓRICO HERMENÊUTICO Interpretação de textos religiosos – Bíblia, no campo espiritual e com os ideais da Igreja, passando pelo protestantismo (compreendida em si mesma), até a teologia moderna, com interpretação mais racional. Interpretação de textos religiosos – Bíblia, no campo espiritual e com os ideais da Igreja, passando pelo protestantismo (compreendida em si mesma), até a teologia moderna, com interpretação mais racional. Hermenêutica contemporânea: Friedrich Schleiermacher (1768-1834). Avanço no campo da filosofia. Esclarecer a priori as condições da compreensão. Reconstruir o pensamento de outrem. Até então, a hermenêutica só era usada quando houvesse dificuldade de compreensão de um texto. Hermenêutica contemporânea: Friedrich Schleiermacher (1768-1834). Avanço no campo da filosofia. Esclarecer a priori as condições da compreensão. Reconstruir o pensamento de outrem. Até então, a hermenêutica só era usada quando houvesse dificuldade de compreensão de um texto.

6 GRANDES HERMENEUTAS Wilhelm Dilthey (1833-1911): distinção entre as ciências naturais das humanas. Naquela, a explicação, nesta, a compreensão. Com este pensador, a hermenêutica ganha força humanística, libertando o cientificismo de herança positivista. Sua fórmula hermenêutica: vivência, expressão e compreensão. Wilhelm Dilthey (1833-1911): distinção entre as ciências naturais das humanas. Naquela, a explicação, nesta, a compreensão. Com este pensador, a hermenêutica ganha força humanística, libertando o cientificismo de herança positivista. Sua fórmula hermenêutica: vivência, expressão e compreensão.

7 GRANDES HERMENEUTAS Martin Heidegger (1889-1976): estendeu a hermenêutica para todas as ciências, inclusive da natureza. O ser é essencial. A compreensão consiste no movimento básico da existência. Compreender não é um comportamento do pensamento do ser humano, mas sim movimento básico da existência humana. Martin Heidegger (1889-1976): estendeu a hermenêutica para todas as ciências, inclusive da natureza. O ser é essencial. A compreensão consiste no movimento básico da existência. Compreender não é um comportamento do pensamento do ser humano, mas sim movimento básico da existência humana.

8 GRANDES HERMENEUTAS Hans-Georg Gadamer (1900-2002): a compreensão existe a partir dos nossos pré-conceitos, que são mais que meros juízos individuais, sendo a realidade histórica do nosso ser. A interpretação dos textos consiste num diálogo. Ele usa a expressão “fusão dos horizontes”, ou seja, o nosso horizonte com o respectivo texto. Hans-Georg Gadamer (1900-2002): a compreensão existe a partir dos nossos pré-conceitos, que são mais que meros juízos individuais, sendo a realidade histórica do nosso ser. A interpretação dos textos consiste num diálogo. Ele usa a expressão “fusão dos horizontes”, ou seja, o nosso horizonte com o respectivo texto.

9 GRANDES HERMENEUTAS Paul Ricoeur (1913-2005): hermenêutica é a teoria das operações da compreensão em sua relação com a interpretação dos textos. Na história da ciência, há necessidade de ligação entre linguagem (meio) e discurso (conteúdo). Precisamos conhecer a nós mesmos. Paul Ricoeur (1913-2005): hermenêutica é a teoria das operações da compreensão em sua relação com a interpretação dos textos. Na história da ciência, há necessidade de ligação entre linguagem (meio) e discurso (conteúdo). Precisamos conhecer a nós mesmos.

10 GRANDES HERMENEUTAS Karl-Otto Apel (1922): propõe uma nova instância de fundamental hermenêutico, onde esta ciência tem de ser normativa e metodológica, não sendo possível chegar ao extremo de reduzir a verdade à vontade daquele que quer compreender, isto é, considerar viáveis quaisquer interpretações. Quer resgatar uma reflexão mais sistemática. Karl-Otto Apel (1922): propõe uma nova instância de fundamental hermenêutico, onde esta ciência tem de ser normativa e metodológica, não sendo possível chegar ao extremo de reduzir a verdade à vontade daquele que quer compreender, isto é, considerar viáveis quaisquer interpretações. Quer resgatar uma reflexão mais sistemática.

11 GRANDES HERMENEUTAS Jurgen Habermas (1929): relocalização da razão humana, situando-se num contexto histórico, sendo possível projetar uma situação ideal de existência e consenso. Teoria da comunicação: a ação comunicativa entre os interlocutores sociais é analisada segundo suas relações. Jurgen Habermas (1929): relocalização da razão humana, situando-se num contexto histórico, sendo possível projetar uma situação ideal de existência e consenso. Teoria da comunicação: a ação comunicativa entre os interlocutores sociais é analisada segundo suas relações.

12 SENTIDOS TRADICIONAIS Dicção, declamação ou proclamação: “algo sagrado” no momento de se proferir uma palavra ou leitura de um texto. Dicção, declamação ou proclamação: “algo sagrado” no momento de se proferir uma palavra ou leitura de um texto. Explicação: primeiro enunciado, sendo um juízo prévio, uma pré-compreensão. Explicação: primeiro enunciado, sendo um juízo prévio, uma pré-compreensão. Tradução: o sentido da contextualização da mensagem transmitida, por meio de idiomas distintos entre si. O modo de pensar no mundo. Tradução: o sentido da contextualização da mensagem transmitida, por meio de idiomas distintos entre si. O modo de pensar no mundo.


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